TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Da Logística Integrada Para O Desenvolvimento Do Comércio Eletrônico

Por:   •  30/7/2023  •  Tese  •  4.621 Palavras (19 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 19

        [pic 1]

[pic 2][pic 3]

OS BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Universidade Federal Fluminense
MBA Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Diogo Tavares De Souza Vasconcelos

RESUMO

Este artigo propõe-se a fazer uma análise dos benefícios que um sistema integrado de logística pode trazer para o comércio eletrônico. Procura demonstrar que o comércio eletrônico vem ganhando notoridade com o passar dos anos, tal fato, está inteiramente ligado pela expansão da Internet e das tecnologias. Com isso, apresenta-se a logística de uma forma integrada como um benefício para as empresas que querem se tornar mais competitivas neste mercado. Como metodologia serão utilizadas fontes secundárias de caráter bibliográfico, que são as pesquisas voltadas para a leitura, análise e interpretação dos conteúdos dos livros e artigos que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Através desse estudo pode-se concluir que a empresa que se utiliza do comércio eletrônico, sabendo utilizar a logística de forma integrada a seu favor, garantirá seu estabelecimento a longo prazo, uma vez que a tendência para o crescimento do comércio eletrônico é alta, pois, conforme já dito anteriormente, o comércio eletrônico vem crescendo ano após ano e a expansão do acesso à tecnologia é inevitável.

Palavras-chave: Logística integrada; Comércio eletrônico; Cadeia de suprimentos.

ABSTRACT

This article proposed to analyze the benefits of an integrated logistic system can bring to the e-commerce. We demonstrated that the e-commerce is getting value and notoriety in the last few years, this fact relates to the expansion of the Internet and the technologies. Therefore, the logistic showed in the integrated way, can be used as a benefit for a company which is trying to be more competitive in the market. The methodology will use secondary researches with bibliography features, these researches were based in reading and interpretation of books and articles that will be very important to guide the creation of this article. Summarizing, this study presents the fact that a company that is stablish at the e-commerce knowing how to use the integrated logistics in its favor will guarantee the long establishment in this market, because the e-commerce is growing day by day and as spoken before the expansion of technology access is inevitable.  

Key words: Integrated logistic; E-commerce, Supply chain management.

  1. INTRODUÇÃO

O comércio eletrônico é um tema que vem tomando proporções cada vez maiores com o passar dos anos, tal fato está inteiramente ligado ao avanço e desenvolvimento da Internet, bem como a comodidade que o consumidor tem de realizar suas compras sem sair de casa.

Segundo o relatório da empresa Ebit[1], pioneira na realização de pesquisas voltadas para o comércio eletrônico aqui no Brasil, o e-commerce teve um aumento nominal de 16% no primeiro semestre de 2015 se comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 18,6 bilhões. Em uma análise mais aprofundada, a pesquisa apontou que os segmentos que tiveram maior crescimento de receita no período foram eletrodomésticos e telefonia/celulares, registrando um crescimento nominal de 41% e 53% respectivamente (WEBSHOPPERS, 2015).

Contudo, em 2016, mesmo que não se tenha observado o mesmo crescimento expressivo que o comércio eletrônico vem tendo ano após ano, e levando-se em consideração o cenário de crise econômica enfrentada no Brasil no ano de 2016, o comércio eletrônico obteve um crescimento nominal de 7,4%, em contra partida, nos últimos dois anos, o varejo físico teve uma retração de 10%, voltando a índices observados em 2012 (WEBSHOPPERS, 2017).

Pode-se observar que mesmo em um cenário de crise, o comércio eletrônico manteve-se em crescimento e contínuo desenvolvimento, tal sucesso pode ser explicado pela nova percepção do consumidor de que comprar online é mais barato, mais cômodo e tem mais variedade de produtos (ATLAS, 2017). Somado a estes benefícios, o sucesso do comércio eletrônico está inteiramente ligado ao aumento do número de casas com computadores, a disseminação do acesso por banda larga, o amadurecimento e consolidação da estrutura do varejo online, maior confiabilidade na entrega dos produtos comprados e nos meios de pagamentos online.

Com o crescimento do comércio eletrônico e com cada vez mais empresas adentrando, ou, até mesmo adotando este novo modelo de negócio, no intuito de fidelizar o cliente, a entrega de um produto é de suma importância para o sucesso da empresa. Caso o cliente tenha uma experiência ruim nesta etapa ele pode perder a confiabilidade na loja virtual e provavelmente não voltará a comprar. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, os maiores custos enfrentados pelo comércio eletrônico estão inteiramente ligados à logística que se faz necessária em todo o processo, desde a compra até a entrega do produto ao cliente, denominada como logística integrada (ABCOMM, 2015).

Diante do exposto, a logística tende a ser o ponto crucial para que uma loja virtual se estabeleça e prospere no e-commerce, sendo assim, este artigo tem como objetivo buscar responder quais os benefícios da logística integrada para o desenvolvimento do comércio eletrônico. Para dar fundamento e relevância ao tema, serão utilizadas fontes secundárias de caráter bibliográfico, que são as pesquisas voltadas para a leitura, análise e interpretação dos conteúdos dos livros e artigos que serão importantes para a elaboração deste trabalho.

  1. O CONCEITO DE LOGÍSTICA

Segundo o Concil of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), organização criada em 1963 por gestores logísticos, educadores e profissionais da área, logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo de armazenagem de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços. A logística é responsável pelo produto ou serviço desde o seu ponto de origem até seu ponto final (ALVES et. al., 2013).

Para Ballou (2006), tal definição garante à logística uma participação fundamental no processo na cadeia de suprimentos. Ele afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (552.5 Kb)   docx (843.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com