TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - descrição

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 7

Alunos: Rubens Justino da Silva

        Adão Arcanjo de Melo Neto

        Pedro Henrique de Jesus Souza

PPCP

(Planejamento, Programação e Controle de Produção)

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

“O objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros". Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema e manufatura.

Empresa estudada: REBICA Indústria e Comercio LTDA.

Resumo da Empresa:

A REBICA Indústria e Comercio LTDA é uma empresa pertencente ao Grupo José Alves e é a fabricante dos produtos Crystal Lia para os estados de Goiás e Tocantins.

Neste território atende aproximadamente 29.000 pontos de vendas mensalmente, através de sua distribuição junto a Refresco Bandeirante que é a fabricante de Coca Cola no estado de Goiás.

A empresa atualmente conta com 3 linhas de produção para envase e 2 para sopro de garrafas.

Envase:

  • Linha 01 – COPO 200 ml E 300 ml
  •  Linha 02 – PET 350 ml, 500 ml e 1.500 ml (Com gás e Sem gás)
  •  Linha 03 – GALÃO 5L

Sopro

  • Linha 01 (SIDEL) – PET 350 ml, 500 ml e 1.500 ml (Com gás e Sem gás).
  •  Linha 02 (SBO 06) – GALÃO 5L

PCP da Rebica

A área de PPCP e responsável pelo planejamento, programação e controle da produção da empresa. Para isso conta com a estrutura de pessoal, conforme abaixo:

1 - Supervisor de PPCP

1 - Analista de PPCP

1 - Analista de Planejamento

3 - Assistentes Administrativos

A empresa utiliza os três níveis hierárquicos no PCP, sendo:

  1. Nível Estratégico (longo prazo);

        Com horizonte de planejamento que se estende aproximadamente há um ano ou mais. Auxilia decisões de natureza estratégica, como ampliações de capacidade, alterações na linha de produtos, desenvolvimento de novos produtos.

2.   Nível Tático (médio prazo);

        Com horizonte de planejamento varia aproximadamente de um a três meses.

3.   Nível Operacional (curto prazo / curtíssimo prazo)

        Estão relacionadas com a Programação da Produção e decisões relativas ao controle de estoque.

    Em seu planejamento a algumas etapas que são comuns ao PCP:

Previsão de Demanda - A previsão de Demanda (Sistema Aretê) consiste em métodos quantitativos e qualitativos utilizados para se obter informações que sirvam de embasamento para o planejamento a curto, médio ou longo prazo.

É utilizado para obter e confirmar a demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de oportunidades de mercado. As previsões de demanda são importantes para planos de negócios, planos anuais e orçamentos. Projeta fluxos de caixa e necessidades de capital, previsões de recursos humanos para prever as necessidades de contratação e treinamentos.

De posse dessas informações, enviadas em planilha de Excel, a área de operações / indústria faz previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, planejamento da mão-de-obra e da produção, estoque e capacidade a longo prazo.

Planejamento (longo, médio e curto prazo) - Excel – O Planejamento de Produção da Rebica se divide em algumas etapas, sendo:

  • Anual

Prepara o planejamento anual de produção para analise da capacidade produtiva, mão-de-obra e insumos junto aos fornecedores.

Prepara o plano orçamentário e de investimentos anual junto a equipe de gestores da indústria, em função das expectativas de vendas, visando a otimização da capacidade das instalações e outros recursos produtivos disponíveis.

  • Trimestral / Mensal

Atua na programação de todas as atividades de fabricação dentro das prioridades definidas em comum acordo com as áreas de vendas e produção visando facilitar o cumprimento das metas de produção, atendimento dos pedidos dos clientes e manter os estoques de insumos e matérias-primas enquadradas nas metas definidas.

Faz relatórios de previsões trimestrais para fechamento de fornecimento de insumos para produção.

  • Semanal

Elabora a programação de produção, dentro das prioridades definidas em comum acordo com as áreas de vendas e produção, visando facilitar o cumprimento das metas de produção e atendimento dos pedidos dos clientes.

Otimiza processos de planejamento obtendo maior acuracidade de Forecast e redução de estoque.

Solicita alterações de pedidos de compras visando atender as necessidades de modificações na programação de produção

Faz e envia programação de aquisição de matéria prima. Fazer follow-up de matéria-prima para cumprimento da produção semanal

  • Diário

Acompanha a utilização de fábrica para fins de programação das linhas de envase. Elabora o cronograma de todas as atividades de fabricação, acompanhando da execução, visando o cumprimento das metas de produção dentro dos prazos previstos, faz sequenciamento de produção encaixando a programação envase e garrafas.

MRP - Rebica

Análises de capacidade de produção

Acompanhar a aquisição e recebimento de matéria-prima

Analise de estoque de produto acabado e insumos

Verificar e acompanhar os materiais utilizados na fabricação, analisando necessidades e solicitando a aquisição dos mesmos, determinando a data de utilização e fazendo follow-up de recebimento destes insumos.

Controle de Capacidade - Excel - Após o fechamento do planejamento de produção é feita a análise de capacidade, considerando o número nominal da máquina com as restrições de eficiência e utilização cobradas pela diretoria. Verifica-se se as linhas têm capacidade para atender este volume e quantos turnos de produção serão necessários para cada linha cumprir sua previsão de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com