TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os processos básicos de mudança de comportamento organizacional

Artigo: Os processos básicos de mudança de comportamento organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  199 Visualizações

Introdução

Para que as organizações possam ganhar a contribuição total e efetiva dos seus funcionários, devem obter um entendimento do comportamento humano, uma vez que tanto a organização como o indivíduo se beneficiam desse entendimento.

A maneira complexa com que as organizações têm crescido desde o século XX chama a atenção dos estudiosos comportamentais, uma vez que esse crescimento tem tornado complexo também o conhecimento dos indivíduos. Assim é que as ciências do comportamento, principalmente a Psicologia, a Sociologia e a Antropologia, têm-se dedicado a gerar novos conhecimentos sobre a complexidade do comportamento humano.

É no contexto de uma sociedade industrializada e sofisticada, fator que mais contribui para um comportamento cada vez mais complexo do homem, que se faz necessário o estudo de novas necessidades do indivíduo numa organização.

No decorrer desta aula, veremos que os principais processos de mudança do comportamento organizacional não são simplesmente moldados pelo ambiente em que estão inseridos, mas também pelo comportamento e pela motivação dos indivíduos no ambiente de trabalho, que trazem consigo conceitos conscientes e inconscientes capazes de modelar a sociedade da qual fazem parte.

Você poderá também observar nesta aula quais são os laços que unem o indivíduo e as organizações, dado que, na atualidade, as organizações constituem fonte de realização dos projetos e desejos pessoais que, em alguns casos, acabam se tornando causa de angústia ou prazer, às vezes por necessidade de adaptar-se aos sistemas de controle impostos pelas empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com