TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDCA gestao da qualidade

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Jorge Messias de Freitas – 3241555490 // GRUPO 1 TRBALHO WILLIAM

PDCA

                   PDCA do inglês significa PLAN - DO - CHECK – ACT, ou seja, planejar, fazer, checar e agir. O PDCA É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas, e é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

                    O PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderna, no entanto, ele sempre se refere a ele como o "ciclo de Shewhart". Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do, Study, Act), porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado, O conceito de PDCA baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon(Novum Organum, 1620).

COMO FUNCIONA?

                   Cada vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de controle. Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa inicial e um novo método deve ser planejado.

[pic 1]

PLANEJAR

                  Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado. Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada.

DESEMPENHAR

                   Analisar o resultado coletado no passo anterior e assim compará-lo em relação aos resultados esperados e objetivos estabelecidos no passo do planejamento para determinar quaisquer diferenças e estabelecer a ação do próximo passo.

CHECAR

                    Estudar o resultado medido e coletado no passo anterior de desempenhar e compará-lo em relação aos resultados esperados e objetivos estabelecidos no passo planejar, para assim determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja,’’agir’’.

AGIR

                   Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com