TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

COMO PRATICAS DE UMA EMPRESA PODEM APERFEICOAR O DESENVOLVIMENTO DA PROPRIEDADES ESTRATEGICAS?

1      INTRODUÇÃO

Atualmente observamos a busca constante das organizações pelo sucesso no mercado, através da máxima eficiência e redução de seus custos, assim muitas empresas tem notado que diferencial competitivo esta no seu capital humano. Através disso muitas empresas estão tendo uma visão diferente ao seu recursos humanos, estão disponibilizando mais aperfeiçoamentos para tratar com máxima eficiência de seus funcionários, visão esta completamente diferente dos tempos antigos onde tudo era ditado pelo departamento de pessoal e que todos tinham medo, hoje as coisas tem mudado graças a evolução das mentes dos gestores, e tem desenvolvido um papel notável na competitividade entres as organizações.

  1. JUSTIFICATIVA

Diante ao exposto vimos que o papel estratégico a ser desempenhado pela área de Recursos Humanos tem passando por vários fatos importantíssimos na historia, e que as empresas tem mostrado interesse em investimentos com diz respeito a esta pasta. Com isso nos resta saber como as praticas de uma empresa podem aperfeiçoar o desenvolvimento das propriedades dos recursos e capacidades determinantes, relacionados aos recursos de valor, raridade, de difícil imitação organizacional de uma empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

Notamos que com o passar dos anos muitas mudanças que nortearam a área de pessoal da empresa, antigamente quando tudo começou o departamento de pessoal, era apenas responsável pela burocracia que diz respeito ao funcionário, ou seja servia apenas para aspectos legais e administrativos dos funcionários, e tinha juntos ao demais colaboradores um papel ditador, já que todos tinham receio quando ouviam do chefe “passa lá no departamento de pessoal”, pois já sabiam que maioria das vezes coisa boa não estava por vir, mas com o passar dos anos as coisas foram mudando, mudaram ate o nome que se passou a chamar-se de Recursos Humanos, só que os gerentes dos setores ainda não tinham mudado o modo de ver as coisas, ainda estavam presos ao modelo antigo de gestão do departamento de pessoal e recusavam- se a abrir mão dos poderem que detinham.

Antigamente, tudo que estava relacionado com a competitividade estava ligado a ditar os preços, ou seja, a empresa era quem ditava o preço do produto e não o mercado, logico não havia necessidade de competir com ninguém já que comandavam tudo. Só que, com a evolução do Mercado as coisas foram ficando mais difíceis para as empresas, o mercado passou a ditar os preços as empresas não detinham mais esse poder.

Parte dai a necessidade de uma nova competitividade, assim com o abrir das mentes dos gestores identificaram que o capital humano era um fator determinante no sucesso da empresa, pois colaboradores felizes desenvolviam bem suas atividades o que consequentemente geravam mais lucros para as organizações, afinal as pessoas não são recursos e sim fontes geradoras de recursos.

 .Considerando que, as organizações são pessoas, é preciso olhar para a organização focado em pessoas afinal são as pessoas as responsáveis pelo sucesso ou fracasso das organizações, elas trazem os resultados, bons ou ruins aumento da produtividade, implementam novas ferramentas e etc. Sendo assim, as corporações vêem-se obrigadas a contar com equipes de profissionais qualificados e comprometidos com o negócio.

Frente a isso, a área de RH deve estar muito bem preparada para as mudanças exigidas pelo mercado, saber onde, quando e como pode contribuir com seu cliente interno, agregando vantagens competitivas sustentadas no crescimento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com