TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, pessoas e MERCADO

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

1 . INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é avaliar a real condição de abertura de uma filial Brasil Cacau na região de Londrina-Pr.

A Brasil Cacau empresa de chocolates é nova, ela faz parte do grupo CRM, o mesmo que fabrica chocolates Kopenhagen.

Para se ter uma avaliação mais exata será utilizado pesquisas nas diferentes zonas da região, como zona norte, zona sul, leste e oeste, para se ter uma idéia de qual o consumo real de chocolates da Brasil Cacau na região.

O mercado é favorável, apenas terá que adotar técnicas de pesquisa, como;

Promotores em supermercados, lojas, para que haja degustação e opiniões dos clientes.

Pelos dados da empresa, o chocolate custará em torno de R$ 30,00 o quilo, o equivalente a 1/5 da Kopenhagen, que é o objetivo da empresa e conseguir conquistar um mercado com poder aquisitivo mais inferior aos da Kopenhagen.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. DIAGNÓTICO EMPRESARIAL

2.1.1. Missão, Visão do negócio;

A missão será alavancar a marca e expandir a abertura de novas lojas, que embora já fosse a mais tradicional do país, havia padecido nas mãos de uma administração familiar sem fôlego para fazê-la crescer.

A “Visão”; elevar o faturamento, instituir uma nova marca, a Brasil Cacau, para vender chocolates por até um quinto do preço da Kopenhagen, para justamente competir com a Cacau-Show.

2.1.2 Equipe de Gestão ;

O Grupo CRM; surgiu em 1996 com a compra dos chocolates Kopenhagen que foi fundada em 1928.

O Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e chocolates Brasil Cacau apresentaram Marcio Moraes como seu novo diretor industrial. Sob sua responsabilidade estão ás áreas de produção, engenharia e manutenção, logística, processos e qualidade, PCP e gestão de segurança e meio ambiente.

O executivo que já atuou em outras companhias, do setor de alimentos, como a Nabisco, Lacta, Parmalat e Coca-Cola, vai iniciar a produção de Natal das duas marcas que totalizam 21% do faturamento anual da empresa.

2.1.3. Mercado e Competidores;

É preciso ter ciência que a concorrência deste mercado é bem alta. As prateleiras de lojas e supermercados estão recheadas de produtos do mesmo seguimento.

Mas o segmento de chocolates é promissor, e está sempre aquecido.

Criada há pouco mais de um ano, a segunda rede do grupo CRM veio para atender um público com poder aquisitivo inferior ao de quem consome os chocolates da pioneira, cujo quilo custa cerca de 150 reais. “É uma estratégia para continuar ganhando o mercado sem comprometer a marca principal da kopenhagen, que é um produto de luxo”, declara empresaria.

2.1.4. Marketing e Vendas;

A estratégia de marketing do Brasil Cacau, visa a ganhar mercado de forma rápida, focando o estado do Paraná, instalando uma filial na cidade de Londrina ou região.

Nossa estratégia de marketing e vendas será adotar consumo anual per capta para todos os anos seguintes, independente se haverá queda ou aumento de vendas.

2.1.5. Estrutura e Operação;

A empresa terá uma estrutura funcional enxuta, com estilo de gestão moderno e ágil, previsão de participação de funcionários nos resultados, e outros incentivos que atraem os melhores profissionais do mercado.

2.1.6. Previsões dos Resultados Financeiros e Investimentos;

A implantação da filial, dentro dos planos e condições preestabelecidos, resultará num empreendimento de alta rentabilidade e em tornos aos acionistas, quando se comparam as diversas oportunidades financeiras existentes no mercado.

A operação resultará num valor presente de Lucro Líquido em que descontado á taxa de IGPM + 13% ao ano, resulte em pelo menos 86% ao ano como taxa interna de retorno.

O investimento previsto para implantação desse plano de negócios, considerando-se apenas o mercado brasileiro, deverá minuciosamente ser planejado.

Considerando o valor de investimento a empresa pensa em disponibilizar de 15 a 20% de suas ações.

2.1.7 O conceito do Negócio (Missão e Visão);

Torna-se a maior rede de fabricação e venda de chocolates finos do País, podendo trazer a oportunidade e o prazer do chocolate a grande maioria dos lares brasileiros.

A Missão é; de maneira a envolver e fazer com que o consumidor se identifique com essa marca.

A Visão é de aumentar bastante o número de revendedoras até o final de 2012, atingindo novos consumidores.

2.1.8 O Negócio;

Brasil Cacau é uma empresa jovem, que foi fundada no dia 22 de janeiro de 2009, em São Paulo.

Pertencente ao grupo CRM, que conta com seu portfólio com marcas como Dan Top e Kopenhagen, é o que faz da Brasil Cacau, mesmo sendo uma empresa nova, uma verdadeira referência em produção,inovação e venda de chocolates.

Saiba que cada linha da marca compreende até 120 itens com um tema específico, buscando variedade para trazer toda a riqueza do conceito do gostinho nacional.

2.1.9 O produto;

.

Para se ter uma idéia do que é o consumo de chocolate, a Páscoa no Brasil é a segunda maior do mundo (17 mil toneladas em 1997, contra as 13 mil toneladas de 1996), só superada pelo Reino Unido, com vendas de 24 mil toneladas.

O mix do chocolate é dividido em bombons, barras cobertas (como Chokito, Prestigio, Charge, Fricote), moldados, tabletes do tipo Surpresa e Talento, chocolates em pó e achocolatados.

Além dos chocolates tradicionais a rede conta com novos sabores e formatos, e opções diet, sem lactose e sem colesterol. Para o público adulto, as apostas deste ano são os ovos de times de futebol, embalagens especiais, sabores mais apurados e recheados. Para o público infantil e jovem, continuam em alta os ovos com personagens.

A seguir é apresentado um tabela em que consta a criação, faturamento das empresas de chocolates;

A disputa em números;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com