TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DA LIDERANÇA EM EMPRESAS MODERNAS

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

[pic 3]

PAULO CESAR DIAS

PERFIL DA LIDERANÇA EM EMPRESAS MODERNAS

[pic 4]

SOROCABA 2018


PAULO CESAR DIAS

PERFIL DA LIDERANÇA EM EMPRESAS MODERNAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Administração.

Orientador: Prof. Elisangela Fernandes da Silva Campana

[pic 5]

SOROCABA 2018


PERFIL DA LIDERANÇA EM EMPRESAS MODERNAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Administração.

Aprovado em: / /         

BANCA EXAMINADORA

[pic 6]

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

[pic 7]

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

[pic 8]

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6
  1. LIDERANÇA        6
  2. CONCEITOS SOBRE LIDERANÇA        6
  3. CHEFE, GERENTE, LÍDER        11

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, falar de liderança é um tema que está em evidência dentro das organizações, pois a função dos líderes e gestores é vital para o desenvolvimento dos futuros talentos e potenciais encontrados na organização. Conhecimento é acervo de informações, conceitos, ideias, experiências e aprendizagens do administrador.

Em realidade, uma das substanciais particularidades da conjuntura empresarial vigente é a permanente mudança. Uma equipe indefinidamente proveitosa e com um conveniente nível de maturidade pode sofrer uma adversidade e se desorganizar em um curto espaço de tempo, determinando permanente habilidade dos gestores, habilidade tanto profissional quanto pessoal. As perspectivas mais atuais a respeito do desenvolvimento de lideranças surgem justamente desse ponto: conciliar rentavelmente a conjuntura de variáveis com o mercado, sistematização, equipe, macro-ambiente sociocultural e fatores técnicos e pessoais do líder ou gestor de negócios.

As relações entre indivíduos são por si só bem complexa, se agravando no ambiente de trabalho, que usualmente costuma ser um ambiente que possui  agentes formadores de pressão, que faz com que os relacionamentos entre os indivíduos que compõem este segmento, se coloquem em situação de riscos e conflitos constantemente. A gestão, a boa liderança vem justamente tratar e abordar este direcionamento de prioridades e dar ênfase ao relacionamento e convivência no ambiente de trabalho, que geralmente se forma através de um universo de pessoas, que compartilham opiniões, abordagens, sentimentos e vivências diferentes, sendo este um desafio para todos a cada dia, justificando este trabalho.

O mundo já passou por varias mudanças no mercado, na sociedade, economia e cultura, e as empresas precisam se adaptar a essas mudanças. Num tempo em que a liderança se converteu tão imprescindível quanto singular nas corporações, cada vez mais surgem questões como: Que características devem prevalecer nas pessoas que vão conduzir e inspirar seguidores dentro e fora do ambiente de trabalho?

O objetivo do presente trabalho foi mostrar como é o perfil da liderança em empresas modernas e os objetivos específicos foram identificar a questão da liderança em empresas modernas, levantando suas vantagens quando realizada de


maneira certa, analisar os pontos positivos que o profissional com o perfil de  liderança pode trazer para o bom andamento de suas atividades profissionais e valorizar a importância da liderança, identificando os fatores que contribuem para a formação de um líder bem sucedido e para a instituição a qual trabalhe.

As fontes de informações na elaboração da pesquisa serão as bibliográficas, as quais têm como base os materiais disponibilizados na Internet: artigos, publicações, periódicos, teses, leis e livros.

A pesquisa direcionará o foco para uma perspectiva dos métodos qualitativos, que pode ser definido como a que se fundamenta principalmente em análise, pela não utilização de instrumental estatístico de análise de dados. Esse tipo de análise tem por base conhecimentos teórico-empíricos que permite atribuir-lhe cientificidade.

O desenvolvimento acontece de forma exploratória a fim de proporcionar uma aproximação ao tema, este tipo de pesquisa tem a finalidade de ampliar o conhecimento a respeito de determinado fenômeno.

Sendo uma pesquisa indutiva os resultados obtidos por meio desse método correspondem a uma verdade não contida nas premissas consideradas, chegando- se a conclusões que são apenas prováveis.

Falta apresentar a justificativa.

1.1.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1.

  1. LIDERANÇA

A liderança na área da psicologia social e do comportamento organizacional acaba porser assunto de diversos estudos, desde a metade dos anos 30. Mesmo que houvesse diversos livros e artigos com imagens, as adequadas lideranças, antes desse ínterim, constituíam apenas hipóteses filosóficas ou propostas com pouco ou nenhum elemento para a sustentação de tais teses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com