TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.622 Palavras (15 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 15

        MERCADO DE TRABALHO

Acadêmico:

Aline da Silva

Professor-Tutor Externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB FLX0033) – Prática do Módulo I
JULHO/2019

RESUMO

Neste trabalho, abordaremos sobre Mercado de Trabalho.  Em aspectos gerais, conheceremos melhor o que é o Mercado de trabalho.  Conceito, estrutura e elaboração. Conheceremos de forma mais aprofundada as principais definições de pesquisa, algumas formas de classificação e as etapas de um planejamento de pesquisa. Entenderemos também, os procedimentos que precisam ser adotados em cada uma dessas etapas e de que forma o projeto de pesquisa deve ser apresentado.

Palavras-chave: Pesquisa. Conceito. Estrutura. Elaboração. Classificação. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

A elaboração e o desenvolvimento de uma pesquisa, para que seus resultados sejam positivos e satisfatórios, estão baseados em planejamento e reflexões conceituais.

A Metodologia tem a função de mostrar o caminho da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar. Tem a função de nos proporcionar um olhar curioso, mais crítico, criativo e questionador.

Pesquisar é sinônimo de buscar ou procurar. Sendo assim, pesquisar é buscar ou procurar respostas para algumas coisas, para alguns questionamentos. Para que os resultados sejam ideais, na pesquisa, se utiliza diferentes instrumentos que são atribuídos pelo pesquisador.

O processo geral da pesquisa não é um trabalho totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho. Percurso este, que muitas vezes, precisa ser reinventado em algumas etapas. Sendo assim, não precisamos somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.

Diante disso, o presente trabalho, além de mostrar os principais conceitos em relação a Pesquisa, visa fornecer informações sobre as etapas da elaboração, bem como, sua estrutura principal.

2 O QUE É PESQUISA?

Muitos são os conceitos em relação à pesquisa. Nos dicionários, em livros de metodologia e na internet existem variadas explicações a respeito do que seja pesquisar.

Na verdade, a pesquisa nada mais é do que a curiosidade sobre determinado tema. Curiosidade esta, muitas vezes, instigada pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências.

Quando pesquisamos, descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece.

Para Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”.

De acordo com Mello (2006, p.14): “pesquisar exige organização, dedicação, disposição, disciplina, tempo e estudo”. Podemos perceber que

Diante disso, percebemos que um bom pesquisador, necessita de algumas características essenciais.

Um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social. São igualmente importantes: a humildade para ter atitude autocorretiva, a imaginação disciplinada, a perseverança, a paciência e a confiança na experiência (Gil, 1999).

Gil (1999, p.42), ainda afirma que a pesquisa é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Já Minayo (1993, p.23), considera a pesquisa como “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.

2.1 CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS

São várias as maneiras de se classificar uma pesquisa. Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre as formas clássicas.

Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:

  • Pesquisa Básica: Tem como objetivo conhecimentos para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
  • Pesquisa Aplicada: Tem como objetivo conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

Do ponto de vista da forma de abordagem, pode ser:

  • Pesquisa Quantitativa: Os conceitos podem ser medidos. Considera que tudo pode ser quantificável, o mesmo que traduzir em números, as opiniões e informações. Utiliza-se de recursos e técnicas estatísticas (percentual, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.) para analisar e classificar das informações.
  • Pesquisa Qualitativa: Visa a buscar uma compreensão profunda do contexto analisado. Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. É descritiva.

Para Gil (1991), do ponto de vista de seus objetivos, pode ser:

  • Pesquisa Exploratória: Tem o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado, análise de exemplos que estimulem a compreensão. Geralmente, assume as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
  • Pesquisa Descritiva: O objetivo é descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Requer o uso de técnicas em relação a coleta de dados, como por exemplo questionário e observação sistemática. Geralmente, assume a forma de Levantamento.
  • Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Também aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, explica o “porquê” das coisas. Se realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental. Se realizada nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Geralmente, assume a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

Ainda de Acordo com Gil 1991), do ponto de vista dos procedimentos técnicos, pode ser:

  • Pesquisa Bibliográfica: elaborada a partir de materiais já publicados, constituído de artigos, de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet, mas principalmente de livros.
  • Pesquisa Documental: feita a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
  • Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
  • Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
  • Estudo de caso: envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
  • Pesquisa Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.

  • Pesquisa-Ação: realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
  • Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

2.2 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA

 

No planejamento de uma pesquisa científica, segundo Goldemberg (1999, p.106), é indispensável:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com