TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER DE AUDITORIA PARA EMPRESA CARNES PARA A FAMÍLIA SOBRE INSUMO VENCIDO NA CADEIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PARECER DE AUDITORIA PARA EMPRESA CARNES PARA A FAMÍLIA SOBRE INSUMO VENCIDO NA CADEIA DE PRODUÇÃO.

[pic 4]

Elaborado por: Aldemar Hercules Aguiar Dias

Disciplina: Compliance

Turma: ONLO20J4


Cabeçalho

Órgão solicitante Área de Compliance da Empresa Carnes para a Família.

Assunto Compra de insumos vencidos (ração dada ao rebanho), circunstância que poderia prejudicar a saúde dos animais e consequentemente contaminar a produção de carnes que seriam vendidas pela Empresa Carnes para a Família.


Ementa

Neste trabalho busco apresentar um parecer como especialista em compliance para uma situação suspeita do case proposto Empresa Carnes para a família que, trata da avaliação nos termos da lei, princípios do compliance e da governança corporativa sobre a conduta das partes envolvidas, auditoria interna e alta direção, para uma irregularidade identificada durante auditoria interna. Onde o auditor José descobriu que a ração dada aos animais estava vencida gerando risco de contaminação na produção de carnes a serem comercializadas. Porém ao comunicar o fato para Alta direção, ele foi informado que eles já tinham ciência do ocorrido e, que se tratava de uma negociação realizada para pagar um melhor preço nos insumos. E que José não deveria mais tocar no assunto por ser um funcionário da empresa. Com isso, este relatório pretende avaliar e identificar as não conformidades para: a atuação da alta direção com base nos princípios do compliance e da governança corporativa; as semelhanças e diferenças entre as funções de auditor e compliance officer; e por fim, o posicionamento do auditor interno em relação a situação e sua independência.


Relatório

Para uma boa governança corporativa é necessário que as normas sejam claras e explicitas, por exemplo, atraves de um código de ética que determine o que se pode ou não fazer na organização e, quais sansões se aplicam no caso de descumprimento delas. Mas não só domumentar formalmente é o suficiente para que um sistema de integridade seja bem sucedido, é essencial que se tenha agentes executores dessas normas tais como: compliance, controles internos e auditoria interna. Esses agentes devem atuar periodicamente nos diversos setores da organização detectando, corrigindo e prevenindo todos os riscos envolvidos nos negócios, além de terem como responsabilidade e escopo de trabalho a garantia do funcionamento desse sistema ao se auto monitorarem, melhorando o risk assessment da empresa a cada dia.

Dada a importância do tema e diante de uma situação de risco a empresa Carnes para a família necessita de uma avaliação imparcial sobre o seguinte acontecimento. Na última auditoria interna executada foi verificado pelo auditor responsável que o setor de Compras da Empresa adquiriu insumo (ração para alimentação dos animais) com prazo de validade praticamente vencido. Situação que poderia comprometer o produto final (carnes) vendido ao consumidor posteriormente.

Este relatório visa avaliar o caso pelo ponto de vista de compliance em evitar os riscos decorrentes das condutas pessoais ou empresariais consideradas fora das léis, normas ou incoerências com a missão, visão, valores e ou os objetivos da empresa.


Fundamentação

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Uma governança corporativa efetiva se sustenta em pilares como governança, riscos e compliance (GRC), porém para para que um sistema de compliance funcione bem é necessário um constante monitoramento e uma auditoria periódica que assegure o funcionamento dos objetivos e elementos implícitos em um programa de compliance.

Para que isso seja viável a figura do chief compliance officer (CCO) é primordial desde a implementação, manutenção e excução do programa na organização. Ele deve ser o exemplo em postura, capacidade técnica e comprometimetido não só com o conceito de ser compliance, mas principalmente estar em compliance para que todos os stakeholders como: sócios, funcionários, fornecedores e relações publicas, estejam em conformidade com as exigências legais e normativas para o bom funcionamento da instituição. Abaixo uma breve e objetiva definição dos conceitos ser e estar compliance expostos na apostila de Compliance - Módulo 1 - Origem e evolução histórica do compliance da FGV.

  • Ser compliance é conhecer as normas da organização, seguir os procedimentos recomendados, agir em conformidade e sentir o quanto a ética e a idoneidade são fundamentais em todas as nossas atitudes.
  • Estar em compliance é estar em conformidade com as leis e os regulamentos internos e externos à organização.

O COMPLIANCE OFFICE

Segundo CARNEIRO, Paulo o papel de um compliance officer como dententor da posição de mais alta em compliance na empresa é, delegar tarefas para sua equipe e demais Stakeholders tais como: 1)Implementar o departamento de compliance; 2)Montar e treinar sua equipe de compliance; 3)Implementar todos os pilares do programa de compliance tornando-o efetivo; 4)Implementar as rotinas de compliance e integrar os setores sensíveis da organização, como Controles Internos, Auditoria Interna, Departamento Financeiro, e a área de Tecnologia; 5)Analisar resultados os resultados de auditoria interna, bem como da auditoria externa independente; 6)Reunir documentações criando evidencias que apoiem descobertas de irregularidades, recomendações e correções; 7) Levar a alta administração os relatórios de auditorias; 8) Elaborar e divulgar todos documentos, manuais, e politicas pertinentes a função de compliance; entre outras.

O AUDITOR INTERNO

O auditor interno tem como dever examinar e reportar o nível de eficácia dos processos de governança, sistemas de controle e de gestão de riscos para ajudar a organização a atingir seus objetivos estratégicos, táticos, operacionais, financeiros e de conformidade compliance. O auditor interno de fato é quem apura se as políticas, manuais, qualidade, desempenho e metas das áreas estão sendo cumpridas. Esse profissional deve ter uma visão clara dos riscos envolvidos nos processos de negócios e independência dentro da organização para apurar e reportar as ocorrências e melhorias necessária para a administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (513.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com