TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Liderança

Por:   •  29/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

LIDERANÇA

A Palavra liderança segundo dicionário Aurélio significa Comando, direção, hegemonia.

 A sua definição é uma tarefa difícil, a mesma pode ser conceituada por diversas teorias, e isto se confirma pelo grande número de teorias apresentado por vários autores.  

De acordo com Bergamini (1994, p. 88) o conceito de liderança pode variar de autor e ter diferentes significados dentro das organizações, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de uma pessoa sobre outra ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada".

Na mesma Visão Para (MAXIMIANO, 2008, p. 277) A liderança pode ser definida como: um processo de conduzir as ações, influenciando o comportamento e a mentalidade de outros indivíduos.

Ainda Maximiano (2008, p. 192) afirma que: A liderança é um dos papéis dos administradores. Ao desempenhar o papel de líder, influencia o comportamento de um ou mais liderados. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. Para desenvolver as competências de um líder, é primordial entender quais são as motivações dos indivíduos que serão liderados.

Seguindo a mesma linha das definições anteriores para Chiavenato (1994, p. 147) um dos pioneiros em estudos sobre a liderança, define que:

A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Pode ser definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. “[...] a liderança é um tipo de influenciarão entre pessoas: [...] na qual uma pessoa age no sentido de provocar o comportamento de outra, de maneira intencional”.

Sem a presença do Líder as pessoas (enquanto grupo) terão dificuldades até para dar conta requisitos de papel, porque á sinergia se sucederá a antropia do microssistema que elas constituem.

Contudo, Definimos liderança como a “capacidade de influenciar pessoas a agir”. Conforme definição de (HUNTER, 2004, p.105)

Ao Pensarmos em Liderança, muitos assimilam como atributos pessoais demostrando o perfil do líder, tendo a Preocupação com o que o líder é e com aquilo que o líder faz, (Bergamini, 1997, p.88)

(ALBUQUERQUE, 2003, p.55) diz que Ate meados de 1940, permaneceu a teoria de liderança baseada na idéia de que o líder era possuidor de certas características que tornavam mais apto para conduzir os demais para a execução de determinadas tarefas.  

Mas afinal quem são os lideres é o que eles Fazem?

Bennis e Nannus (1988, p. 15), fala que os lideres são aqueles que “delegam poder aos empregados, a fim de que eles procurem novas maneiras de atuar”.

Articulando sobre o assunto, Ramos (1989, p.146), Apresenta o líder como Agente de Motivação o mesmo destaca da seguinte maneira:

“um agente capaz de facilitar o desenvolvimento de iniciativas livremente geradas pelos indivíduos passíveis de se amalgamarem sob a forma de configurações reais”.

Segundo Peters (1989, p. 39-40), a Liderança de um líder deve inspirar credibilidade, ao ponto de transformar pessoas proporcionando a elas novas oportunidades, permitindo que se descubram e se expressem.

Um dos primeiros estudos sobre liderança foi feito por Kurt Lewin e seus associados na University of lowa , em sus estudos os pesquisadores

.

Segundo Kelley (1999, p. 177), a liderança está centrada na capacidade do líder de ser eficaz:

Para ser um líder eficaz [...], um membro de equipe deve garantir o respeito dos colegas de trabalho em pelo menos uma das três áreas cobertas por essa habilidade crítica: 1. Quociente de conhecimento – respeitada qualificação e comprovado bom-senso em áreas relevantes para as metas do grupo. 2. Quociente de pessoas-habilidade – indica que você tem consideração pelos colegas e que as metas deles têm tanto valor quanto as suas; assim eles são levados a trabalhar de forma voluntária com você para alcançar o objetivo. 3. Quociente de iniciativa – indica que você 6

desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar, de fato, a meta.

.

Segundo Tourinho (1981, p.58) "chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com colaboração dos seus membros."

Kotter (apud BERGAMINI, 2009b p. 61), ressalta a importância de não confundir líderes e gerentes quando afirma: A liderança é diferente do gerenciamento, mas não pelos motivos que a maioria das pessoas pensa. A lideran- ça não é algo místico e misterioso. Não tem nada a ver com “carisma” ou algum traço exótico da personalidade. Não é reduto de uns poucos escolhidos. Nem é necessariamente melhor que o gerenciamento ou substituto dele. Pelo contrário, liderança e gerenciamento são dois sistemas de ação distintos e complementares. Cada um tem sua própria função e atividades características. Ambos são necessários para o êxito em um contexto empresarial cada vez mais complexo e volátil.

Dessa forma Vergara (2009, p. 83) complementa: Nessa nova era tem a informação como seu principal recurso, a discussão sobre se liderança é ou não resultado de traços de personalidade, estilos na condução de indivíduos e grupos, ou marca de nascença deixa de fazer sentido. O que se quer são pessoas que, abraçando uma causa (causas têm sempre um componente afetivo, apaixonado, forte), mobilizem outras a fim de que o conteúdo dessa causa se torne realidade. O que se quer são pessoas que tenham mentalidade global, aceitando e lidando com as contradições da vida, lidando com o inesperado, abrindo-se para si e para os outros, encontrando significado no trabalho e permitindo que outros também encontrem

Para desempenhar tal papel, contudo, é preciso fazer o uso de competências gerenciais. Assim Maximiano (2008, p. 13) lembra que as competências importantes para o desempenho de tarefas gerenciais agrupam-se em quatro categorias principais, sendo elas: a) Competências Intelectuais: são as competências necessárias para produzir, processar e utilizar informações. Referem-se a todas as formas de raciocinar. São as competências usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões; b) Competências Interpessoais: são as competências que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos; c) Competência Técnica: esta competência abrange os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização. A competência técnica é produto de alguma forma de aprendizagem formal e de experiência prá- tica. É específica de cada profissão; e d) Competência Intrapessoal: essa competência compreende habilidades de introspecção, ou seja, todas as relações e formas de reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria, como: autoanálise, autocontrole, automotivação, autoconhecimento, capacidade de organização pessoal e administração do próprio tempo. A partir, então, da compreensão do papel do gerente e das competências necessárias ao seu desempenho, analisam-se, na sequência, as especificidades relativas à liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (957.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com