TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 15

  1. [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 GESTÃO DE PROJETOS        4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        9

2.2.1 Gestão por Competência...................................................................................  9

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades.................................... 10

2.2.3 Aplicabilidade da Logística............................................................................... 11

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        13

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor....................................... 13

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 14

2.3.3 Estudo de Mercado.......................................................................................... 15

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



1 INTRODUÇÃO

Na fase inicial de um desenvolvimento de investigação é preciso fazer a pesquisa bibliográfica, com o intuito de saber se alguém já publicou as respostas às questões propostas e decidir se é interessante repetir a investigação com os mesmos objetivos, saber quais os métodos utilizados em investigações similares e averiguar o melhor que será aplicado, enquadrar o nosso estudo em um modelo de casualidade, diferenciando a variável resposta e as variáveis interferentes, facilitando assim, a identificação dos meios para controlá-las logo no inicio, não deixando que estas confundam nosso resultado. Por isso, a importâncias das disciplinas estudadas nesse semestre mostram-nos o quão interessante e cuidadoso para o nosso crescimento profissional.

 

 


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS.

É um empreendimento único e não repetitivo, que tem como objetivo um novo produto. O processo tem início, meio e fim, é organizado e reúne e investe recursos para cumprir objetivos predefinidos, além de ser um instrumento de mudanças e contribuir com a obtenção de resultados empresariais a curto e longo prazo.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004), projeto é um “processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”.

Para tanto, é necessário cuidar da sobrevivência da empresa, buscando a manutenção e a satisfação dos clientes externos. Sendo assim, é importante frisar que não existem tarefas ou pessoas sem importância dentro de um trabalho coletivo, e que o desenvolvimento de um projeto, desde sua concepção até a conclusão, depende do trabalho de muitas mãos e cabeças.

De acordo com o Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK, é um conjunto de práticas em gerência de projetos levantado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base da metodologia de gerência de projetos do PMI. Essas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de projetos, ou Guia PMBOK.

Na visão de Menezes (2001), como podemos definir um projeto,

A busca – sempre presente – da competitividade faz com que os recursos dentro das organizações sejam aplicados em suas atividades, especialmente que conduzam à realização de lucros. Entretanto, das várias atividades desenvolvidas nas empresas, podemos identificar dois tipos. Algumas atividades são rotineiras, possuem ciclos curtos de duração, são desenvolvidas por apenas um indivíduo, são bem conhecidas, não têm uma cronologia muito acentuada. Em outro extremo, encontramos as organizações cujas tarefas possuem elevado conteúdo de inovação. A realidade da grande maioria das empresas encontra-se na faixa intermediária, em que operações rotineiras a atividades inovadoras convivem numa coexistência não tão afável como poderíamos imaginar. O ambiente inovador, repleto de incertezas, exige uma administração de projetos em que a concepção multidisciplinar e a gestão orientada para resultado possam ser devidamente aplicadas.

 Mas para se alcançar um bom resultado, é necessária a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto. É importante a utilização de metodologias, o conhecimento de pessoas, o entendimento nítido dos impactos que podem ocorrer durante todo o processo e, ainda, ter bastante experiência e conhecimento nas áreas de aplicação do projeto.

Para isso existem nove áreas de conhecimento que são:

  • Gerenciamento da integração: é um projeto que tem por objetivo garantir a coordenação e integração entre vários elementos do empreendimento (desenvolvimento e execução, do desempenho e das mudanças). Essa área é responsável por organizar e colocar cada parte do projeto em seu devido lugar;
  • Gerenciamento do escopo: assegura a realização de todos os serviços e produtos requeridos, incluindo todo o trabalho exigido (iniciação, planejamento, execução, verificação, controle e mudanças do escopo). É a alma do projeto, pois define o que será feito e o objetivo final a ser alcançado;
  • Gerenciamento de tempo: é primordial, pois assegura a execução do empreendimento dentro dos prazos estabelecido (definição, sequencialmente, da estimativa de duração de atividades, do desenvolvimento e do controle do cronograma). É feito a partir do que ficou definido no escopo e, ao longo do tempo, o trabalho é organizado de modo a cumprir o prazo estabelecido no cronograma de atividades que deverão ser executadas, é crítico, pois não recupera o que foi perdido;
  • Gerenciamento dos custos: visa assegurar que o empreendimento seja feito dentro do orçamento aprovado (planejamento de recursos, estimativa, orçamentação e controle de custos), faz parte de um gerenciamento financeiro, em que o custo é apenas mais um dos componentes;
  • Gerenciamento da qualidade: é o processo que garante que o empreendimento atenda de modo satisfatório, aos requisitos especificados e atinja a finalidade a que se destina (planejamento, garantia e controle da qualidade), seu objetivo maior é assegurar que o projeto seja concluído com a qualidade desejada, garantindo satisfação das necessidades de todos os envolvidos;
  • Gerenciamento de recursos humanos: objetiva fazer o mais eficiente uso das pessoas envolvidas (planejamento, organização, recrutamento/alocação de pessoal e desenvolvimento de equipes). Essa área é tratada de modo bastante simples, desde que o gerente de projetos tenha a habilidade de lidar com pessoas, sendo essa característica determinante;
  • Gerenciamento das comunicações: a adequada geração, divulgação, armazenamento e disposição das informações do empreendimento são assegurados por meio do processo de gerenciamento das comunicações (planejamento das comunicações, distribuição de informações, relatório de desempenho e encerramento administrativo). Essa área deve fazer uso de todos os processos necessários que garantam a devida destinação final das informações sobre o projeto de maneira clara e apropriada;
  • Gerenciamento de riscos: determina que os processos relativos aos riscos envolvidos no empreendimento devem ser identificados, analisados e minimizados (identificação, quantificação, desenvolvimento de resposta e controle das respostas aos riscos). São condições que, caso venham a ocorrer, podem comprometer ou impedir sua realização;
  • Gerenciamento de suprimentos: é, planejamento das aquisições – define o que contratar, quando contratar e se vai comprar ou fabricar; preparação das aquisições – processo de identificação dos fornecedores potenciais e especificação de como será o processo de compra; obtenção de propostas – recebimento de propostas dos fornecedores; seleção de fornecedores – é o momento de escolha entre os fornecedores que apresentam proposta.  

Pré-projeto

Nome do projeto:

Componentes do grupo:

Nome: ______________________________ RA: __________________

Nome: ______________________________ RA: __________________

Nome: ______________________________ RA: __________________

Nome: ______________________________ RA: __________________

Nome: ______________________________ RA: __________________

Informações sobre a empresa

  • Negócio da empresa

Aqui serão descritos como a empresa ganha dinheiro – quais são os produtos e serviços oferecidos, os canais de vendas, os aspectos gerais da operação.

  • Produtos e serviços oferecidos

Nesse ponto serão fornecidos detalhes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

  • Área de atuação

Descrição da área geográfica de atuação da empresa.

  • Público-alvo

Descrição das características gerais do público-alvo da empresa.

        Renda

        É uma empresa que lida apenas com classe alta? Ou apenas com classe baixa? Ou com todas? Por quê? Como isso se relaciona com o produto e com o negócio da empresa?

        Sexo

        É uma empresa apenas para mulheres? Para homens? Independe? O público pode ser misto? Ele tende a ser mais masculino do que feminino?

        Estilo de vida

        É uma empresa que só atinge um tipo específico de público?

Faixa Etária

O público será de jovens, crianças, adultos?

  • Visão da empresa no mercado

Aqui serão descritos a visão que a empresa tem no mercado. Por exemplo, ela é vista como líder de mercado? Em que região? Ou ela é tida como “empresa popular”? Ou empresa requintada, para poucos?

  • Informações sobre o projeto
  • Justificativa

Aqui serão descritos qual é a razão de ser da empresa. O porquê da criação/contratação. Prova razão ou documento com que se demonstra a realidade de um fato.

  • Objetivo

Qual é o objetivo da empresa, ou seja, que problema ela se propõe a resolver. Aumentar vendas? Melhorar a comunicação interna da empresa? Se tornar referência no público infantil?

  • Proposta de solução

Fazer um “brainstorming” e detalhe aqui o resultado destas idéias, detalhando cada uma das ferramentas que serão propostas como solução ao problema enfrentado pela empresa.

Exemplo de detalhamento de escopo da solução:

  • Ferramenta de solicitação de reserva: a ferramenta de solicitação de reserva vai permitir que um funcionário preenchesse um formulário requisitando a reserva do equipamento. Ele selecionará o equipamento a ser reservado, digitará o dia e a hora e aguardará resposta por e-mail confirmando a reserva.

  • Levantamento de concorrência operacional

Escolher três concorrentes que têm operação similar à desenvolvida no projeto do grupo. Analisar, para cada um dos concorrentes:

  • Como funciona a operação, de um modo geral, descrevendo-a.
  • Pontos fortes da operação
  • Pontos fracos da operação

Aqui será incluído telas dos sites ou diagramas para tornar mais fácil entender do que estão falando na análise.

         Assim seria mais ou menos a base de pré-projeto, algo que seria projetado.[pic 15]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com