TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANORAMA BRASILEIRO DO MERCADO DE CARBONO

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.111 Palavras (45 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

ETEP - FACULDADE DE TECNOLOGIA
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PANORAMA BRASILEIRO DO MERCADO DE CARBONO

        

                                                          Drieli Maciel Penteado

Lidiane Marcela Lagden

Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Administração de Empresas, orientado pela M. C. Fabiana Fiore.

ETEP Faculdades

São José dos Campos

2009


ETEP - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PANORAMA BRASILEIRO DO MERCADO DE CARBONO

                                                          Dreli Maciel Penteado

Lidiane Marcela Lagden

________________________                                                          

          Fabiana Fiore                                                                                                                      

ETEP Faculdades

São José dos Campos

2009



AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que me iluminou e me concedeu coragem e determinação nesses quatro anos de Faculdade. Agradeço de forma muito especial o meu esposo Kennedy, pois sempre que necessário me transmitiu seu conhecimento de forma carinhosa e atenciosa.

A minha mãe, meus irmãos e meu pai querido que já esta junto de Deus, mas que tenho certeza que se orgulha de mim e da minha formação.

Agradeço também a ETEP Faculdades que sempre procurou proporcionar os melhores professores para que assim possamos ser profissionais da melhor qualidade e sermos competitivos no mercado de trabalho.

E a todos os professores, de forma especial a Professor Fabiana Fiore minha orientadora neste Trabalho de Conclusão de Curso, que me ajudou de forma eficiente e carinhosa; Também agradeço a Banca Examinadora por todos os comentários e sugestões de melhoras.

Drieli Maciel Penteado

A Deus, causa primaria de tudo, soberanamente justo e bom, razão da minha existência, quem me deu inteligência e oportunidade de concretizar o que edifica de forma primorosa.

A minha família, minha irmã, minha mãe e meus sogros que sempre se preocuparam com meu crescimento intelectual e pessoal. As minhas filhas Ana Júlia e Larissa e meu esposo Kleber em especial, que nunca mediram esforços para me ajudar e por todo amor que me dedicaram sempre, pela ausência e pela compreensão.

A Professora Fabiana Fiore pela orientação e paciência dada a realização deste trabalho. Aos meus professores pelos conhecimentos a mim transmitidos com carinho e dedicação. Aos funcionários da ETEP Faculdades e coordenação que sempre me deram atenção por diversos assuntos. Aos meus colegas e amigos que me cativaram ao longo dessa caminhada, sabendo que foram indispensáveis para cumprimento das tarefas acadêmicas. Em especial a minha amiga Drieli. Partirei com saudades e laços eternos pelos momentos compartilhados, na certeza de um futuro cheio de esperança para todos nós.

Lidiane Marcela Lagden



RESUMO

Este trabalho é uma revisão bibliográfica que trata sobre a comercialização de crédito de carbono no cenário brasileiro e o impacto que esta comercialização causa nas famílias, governos e principalmente nas empresas, o objetivo é identificar a participação brasileira no mercado de carbono através de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Os assuntos primários deste trabalho são, o aquecimento global e as mudanças climáticas, questões essas que levaram a sociedade de um modo geral a se importar com o meio ambiente, culminando nas reuniões e acordos internacionais sobre o meio ambiente, tais como o Protocolo de Quioto. Este prevê uma importante ferramenta para o controle de poluição atmosférica, o então chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Tal mecanismo pode ser utilizado inclusive pelos países em desenvolvimento, como o Brasil, que atualmente desenvolve diversos projetos e ocupa a terceira posição entre os países que desenvolvem e comercializam reduções certificadas de emissões. Com esta comercialização e com o desenvolvimento de projetos, o Brasil pretende alcançar o desenvolvimento sustentável no país e ainda colaborar com os países desenvolvidos, que necessitam alcançar metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, estipuladas no Protocolo de Quioto. Entre o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e auxiliar os países desenvolvidos a atingirem suas metas de redução de gases causadores do efeito estufa, muitas empresas utilizam-se do Marketing Verde, infelizmente algumas vezes apenas como uma forma de ser competitivo no mercado, não se comprometendo realmente com o objetivo maior de ajudar o país a se desenvolver de maneira sustentável.

Palavras Chave: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; Aquecimento Global, Mudanças Climáticas; Protocolo de Quioto; Reduções Certificadas de Emissão.



SUMÁRIO

Pág.

LISTA DE FIGURAS        6

LISTA DE TABELAS        7

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1        OBJETIVO        9

1.2        JUSTIFICATIVA        9

2.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

2.1        AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS        10

2.2        ACORDOS INTERNACIONAIS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA        13

2.2.1 PROTOCOLO DE QUIOTO        20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.2 Kb)   pdf (536.1 Kb)   docx (655.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com