TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Administração

Por:   •  23/7/2022  •  Resenha  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

Classificação de Sistemas

Quanto à constituição:

Físicos e Concretos: quando compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais. São denominados “hardware”. Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho;

Abstratos e conceituais: quando compostos de conceitos, plano, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. São denominados “software”.

os sistemas físicos (como as máquinas, por exemplo) precisam de um sistema abstrato (programação) para poderem funcionar e desempenhar suas funções. A recíproca também é verdadeira: os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico. hardware e software se completam.

Quanto à natureza:

Sistemas fechados: O sistema fechado ele tem apenas um objetivo, faz aquilo e pronto, acabou. Não sofre influência de variáveis externas.

A Sinergia: O todo é maior que a soma das partes. Os sistemas conseguem trabalhar de forma quase perfeita e consegue atingir o objetivo. Então uma Organização tem seus setores: administrativo, econômico, marketing, contabilidade... então a Sinergia é quando cada uma dessas partes, do todo, estão alinhadas e consegue atingir seus objetivos.

Entropia: Ausência de Sinergia.  

Sistemas abertos: Sistemas abertos, são aqueles que interagem com o ambiente externo. Possuem relação de causa e efeito com o ambiente e são chamados normalmente de sistemas orgânicos. Neste sentido, podemos definir que as empresas são sistemas abertos que sofrem influência das variáveis externas, tais como: Políticas econômicas, variáveis sociais, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal, ou seja, são influenciadas também pela legislação vigente e tributação.

Características do Sistema

Totalismo ou Globalismo:

  • O sistema deve ser visualizado como uma entidade global.
  • Não isoladamente

É um conceito importante. Muitas vezes pensamos que se existe determinado problema na organização apontando apenas setores específicos. Mas esse conceito ensina a olhar o todo, não só determinada parte.

Abordagem teleológica

  • Todo sistema tem um propósito ou objetivo a alcançar.
  • Função

Abordagem Teleológica é o objetivo que você quer cumprir.

Ambientes

Existem dois tipos: Geral e Específico.

Geral: O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas.

Específico: O ambiente específico ou microambiente se refere ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Cada organização funciona em um ambiente competitivo mais próximo e imediato.

Os Níveis Organizacionais

Estratégico: Ele tem uma visão mais ampla de toda a organização. Estão aí os CEO’s, presidentes, diretores, pessoas do nível mais elevado; eles que estabelecem as políticas da organização, eles que dão a palavra final sobre investimentos, cortes de pessoal. Decisões que são impactantes na organização estão inseridos no nível estratégico. E eles possuem um foco a longo prazo, como se tem uma visão ampla da organização, então eles pensam no que são hoje para decidir o que querem ser amanhã.

Tático: É o nível intermediário da Instituição. É onde estão os gerentes de marketing, recursos humanos... eles estão ali no nível intermediário para fazer planejamentos voltados para departamentos ou unidades e eles tem o foco no médio prazo. Os objetivos com enfoques por departamentos.

Operacional: Estão os supervisores. Estão vendo se tem maquina quebrada, se faltou muito empregado ou precisa repor.

Processos Administrativos

Ocorre uma série de eventos. Os processos administrativos são sistemas, ou seja, sofrem consequências de condições internas ou externas, do ambiente geral ou específico. O primeiro processo administrativo é o Planejamento.

Planejamento: O planejamento é um processo de definições de objetivos, formulação de estratégias, análises realistas, identificação de oportunidades e ameaças. É o mapa para o caminho até o tesouro.

Organização/Desenvolvimento: A alocação de recursos, trata da estrutura organizacional da empresa, a competência de cada um.

Execução/Direção: Executar as ações planejadas, dirigir as situações, controlando os problemas, tomando decisões.

Controle/Avaliação: É a análise de todo o processo administrativo, a análise do impacto de todo fluxo administrativo.

Habilidades do Administrador

Nível Institucional/Nível Estratégico: Os administradores ou gestores precisam de habilidades mais conceituais, ou seja, o histórico da empresa, o histórico dos resultados, as pespectivas de diversas condições. Habilidades mais abstratas: ideias e conceitos.

Nível Intermediário/Nível Tático: É composto pelos gerentes e precisam de habilidades mais humanas voltadas ao relacionamento interpessoal, justamente porque eles precisam fazer essa mediação entre o nível institucional e o nível operacional, vão tentar traduzir as estratégias que é feito no nível institucional para os níveis mais baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com