TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Ética

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Conceitos de Ética

Edilaine Aparecida Silva

6° período - Administração

São Sebastião do Paraíso

2017


Introdução

As transformações ocorrem a todo o momento, as organizações e as pessoas mudam e interagem entre si de forma mais rápida. As concepções de ética são mais influenciadas pela diversidade de ambientes e culturas cada vez maiores que as pessoas têm contato principalmente por causa da globalização. Torna-se cada vez mais importante entender o que é a ética e como usa-la para enfrentar as dificuldades e mudanças não só da sociedade, mas também nas organizações nesse atual mercado competitivo.

Conceitos de Ética

Ética vem do grego ethos, significa caráter, comportamento. A ética está ligada diretamente aos princípios e valores que determinam a conduta humana em relação ao meio que vive, levando as pessoas à questionarem suas ações e atitudes e também a dos outros para tentar definir o que é correto e o que não é correto.

Andrew J. Dubrin (2003) define a ética como “[...] as escolhas morais que uma pessoa faz e o que essa pessoa deveria fazer”. É o que ela considera como certo e errado ou como bom ou mau. Transformar valores em ação. Segundo José Trasferetti (2006) na sociedade pós-moderna, a palavra ética adquire contornos diferentes onde as pessoas, ao ouvirem a palavra ética, pensam em um código de deveres, em um fardo pesado que torna a vida diminuída, sem gosto, sem qualidade.

Pode-se dizer que a ética se refere ao comportamento humano, orientado por regras de boa conduta para uma boa convivência na sociedade. O que é bom ou ruim não consegue ser estabelecido de forma clara, pois isso depende muito do cenário em que um individuo esta inserido.

A ética não é algo que permanece do mesmo jeito sempre, seu significado muda de acordo com o tempo e localização. O que é ético hoje pode não ser mais amanha. De acordo com Alvaro Valls (2000) o conceito de ética seria mais abrangente, ele entende ética como hábitos e comportamentos aceitos em determinado espaço de tempo e em determinada localidade de acordo com os costumes vigentes, enquanto considerados morais pela maioria da sociedade, deixando clara a condição situacional da ética.

Muitos pensadores se destacaram no passado com suas definições como Sócrates que teve seus ensinamentos relatados por Platão. Sócrates foi chamado de fundador da moral, sendo que está é diferente de ética. Moral é a interiorização das normas.

Aristóteles foi outro grande pensador que Segundo Álvaro Valls (2000), Aristóteles afirma que os homens têm o seu ser no viver, no sentir e na razão, sendo esses os fatores que definirão os melhores bens para cada um. Valoriza a vontade humana, dizendo que o homem necessita converter seu esforço em bons hábitos, de acordo com a razão, sendo esse esforço voluntário.

Kant também fez uma analise subjetiva na busca de uma ética universal, na igualdade entre os homens. Sua filosofia, segundo Álvaro Valls (2000), se chama filosofia transcendental, por buscar no próprio homem o conhecimento verdadeiro e o agir livre. Para a igualdade fundamental, Kant necessitaria chegar a uma moral única, racional.

Conforme Valls (2000, p. 20) “Se a moral é a racionalidade do sujeito, esse deve agir de acordo com o dever e somente por respeito ao dever: porque é dever, eis o único motivo válido da ação moral”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com