TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA BIBLIOGRAFICA

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.598 Palavras (27 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3. ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE RISCOS – (GUIA PMBOK) 5

3.1  ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE ESCOPO (GUIA PMBOK). 7

3.2  ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE FORNECEDOR OU AQUISIÇÕES (GUIA PMBOK). 8

3.3  ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE FORNECEDOR OU AQUISIÇÕES (GUIA PMBOK).  10

4. PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS,PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO POR MEIO DO CICLO PDCA E PELO “5 S”. 12

4.1 APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS MODERNAS 13

5 AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS ENTRE O EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR E INTRAEMPREENDEDOR 16

5.1 ESTUDO DE MERCADO EM UBERLÂNDIA/MG, IDENTIFICANDO AS OPORTUNIDADES DE NEGOCIO 19

CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 25



  1. INTRODUÇÃO

Conforme visto nas disciplinas do semestre, o empreendedor precisa descobrir cada dia mais forma de determinar uma boa estratégia, ajustada a cada segmento do mercado, usando as varias ferramentas de gestão disponíveis e assim aperfeiçoar o bem estar da empresa e seus clientes.

Conforme estudado em gestão de projetos a empresa deve usar empreendimentos para alcançar seus objetivos no mercado, que se encontra cada vez mais competitivo e globalizado. A viabilização de mudanças e inovação é um empreendimento transcende as operações diárias da organização, e por isso tipicamente planejam e executam projetos para implantar essas mudanças.

Shenhar e Dvir (2007) afirmam que somente através de processos executados como projeto as empresas podem inovar ou mudar ou implantar uma nova estratégia.

Dentro da Administração de Produção e Logística sugerem métodos de competências multidisciplinares em planejamento da produção e sua execução, e que podem ser facilmente adaptados para qualquer tipo de empresa.

No Empreendedorismo e Plano de Negócios como disciplina que foi apresentada as crescentes mudanças, tecnológicas, sociais são fatores que podem levar a oportunidades que dêem sustentação e crescimento das empresas.

O plano de negócios ajuda a enfrentar e a direcionar melhor o esforços que forem almejados, e antes mesmo de elaborar um plano de negócios, é interessante verificar o conhecimento que se tem sobre o empreendimento que se pretende montar. Perseverança e determinação são características fundamentais para a busca de informações, e o empreendedor iniciante ou até mesmo o experiente  não deve desistir no meio do caminho.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

O termo de abertura de qualquer projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contém informações importantes dentro do Risco, Escopo, Fornecedores e as partes interessadas.

Já iniciando enfim o trabalho toda a pesquisa feita foi  realizada em busca para mostrar um pouco de ideias e conceitos elaborados e citados por autores que foram analisados e estudados em busca dos melhores resultados. Essas foram fontes de meios externas utilizadas como modelo de fonte de pesquisa bibliográfica , excedendo a introdução, o desenvolvimento e toda a conclusão final do trabalho apresentado.

3  ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE RISCO (GUIA PMBOK)

      É o processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto Maximiza os eventos positivos e minimiza os eventos negativos É o processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto Maximiza os eventos positivos e minimiza os eventos negativos.        

     O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto (PMBOK, 2008).

                 Plano de gerenciamento de riscos

Ao final do processo de planejamento dos riscos têm-se a lista de riscos, no plano de gerenciamento de riscos é apresentado o extrato da lista mostrando apenas um dos riscos ao projeto, como exemplo.

Um processo do Gerenciamento dos Riscos

Risk Identification : a finalidade do processo “Risk Identification” Identificar e documentar os riscos que podem afetar o sucesso do projeto Identificar e documentar os riscos que podem afetar o sucesso do projeto

 Pontos importantes para a identificação

 • Participantes do processo – Toda a equipe do projeto deve participar – Se necessário, convocar especialistas de outras áreas da empresa – Stakeholders – Clientes, usuários finais, etc •

O processo é iterativo – Primeiro, envolver somente parte da equipe – Segundo, o restante da equipe e “stakeholders” – Finalmente, pessoas que não fazem parte do projeto, para evitar resultados induzidos Pontos importantes para a identificação •

O processo de identificação é realizado primordialmente durante as fases de iniciação e planejamento do projeto

• A identificação é um processo contínuo, sendo realizado também durante todas as outras fases do projeto

• A identificação só pode ser completada após a conclusão da WBS e que todos saibam: “o que é o projeto” Elementos do Processo “Risk Identification”.

[pic 5]

 

3.1  ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE ESCOPO (GUIA PMBOK)

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário; e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto (PMBOK, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (332.7 Kb)   docx (205.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com