TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Cinética Química Usada Como Fonte De Pesquisa Por Alunos Da Segunda Série Do Ensino Médio Em Relação A Vacina Para O Vírus Do Covid-19

Por:   •  15/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DA CINÉTICA QUÍMICA USADA COMO FONTE DE PESQUISA POR ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO A VACINA PARA O VÍRUS DO COVID-19

RESUMO: Com base nas dificuldades e compreensão dos cálculos sobre o assunto de Cinética Química de alunos do segundo ano de uma escola da rede estadual de ensino em Macapá-AP, foi proposto levar interatividade para o cotidiano dos alunos por investigação com coleta de dados em relação a vacina do COVID-19. Após realização de aula teórica abordando a forma que a química está presente no dia a dia e dentro do ambiente que os rodeia, os alunos fizeram uma pesquisa acerca da análise do tempo e reações adversas de cada vacina. Considerando o assunto estudado e praticado, com a pesquisa de campo e dados obtidos demonstram que a percepção dos alunos em relação ao assunto e a pesquisa feita fez-se um melhor entendimento das relações entre o assunto abordado e o cotidiano.

Palavra-chave: Ciências, Cinética Química, COVID-19, Ensino por Investigação.

INTRODUÇÃO

        O estudo da química no ensino médio abstrai-se muitos cálculos durante o percurso de três anos dos alunos dentro de sala de aula das escolas estaduais, muitos conceitos e cálculos envolvem o aluno nesta etapa de sua vida, o despreparo de muitos em relação a cálculos os deixa sem interesse para qualquer disciplina que envolvam cálculos e química por conter cálculos não é diferente. A participação dos alunos do ensino médio depende não somente deles mais sim das interatividades que os professores levam para dentro de sala de aula, os cálculos por si só fazem com que os alunos os não se aproximam da ciência estudada.

Buscar que os alunos tenham interesse pela leitura, pelos conceitos envolvidos em química, por cálculos, por aplicativos que envolvam o assunto ainda e muito inseguro para muitos. Chassot (1993), por exemplo, chama a atenção para a diferente leitura do mundo possibilitada às pessoas pelo conhecimento químico.

        Levando em considerações questões baseadas na cinética química no dia a dia, são deixadas de lado ou perdem a importância diante dos estudos em sala de aula, deixando que as aulas se tornem monótonas e sem riqueza de conteúdos e conhecimentos diante das aulas de reações químicas no Ensino Médio. De acordo com FOSSILE (2010) o estágio Operatório formal: dos 11/12 anos em diante. Encontramos nessa fase um adolescente, que utiliza o raciocínio hipotético-dedutivo, elabora e testa suas hipóteses, alcança a abstração, entende que a linguagem é de importância extrema, pois com ela poderá formular hipóteses e realizar pesquisas.

        Para Chateau (1987) a ideia do ludismo funciona porque os educandos saem do seu egocentrismo original e passam a aprender a conviver em sociedade umas com as outras por meio de jogos e brincadeiras cooperativas.

        O jogo e uma construção do conhecimento, propicia – nós a experiência do êxito, pois é significativo, possibilitando a autodescoberta, a assimilação e a integração com o mundo por meio de relação e de vivências, Piaget (2006). As relações vivenciadas em aulas geram uma estrutura confiante para os alunos e com isso os professores têm a possibilidade de incluir nas suas aulas jogos como atividade lúdica, pois trabalha o desenvolvimento cognitivo.

Os objetivos das aulas/oficinas é desenvolver as concepções que envolvam a cinética química e compreender a linguagem envolvida dentro dos conceitos e cálculos para poderem pesquisar as reações da vacina do COVID-19.

METODOLOGIA

        Este trabalho foi proposto durante as aulas/oficinas dos bolsistas do PIBID da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – UEAP do curso de Licenciatura em Química em uma escola da rede estadual.

        As aulas desenvolvidas na disciplina de química para uma turma de no 2° ano do ensino médio, totalizando 20 alunos. Foi apresentada aulas teóricas ilustrativas por meio do CLASSROOM um ambiente virtual muito usado em aulas durante a pandemia do vírus do COVID-19, aulas com demonstrações lúdicas feitas com bolinhas de isopor e o apoio dado pelo aplicativo WHATSAPP com explicações do assunto. No segundo momento aplicou-se uma prova objetiva com questões de múltiplas escolhas de cinco alternativas, link com jogo de cruzadinha para que pudessem interagir e aumentar seus conhecimentos. No terceiro momento, foi aplicada uma pesquisa de campo relacionada a vacina do COVID-19 com o intuito de pesquisar a velocidade e tempo das reações da vacina, baseado no assunto de cinética química e a velocidade das reações, a pesquisa deveria ser feita somente com pessoas próximas ou com o uso de rede social, obedecendo aos critérios de normas de segurança da saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

        A pesquisa contou com a participação de 20 alunos, no entanto 16 entregaram a pesquisa e os outros 4 alunos não fizeram a pesquisa porque que haviam parado os estudos, ou seja, obtenção de 100% de respostas. Com os objetivos em vista para a pesquisa sobre a vacina do COVID-19, os alunos demonstram–se bastante envolvidos pelo assunto proposto.

        A pesquisa foi aplicada por etapas: etapa 1 - foi repassada a pesquisa para os alunos e explicado qual a melhor forma deveriam aplica, pois estávamos em um período delicado de restrição social. Etapa 2 - os alunos desenvolveram a pesquisa conforme as normas de segurança do COVID-19. Por fim, Etapa 3 - debate em sala de aula virtual sobre o entendimento do tempo e velocidade das reações da vacina para o vírus do COVID-19. Todos os alunos mantiveram as seguranças devidas para aplicação da pesquisa, com auxílio do celular móvel usando suas redes sociais.

        Após as pesquisas houve um debate para saber em relação ao assunto estudado o que eles aprenderam em relação a velocidade e tempo de reações em relação a vacina do COVID-19, às explicativas foram diversas, com um entendimento entre ótimo e muito bom. Com pedido de que nas próximas aulas fossem aplicadas a mesma metodologia para a turma, assim eles entenderiam o assunto melhor. Abaixo seguem duas demonstrações da pesquisa feita por dois alunos.

Figuras 1 – Aula on-line via classroom para turma do 2° ano ensino médio

[pic 1]


Aula sobre o assunto: Cinética Química, aplicada por classroom (app do Google)

para os alunos da 2° série Do ensino médio durante a pandemia.

Figuras 2 – pesquisa de campo repassada para os alunos praticarem

[pic 2]
A figura demonstra a pesquisa feita por um aluno, feita sobre os critérios de medidas de prevenção do COVID-19 e com suporte de celular em rede social

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 

        Tendo em vista respostas tabuladas nos quadros de pesquisa pelos alunos foram discutidas em sala após todos terem em mãos suas tabelas preenchidas. Em uma folha foi anotado suas percepções em torno da vacina, suas reações e quantas pessoas do seu convívio social buscariam a imunização ou não, os medos da população diante do desconhecido ou mal interpretado. Essas informações falsas são propagadas na maioria das vezes pelos movimentos de antivacina, cuja motivação vem do âmbito político, religioso e ideológico (Teixeira e Santos, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com