TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 7 mitos de uma negociação G-G

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Os 7 mitos de uma negociação G-G

Confie

Construir confiança na minha opinião é uma coisa bem difícil, pois depende muito da outra pessoa. Nem sempre é possível escolher com quem você negocia, mas quando puder, busque referências e recomendações daqueles em que você já confia. Porém a confiança nem sempre gera reciprocidade e requer muito tempo para ser construída. Como no próprio texto diz, a melhor opção é promover interdependência, em vez de confiança: “Interdependência é muito efetiva porque é construída no entendimento de ambas as partes de que há interesse trabalhar em conjunto.”

 

Ouça

Dar ao seu outro negociador tempo suficiente para expressar o seu ponto de vista, incluindo qualquer frustração ou ressentimentos que ele possa ter é a melhor coisa da negociação, pois quando você ouve atentamente alguém e faz um esforço para entender sua perspectiva, não só você vai aprender, como provavelmente vai encorajá-lo a se sentir mais confiante e mais positivo sobre a negociação em geral. Mas como tudo tem um porém, APENAS ouvir não é muito efetivo, como o próprio texto diz.

Seja transparente

A negociação deve fazer parte de uma estratégia em que o objetivo seja criar maior valor no relacionamento.

Seja gentil

 

Ser gentil pode ser tanto bom como ser muuuuito ruim, pois pode ser ele seja mal interpretado e visto como sinal de fraqueza ou arrogância. Em diversos momentos de nossa vida temos que saber separar as coisas principalmente quando estamos lidando com pessoas muito próximas, porém quando o assunto é negócios temos que esquecer amizade e sermos coerentes e rígidos quanto as nossas opiniões. Muitas vezes quando você é engolido em uma reunião acaba abrindo mão de algo ou fazendo as coisas de uma forma que vão acabar, ainda que futuramente, deixando consequências bem infelizes.

Seja justo

Quando somente um dos negociadores é justo, pode acontecer da negociação ser rejeitada pela outra parte, então é bem complicado.

Seja leal

Pode ser que o outro negociador seja mais “esperto” e manipule você, para que a negociação aconteça do jeito que que ele quer. Tem que ser leal ao processo, manter firmeza, porém não ser comprometido 100% com a outra pessoa caso a negociação for prejudicial a você.

Comprometa-se com o resultado ‘ganha-ganha’

O negociador tem que se comprometer tanto com o processo da negociação quanto com o resultado da negociação. Já que um resultado ganha-ganha nunca pode ser garantido, um negociador eficaz não pode se comprometer com ele, mas pode, por outro lado, se comprometer a preparar e a seguir um processo que segue a mentalidade ganha-ganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com