TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores Socioeconômicos

Por:   •  28/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Indicadores Socioeconômicos

QUESTÃO 01 – Por que o PIB per capita se mostrou cada vez menos apropriado como medida representativa do bem-estar social?

R- Porque há, cada vez mais, levando-se em consideração as constantes transformações sociais, característica das sociedades organizadas, desarmonia entre a melhoria das condições sociais e o crescimento econômico. Ou seja, constatou-se que o crescimento econômico, por si só, não era condição suficiente para garantir o desenvolvimento social, e o PIB per capita, portanto, não era o indicador mais apropriado como medida representativa do bem-estar social, uma vez que este compreende uma necessária maior distribuição de renda e a consequente diminuição das desigualdades sociais e da pobreza.

QUESTÃO 02 – A construção de um indicador social – ou melhor, de um Sistema de Indicadores Sociais – para elaboração de diagnósticos propositivos em Políticas Públicas se dá a partir da explicitação do conceito de interesse programático que se quer investigar ou mensurar objetivamente (JANNUZZI, 2009, p. 25). Dessa forma, apresente o modelo a seguir, partindo do conceito de interesse e chegando nos indicadores propostos.

QUESTÃO 03 – Apresente a relevância do Censo Demográfico para o diagnóstico da realidade social.

R- A relevância do Censo Demográfico, no que se refere ao diagnóstico da realidade social, está diretamente relacionada à sua amplitude, completude, abrangência, bem como à credibilidade técnica da instituição que o realiza (IBGE). É fato que os indicadores se mostram fundamentais em relação à representação da realidade social, traduzindo em cifras tangíveis e operacionais inúmeras das dimensões relevantes, dinâmicas, e específicas de tal realidade, enriquecendo sua interpretação empírica e orientando de maneira mais efetiva a análise, formulação e implementação de políticas sociais.

O Censo Demográfico, nesse sentido, traduz sua importância no fato de que se presta ao levantamento de uma gama variada e multitemática de informações bastante específicas acerca: da demanda potencial de bens e serviços públicos e privados, do quantitativo populacional, das características demográficas e educacionais dos indivíduos, das características domiciliares, da posse de bens, da inserção de mão de obra, da infraestrutura urbana, dos rendimentos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com