TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores Econômicos

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

 2018R

Aluno (a):

Mônica Alves de Assis        

Tutor (a):

Monalisa de Paula Rocha

Polo

Juiz de Fora

Disciplina

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

  1. Tarefa 1

Solicitação:

Relate uma situação problema em que os indicadores socioeconômicos tenham feito parte de sua vivência na gestão pública municipal – em qualquer área: educação, administração, recursos humanos. Caso não tenha nenhuma experiência pessoal relate um fato advindo de sua observação da realidade pública. Sua tarefa é:

1) Relatar;

2) Discutir o contexto e para que fim o indicador foi desenhado;

3) Analisar as potencialidades e fragilidades do (s) indicador (es) que escolheu

Obs: necessário que sua discussão se fundamente em literatura disponível na apostila e/ou em bases de dados da literatura científica. 

Desenvolva um texto com no mínimo uma lauda (página) recurso.

Relato:

Vivenciei por 4 anos a análise doas contratos de gestão em uma das áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. Aqui, o Programa de Saúde da Família (PSF) é viabilizado graças aos Contratos de Gestão com as Organizações Sociais (OS). A mensuração da gestão destes contratos, ocorre por prestação de contas (financeiro) e o alcance de indicadores de saúde. Este alcance é de extrema importância para a avaliação das OSs e, inclusive, é pré-requisito para a renovação dos contratos.

        O acompanhamento destes indicadores permite avaliar melhor as ações de saúde e a atuação das equipes no território em que acompanham. É um termômetro das áreas vulneráveis e de suas necessidades, permitindo atuar de forma mais eficaz. Há também indicadores de performance, onde é possível avaliar as equipes e a gestão da OS sobre as unidades de saúde. Os indicadores buscam retratar o território e sua realidade social.

        Apesar de todos os aspectos da saúde e das condições de vida desses moradores, a avaliação dos indicadores presentes no Contrato de Gestão ainda é bem superficial (lado negativo). Quando seus resultados são discutidos com a equipe responsável pelo local, conseguimos entender melhor as particularidades e desenvolver estratégias de atuação mais apropriadas (lado positivo).

Referência Bibliográfica:

Referencias: JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores socioeconômicos na gestão pública / Paulo de Martino Jannuzzi. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES : UAB, 2014.

[pic 4]

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com