TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Diversificação

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos de diversificação

1. A estratégia de diversificação consiste na entrada de novos produtos ou mercados, que podem estar ou não relacionados de alguma forma com os negócios atuais da firma.

2. A diversificação é frequentemente utilizada na estratégia para expandir mercados, aumentar vendas e consequentemente a lucratividade das firmas. Além disso, também pode aumentar a capacidade de endividamento.

3. Características físicas tais como tamanho, peso, resistência do produto da companhia constituem uma diversificação.

4. Pitts e Hopkins comenta que toda empresa, incluindo as menos complexas possuem alguma atividade diversa. Exemplo, manufatura, marketing, finanças. Entretanto, na prática, o conceito de diversificação tem sido usado de tal modo que uma empresa é considerada diversificada somente se esta opera simultaneamente em vários negócios ou produtos diferentes.

5. Diversificação pode favorecer o crescimento e ou deduzir o risco global da empresa.

6. Negócio único quando mais de 95% das receitas vêm de um único negócio;

7. Negócio dominante quando entre 70% e 95% das vendas vêm de um único negócio;

8. Negócio relacionado quando mais de 70% das vendas de negócios que possuem relação com os negócios originais da empresa;

9. Negócio não relacionado quando menos de 70% das receitas vêm de negócios não relacionados com os negócios originais da firma.

10. Diversificação corporativa relacionada x > 70% (limitada = Pepsi) (vinculada = Disney)

11. Diversificação corporativa não relacionada – não vinculo (GE).

Motivos para diversificar

1. Os benefícios de diversificação apontam que as firmas possuem estratégias de diversificação com o intuito de maximizar o seu valor

2. A teoria da agência sugere que podem existir esforços com o objetivo de ganhos pessoais, e com isso surgem custos maiores associados à estrutura e monitoramento.

3. Os incentivos para diversificar vêm tanto do ambiente externo como do interno de uma firma. Externos – leis fiscais; Internos – baixo desempenho, fluxos de caixa.

4. Estratégias de diversificação podem ser utilizadas para neutralizar o poder de mercado dos concorrentes ou ampliar o portfólio a fim de reduzir o risco do negócio.

5. Uma vez que a diversificação pode aumentar o tamanho da firma e a remuneração administrativa, os gerentes têm motivos para diversificá-la.

6. Economia de escala – refere-se a redução de custos unitários e aumento no volume de produção, por sua natureza, essas economias estão mais disponíveis para a diversificação relacionada do que para a diversificações não relacionadas.

7. Poder de mercado – é a habilidade que o participante de um mercado ou grupo tem de influenciar nos preços, qualidade e na natureza dos produtos.

8. Redução de riscos de negócio – um dos argumentos mais comuns usados a favor da diversificação de produtos e mercados é a redução do risco ou da variabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com