TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores Socioeconômicos

Por:   •  30/8/2018  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1 (2 pontos): Qual a relação entre o aparecimento dos indicadores sociais e a constituição do Estado de Bem Estar Social pelo mundo? PIB per capita é um indicador social?

R: Como o próprio material de estudo aponta, o aparecimento e desenvolvimento dos indicadores estão diretamente ligados ao Estado de Bem-Estar Social, pois com eles foi possível demonstrar a desproporção entre o crescimento econômico e a melhoria das condições sociais da população em países em subdesenvolvimento a época de seu surgimento. Logo, os Governos puderam orientar melhor suas ações, trabalhando para elevar os níveis de bem-estar social, conceituando melhor a redistribuição das riquezas geradas e procurando superar as iniquidades do desenvolvimento econômico. Sim, o PIB per capita é um indicador social, pois demonstra o acumulo de toda riqueza gerado no país e a péssima redistribuição em programas que possam impedir a desigualdade social.  

QUESTÃO 2 (4 pontos): A imagem da atividade retrata uma cidade das Filipinas, contrastando duas realidades sociais (prédios de luxo e moradias precárias). Com base nela, responda:

a) (2 pontos): Que indicadores sociais e econômicos poderiam permitir um diagnóstico desta imagem?

R: Taxa de; Cobertura de rede de abastecimento de água e esgoto, Mortalidade infantil, Cobertura de vacinação de crianças e adolescentes, Evasão escolar, Razão de aluno por professor, Desemprego, Assalariamento formal, Rendimento Familiar, Número de moradores por dormitório, Número de moradia por quantidade de pessoas, Coeficiente de mortalidade por homicídios, Número de policiais por 100.000 habitantes, Número de médicos por 100.000 habitantes, PIB per capita, Consumo de energia elétrica por unidade de PIB, Moradores com residências regularizadas legalmente, Proporção de domicílios com acesso à internet, Proporção de moradias com televisores, etc..

b) (2 pontos): Sugira Políticas Públicas que induzam a uma melhoria no Bem Estar Social dessa região fotografada.

R: Resumidamente, pois Políticas Públicas requer demonstrar o planejamento, o impacto e os resultados esperados. Poderia – se propor uma Política Pública voltada à regularização das moradias em condições de vulnerabilidade com construção de habitações em locais seguros na própria região, com a expansão escolar profissionalizante, oficinas de capacitações profissionais adequadas ao PIB per capita daquela Região, Centros de exposições artísticas e de esportes voltados a todas as idades, Parques de lazer com arborização nativa da região e high-tech, Sistema de transportes inteligentes e de baixo custo subsidiados por parcerias PPP, Centros de Referência de saúde universal com Fundações ou Universidades ligados a estes e Criar subsídios para atrair grandes empresas e gerar mais empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com