TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA QUALITATIVA

Por:   •  12/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

1 RESULTADOS DA ETAPA QUALITATIVA

Neste relatório serão descritos os resultados referentes aos dados coletados junto aos alunos que estudam na Unisinos, e que circulam pelo Centro 6 (Escola Politécnica), com o objetivo de buscar melhorias na alimentação do Campus da Unisinos.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS

Os critérios estabelecidos para a escolha dos entrevistados foram: ser um aluno da Unisinos e circular no Centro 6 (Escola Politécnica). Foram entrevistados 4 alunos da Unisinos, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino e que fazem refeições no Campus.

Tabela 1 - Característica dos entrevistados

Código do entrevistado

Idade

N° de refeições que faz por semana

Sexo

E01

32 anos

3 refeições

Feminino

E02

27 anos

4 refeições

Masculino

E03

19 anos

2 ou 3 refeições

Masculino

E04

32 anos

3 ou 4 refeições

Masculino

1.2 – ANALISAR O MIX DE OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ALIMENTAÇÃO NO CAMPUS SÃO LEOPOLDO:

        Analisando as respostas dos entrevistados, em relação a esse objetivo, percebemos que há um mix variado de ofertas para a alimentação dos estudantes do Campus da Unisinos. Foram relatados uma grande variedade de produtos, desde lanches rápidos destinados para os estudantes que não dispõem de muito tempo (pastéis, cupcakes, cachorros quentes, salgados, sanduíches, bebidas, cappucino, café, sucos, refrigerantes...), até os buffets de saladas e pratos quentes, para aqueles que desejam refeições mais elaboradas:

        “...Tem variedade de saladas: não sou fã de salada, mas acho importante ter variedade, pois acabo querendo comer mais e gostando mais...” (E1)

        “Quais os aspectos positivos desse local? É a variedade de sabores”... (E2);

        ”...Mudanças no RU. O restaurante teve uma melhora considerável no cardápio, incluindo aumento da variedade e qualidade dos alimentos...” (E2)

                

        Os que demonstram maior interesse por buffet, elogiam a variedade de alimentos num só estabelecimento:

        “....pois no Buffet, eles já tem a comida, as frutas, a sobremesa, as bebidas. Ou seja, não preciso estar pegando a sobremesa em outro lugar, ou esperar garçom na mesa, pois pego tudo de uma só vez...” (E1)

        Nota-se uma atenção e busca crescente dos estudantes por alimentação saudável  e para aqueles que possuem restrição a algum alimento (exemplo glutem e lactose), e conclui-se que há uma ausência desses tipos de produtos no campus, que poderia ser acrescentado no mix de produtos da Unisinos:

         "...restaurante de comidas integrais, feito sem óleo, mais natural, ou algo assim[...]além de não ter muita opção para quem tem restrição a certos alimentos ou quer se cuidar..." (E1)

        “....Disponibilizar comidas sem gluten/lactose, pois conheço amigos que não podem com esse tipo de alimento e possuem dificuldade em se alimentar no local...” (E3)

        “...Na onda de alimentação saudável, os estabelecimentos da Unisinos ainda não se atualizaram. Falta alternativas....” (E4)

        Alguns também criticam a falta de inovações e produtos novos para o campus:

        “...Estamos sempre ligados em novas “modas” novas tendências, e os estabelecimentos do Campus não buscam as coisas novas do mercado. Se mantem estagnadas...” (E3)

1.3 AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A CERCA DOS DIFERENTES ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS LOCALIZADOS NO CAMPUS:

        Podemos perceber, através das entrevistas realizadas, que o campus possui estabelecimentos diversos para os estudantes fazerem suas refeições.

A qualidade da comida é apontada em todas as entrevistas como ponto forte destes estabelecimentos. Alguns entrevistados apontaram o atendimento e o preço como pontos a serem melhorados:

 “Lembro de uma situação específica em que pedi um café com leite numa lancheria do centro 5, e a moça me deu um cappucino. Fui pedir para trocar, e ela me disse “Mas é quase a mesma coisa!”. Imagina, se fosse a mesma coisa eu teria pedido qualquer um!!!! E que desaforo, ao invés dela me pedir desculpas, me disse uma coisa dessa!”  Foi sugerido inclusive, treinamento para as empresas.

Por outro lado, alguns relataram boas experiências com o atendimento, conforme alguns entrevistados:

 “A moça (da loja de cupcake), me atendeu muito bem, e me explicou detalhadamente como faziam os cupcakes, ingredientes importantes, outros tipos que eles poderiam fazer por encomenda, me deu folder, e endereço do facebook. Foi super atenciosa e me fez querer voltar novamente”.

Vale ressaltar ainda o comentário de um dos entrevistados da área criativa, colocando que:  “na onda da alimentação saudável, os estabelecimentos da Unisinos ainda não se atualizaram, Faltam alternativas”, alertando para a falta de atualização dos estabelecimentos, visto que é uma realidade crescente nos dias atuais estabelecimentos voltados mais para uma alimentação saudável.

1.4 IDENTIFICAR ATRIBUTOS QUE GERAM SATISFAÇÃO ACERCA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO NO CAMPUS SÃO LEOPOLDO:

        Após análise das entrevistas, podemos concluir que os principais atributos que geram satisfação dos alunos que utilizam os serviços de alimentação na Universidade estão relacionados ao atendimento, qualidade/variedade dos produtos e tipo de ambiente e localização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com