TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização racional do trabalho

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Em que Consiste a Organização Racional do Trabalho?

Através de suas observações, Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Percebeu então que por conta disso os operários utilizavam diferentes métodos e diferentes instrumentos para executar o trabalho, o que não era produtivo pois, segundo Taylor, há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado para uma produção mais eficiente; e essas informações deveriam ser repassadas aos operários pela gerência da empresa e não ficar por conta do operário.

  1.  Cite e Comente cada um dos 9 Principais Aspactos da ORT.

Os Principais Aspectos da Organização do Trabalho (ORT) são:
   1. Análise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos: A análise do trabalho refere-se à divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação. A essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro. 
   2. Estudo da Fadiga Humana: O estudo movimentos baseia-se na anatomia e fisiologia humanas. Observou-se que a fadiga leva à uma certa diminuição da capacidade produtiva do operário, doenças e acidentes, e consequentemente diminuição da produtividade. Com este estudo pretendia-se racionalizar todos os movimentos, eliminando aqueles que produzem a fadiga. 
   3. Divisão do Trabalho e Especialização do Operário: Uma das decorrências do estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar sua produtividade. Com isto, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método. 
   4. Desenho de Cargos e Tarefas: Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), ou métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para execução de tarefas maiores. 
   5. Incentivos Salariais e prêmios de produção: Para alcançar umas maior colaboração do empregado perante à empresa, Taylor e seus seguidores desenvolveram planos de incentivos salariais de prêmios de produção. A idéia básica era a de que a remuneração baseada no tempo não estimulava ninguém a trabalhar mais e de veria ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário. 
   6. Conceito de Homo Economicus: Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada e exclusivamente por recompensas salariais , econômicas e materiais. Em outros termos, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam profundamente os esforços individuais do trabalho. 
   7. Condições de Trabalho: O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico (iluminação, ventilação, aspectos visuais da fábrica, eliminação do ruído etc.) passaram a ser muito valorizados, não porque as pessoas o merecessem, mas porque eram essenciais para a obtenção da eficiência do trabalhador. 
   8. Padronização: Com a padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias-primas e componentes, no sentido de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo e, consequentemente, eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. Na Administração Científica, a padronização passa a ser uma preocupação constante na obtenção da eficiência. 
   9. Supervisão Funcional: Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área, e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A supervisão funcional pressupõe uma autoridade relativa, dividida e zoneada.

  1. Cite e Explique os Princípios de Administração de Taylor.

• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível

  1. Explique os Princípios Básicos de Administração de Ford.

· Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.

· Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde".

·Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção.

  1. Cite e Comente as 6 funções Básicas da empresa, segundo Fayol.

Para Fayol, seis são as funções básicas de qualquer empresa:
1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais
4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com