TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Nação

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO        4

2.2        ANÁLISE SOBRE SITUAÇÃO FUTURA DA EMPRESA BLUE JEANS        4

2.2.1        Previsão de Vendas        4

2.2.2        Receitas Projetadas        5

2.2.3        Orçamento da Capacidade Produtiva        6

2.2.4        Gastos Variáveis        7

2.2.5        Gastos Fixos        9

2.2.6        Demonstração do resultado do Exercício – DRE        10

2.2.7        Fazer um breve relato sobre o que foi feito com as tabelas acima e os motivos        11

2.3        ABERTURA DE CAPITAL        11

2.3.1        Sistema Financeiro Nacional        11

2.3.2        Tipos de ações        12

3        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        16



  1. INTRODUÇÃO

O planejamento financeiro e orçamentário é a forma de uma empresa adaptar suas atividades fim a demanda desejada para determinado período. Visa estabelecer números os quais direcionarão a empresa a alcançar seus objetivos.

Dessa forma vamos discorrer sobre a elaboração de um planejamento orçamentário para os 3 últimos meses do ano para a empresa “Blue Jeans”, que atua no mercado de confecções, bem como forneceremos subsídios aos gestores para arquitetar um plano para abertura de capital da empresa visando ampliar a captação de recursos.

Ao final deste trabalho esperamos atingir os objetivos propostos na Produção Textual Interdisciplinar que são interpretar a Situação Geradora de Aprendizagem – SGA para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares, integrando de forma clara e coesa os tópicos propostos, esclarecendo a importância dos assuntos abordados no semestre aliado à pratica profissional, tudo dentro das Normas da ABNT.


  1. DESENVOLVIMENTO

O planejamento e o sistema orçamentário são instrumentos de auxílio na tomada de decisões por empresas e seus gestores. O planejamento fornecerá as diretrizes para alcançar os objetivos que a empresa traçou.

Neste contexto, estudaremos o caso da empresa “BLUE JEANS”, do setor de confecções que atua no mercado desde 1988, produzindo três estilos de calças, a loose, slim e skinny. A empresa, que não vem se saindo bem nos negócios nos últimos tempos, precisa se reestruturar para tornar-se mais competitiva e eficiente.

  1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO

Enquanto o planejamento financeiro busca estabelecer a maneira pelo qual os objetivos podem ser alcançados, na tentativa de antever fatos vindouros e estando preparado para imprevistos não esperados que possam vir a oscilar a solidez de uma empresa, o planejamento orçamentário é a arquitetura das receitas, custos, despesas e investimentos que uma empresa busca para períodos à frente.

Apesar da similaridade de conceitos entre os planejamentos, o primeiro busca fornecer diretrizes para orientar, coordenar e controlar iniciativas da empresa, enquanto o segundo visa estabelecer números para alcançar os objetivos.

  1. ANÁLISE SOBRE SITUAÇÃO FUTURA DA EMPRESA BLUE JEANS

Baseado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), proposto para a elaboração do presente trabalho, analisaremos agora a situação futura da empresa Blue Jeans partindo de alguns dados já pré-estabelecidos. Para fins didáticos e para facilitar o entendimento, usaremos nas tabelas a cor vermelha para parâmetros já estabelecidos pela SGA e a cor preta para os resultados colhidos em sua elaboração.

  1. Previsão de Vendas

A previsão de vendas de uma empresa não são meras adivinhações ou chutes, mas sim obtida através de informações do Departamento de Marketing ou ainda sobre valores históricos disponíveis na própria empresa.

Para o primeiro desafio da SGA vamos considerar uma previsão de vendas com expectativa de sazonalidade para os meses de outubro a dezembro, levando em conta um aumento da demanda de 10% para novembro, em relação a outubro. Nas mesmas condições se espera um aumento na demanda de 10% para dezembro, se comparado com o mês anterior. O aumento na demanda apresentada refletirá para os três estilos de calças jeans produzidas pela empresa (loose, slim e skinny).

Tabela 1 – Previsão de Vendas (em unidades)

OUT

NOV

DEZ

TOTAL

Calça Loose

3.500

3.850

4.235

11.585

Calça Slim

4.800

5.280

5.808

15.888

Calça Skinny

2.350

2.585

2.844

7.779

Total

10.650

11.750

12.887

35.252

Os valores totais da demanda foram arredondados em virtude de se tratarem de quantidades.

  1. Receitas Projetadas

Para o preenchimento desta tabela levamos em consideração que a RECEITA equivale ao produto da QUANTIDADE pelo PREÇO DE VENDA (Receita=Preço de venda X Quantidade).

Assim, com as quantidades previstas para cada produto na tabela 01 podemos projetar as receitas para os períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (334.2 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com