TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização de sistemas e metodos - unicarioca

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GABARITO

TRABALHO ACADÊMICO

OSM


PROVA

Questão 1: Apresentar graficamente o processo acima, através do fluxograma horizontal:

No fluxograma a seguir é apresentado cada etapa do procedimento para entender como foi feito o pregão eletrônico da empresa.  

[pic 2]

Questão 2: A partir do que foi apresentado, quais etapas seriam essenciais no mapeamento das funções do garçom até que o pedido chegue à cozinha? Responda com base nos princípios de fluxograma.

O fluxograma é uma ferramenta essencial nas empresas, que ajuda a facilidade de identificação das etapas dos processos produtivos, como início, fim, decisão, fluxo, e são eles que nos ajudam a entender quando cada pequena etapa acontece. Todo o processo de uma indústria corresponde a um conjunto de atividades ordenadas, onde o objetivo é gerar um serviço que agregue valor para o cliente, gerando um recurso de gestão, que são necessários para identificar e otimizar os processos e assim evitar os erros. No caso apresentado o restaurante teve uma organização ruim do pedido dos clientes, gerando assim toda uma insatisfação, pois ocorreu uma falta de fluxograma na empresa gerando uma falha com diversos clientes.

As etapas essenciais para o pedido do cliente chegar à cozinha com total clareza seria: Cliente chega ao restaurante; Garçom vai até o cliente; Duas comandas são geradas com um número de identificação da mesa; A comanda do cliente/ Comanda da cozinha; Garçom vai a cozinha com o pedido anotado na comanda com o número da mesa/Cliente fica com uma copia do que foi pedido; Ao terminar a refeição garçom vai até a mesa com a comanda da cozinha e verifica o valor total do consumo do cliente; logo após cliente vai com a cópia da sua comanda ao caixa pagar; Caixa verifica o valor com a comanda do cliente e efetua o pagamento e por fim cliente sai satisfeito. Com uma simples atitude de gerar uma cópia da comanda, e seguindo os procedimentos do fluxograma, a empresa vai melhorar o seu relacionamento com os clientes, evitando assim reclamações.

3. Apresente alguns princípios de arranjo físico para que o restaurante tenha seu processo eficiente. (Vale 2 pontos).

A empresa a ser estudada atua no setor alimentício, e possui alguns problemas em seu cotidiano durante o período de funcionamento. Para que o restaurante tenha seus processos eficientes deve ser estabelecer um bom arranjo físico, e para que isso seja possível é necessário partir dos seus princípios que são: integração, segurança inerente, mínima distância, extensão do fluxo, clareza de fluxo, conforto da mão-de-obra, coordenação gerencial, acesso, espaço e flexibilidade de longo prazo.

Um arranjo físico bem planejado pode gerar grandes benefícios para a restaurante, tendo em vista que proporcionará que ocorra uma diminuição dos fluxos de pessoas e materiais e uma redução no tempo de ciclo das atividades. Dessa forma estes tipos de mudança tendem a alterar o fluxo dos processos ou produção, o que consequentemente influenciam nos custos e na eficácia geral da empresa.

4. Análise de que forma a reengenharia pode auxiliar empresas com perfil descrito acima. (Vale 2 pontos).

Reengenharia é sinônimo de mudanças significativas em uma empresa e negócios. Nesse processo a empresa toda é repensada nos mais diversos aspectos, como a criação de novos produtos e serviços, a mudança da filosofia de valores no trabalho, a recriação da forma de ser da empresa, a mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia, as mudanças no uso de hardware e software  procurando sempre reinventar cada processo analisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com