TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos do FDAS

Por:   •  30/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos do FCAPS

O modelo FCAPS aborda 5 conceitos diferentes, eles são:

[pic 1]Figura 1. Disposição dos conceitos do FCAPS - Fonte: Adaptado de CISCO (2008)

 1.1 Gerenciamentos de Falha

Compreende a coleta e análise de alarmes e falhas no serviço. Podem ser classificadas em dois tipos, transigentes e persistentes. A primeira não acionará um alarme enquanto a sua frequência de acontecimentos não exceder um limite determinado (como delays e perdas de mensagens). A segunda é detectada pelos alarmes ou por outras formas - quando os serviços não têm uma ferramenta de monitoramento interna.

        A função do Gerenciamento de Falhas é analisar e principalmente, filtrar as mensagens de forma refletir da melhor forma a real condição dos serviços em andamentoTambém cabe a ele solucionar os problemas causados pela falha ocorrida e enviar os detalhes da falha e das providências tomadas.

1.2 Gerenciamento de Configuração

É responsável pela gestão do ciclo de vida de um agente de serviço, de sua concepção até seu desligamento final. Através dele têm-se padrões para guiar a implantação e desativação dos serviços, incluindo gerenciamento das mudanças feitas no meio do caminho. Quando alguma mudança de configuração ocorre, o gerenciador de configuração coleta e analisa as mudanças para garantir que elas são aceitáveis e se foram autorizadas. Mudanças de configuração sem autorização são desfeitas e um alarme é acionado para que possíveis brechas na segurança sejam detectadas. O gerenciador de configurações deve manter todas as configurações anteriores versionadas, permitindo um rápido restauramento quando necessário.

1.3 Gerenciamentos da Contabilidade

Trata em especificar as permissões referentes ao monitoramento através de uso de serviços, limites de uso de serviços, monitoramento e monitoramento de custo do uso de serviços. Para realizar estas tarefas é necessário coletar informações das contas, analisar as informações e enviar relatórios para outros serviços que necessitem destas informações. Através do gerenciamento de contabilidade é possível detectar fraudes ao identificar comportamentos suspeitos (não usuais) em contas, e para isso ser possível, é preciso organizar de forma precisa todas as camadas do ambiente da rede.

1.4 Gerenciamentos do Desempenho

Envolve a medição e análise do desempenho (performance) do serviço através de coleta de dados dos recursos e avaliação dos dados para enviar alertas quando o nível performance atingir determinado limite pré estabelecido pelo gerente. O trabalho do gerente de desempenho e do gerente de configuração deve ser em conjunto quando é detectado que o serviço está prestes a atingir seu limite, assim ações concretas e corretivas podem ser tomadas.

1.5  Gerenciamento da Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com