TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PET GLAMOUR

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR BERNARDO DE FILIPPIS

Santa Bárbara d´Oeste

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre a PET GLAMOUR administrada pelos irmãos João e Alba Lorenzo. Nesta etapa iremos abordar as necessidades de formação e desenvolvimento de equipes, e a transformação que o mesmo causará. Aborda como o trabalho em grupo leva à obter os resultados almejados, devido ao conhecimento diferenciados das pessoas. Também a liderança influencia diretamente na direção e coordenação do trabalho em grupo, assim muitos dos erros são cometidos pelos próprios líderes, principalmente em sua capacidade de influenciar as pessoas e é o que acontece na PET GLAMOUR a falta de liderança está ocorrendo muitos conflitos. Fala sobre os grupos formais e informais nada mais é que um grupo de dois ou mais integrantes para tornar seus objetivos em sucesso. Aborda também a nova administração, seu conceito e com isso chegar a resultados pretendidos, ou seja, soluções apresentados para a PET GLAMOUR.

  1. FORMAÇÃO DOS GRUPOS, SUA TRANSFORMAÇÃO EM EQUIPE: TIPOS, DESENVOLVIMENTO E ATUAÇÃO

O trabalho em grupo pode melhorar a expectativa da empresa em relação a produtividade, assim juntando todas as ideias se torna criativo e eficaz o chamado trabalho em grupo. O que se tornaria difícil, acaba se tornando fácil pois a junção de ideias se transforma em sucesso e competência, nos grandes grupos há um líder que toma a frente e sua elaboração é de suma importância dentro das organizações. Os resultados são claros e bem sucedidos, assim o trabalho em grupo é essencial na desenvoltura dos projetos.

Existem os grupos formais e também os grupos informais, formal nada mais é que um grupo de dois ou mais integrantes para tornar seus objetivos em sucesso e o informal seria como um grupo de amigos agindo em trabalhos diários sendo dentro das organizações ou fora dela.

Para tornar os grupos eficazes dentro da organização cada um deverá apoiar as regras e decisões a serem tomadas, e aprender com os conflitos. A vantagem do trabalho em grupo e não o isolamento, é a segurança para não haver desproteção, possibilidade de atingir os resultados.

Existem os tipos básicos de uma equipe como equipe funcional que se forma por pessoas que trabalham juntas em tarefas independentes:

  • Equipe relutoras de problemas que se concentra em problemas em suas áreas de responsabilidade.
  • Equipes cross-funcionais são equipes com habilidades e conhecimento das pessoas que pertencem a diferentes áreas de trabalho buscando solução para problemas comuns
  • Equipes auto gerenciadas consiste em empregados que trabalham juntos para fazer um produto, ou prestar um serviço.
  • Equipe virtual que é um grupo que ajuda através da tecnologia e informações dos projetos ao mesmo tempo em outros lugares.

Para melhor desenvolvimento no espírito de equipe seria importante formar grupos pequenos, utilizando melhor os talentos de cada um. Incentivar uma reflexão estratégica em conjunto, diante de opções e escolhas que danifica as tentativas individuais.

  1. Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Dentro de uma organização os funcionários se agrupam de forma que todos que fazem parte tenham algo em comum. Esses grupos podem ser de comando, tarefa, amizade e interesse. As principais razões para que haja a formação de um grupo são: segurança, status, autoestima, associação, poder e pelo alcance de metas.

  1. Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos Informais são formados sem a estruturação da organização, são formados naturalmente dentro do ambiente organizacional devido a necessidade de contatos sociais.

Grupos formais são grupos definidos pela empresa, esse grupo tem como objetivo atingir as metas que a gerência define obedecendo as regras que existem dentro da organização.

  1. Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Grupo de comando: Os sócios Alba e João Maria não se entendem e culpam-se mutualmente por causa do faturamento em queda constante e da parte administrativa. O gerente Rui sempre perde o controle da gerência e enfrenta problemas com o comportamento das vendedoras.

Grupo de tarefa: Anita e Léa se sentem menosprezadas pois Éder que é arrogante e a todo momento se vangloria de seu talento artístico para a tosa dos animais. As vendedoras Léa e Leila são preguiçosas e acomodadas em suas funções apresentando falta de comprometimento com a empresa.

  1. Tabela de Grupos Formais

GRUPO FORMAL

COMPONENTES

CONFLITOS DETECTADOS

Gerência

Alba, João e Rui

Falta de comunicação

Falta de controle

Desmotivação

Banho e Tosa

Éder, Anita, Elaine

Falta de trabalho em equipe

Desmotivação

Falta de ética

Vendedoras

Léa e Leila

Falta de compromisso

Mal estar devido comportamento dos funcionários

  1. ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DOS GRUPOS FORMAIS
  1. Gerência

ESCALA DE DESENVLVIMENTO DE EQUIPE DOS GRUPOS FORMAIS

1. Grau de confiança recíproca:

Muita confiança

Confiança elevada

1

2

3

4

5

6

7

2. Comunicação:

Restrita cautelosa

Francas e autênticas

1

2

3

4

5

6

7

3. Grau de apoio recíproco:

Cada um por si

Legítima preocupação uns com os outros

1

2

3

4

5

6

7

4. Objetivos em Equipe:

Não Compreendidos

Compreendidos Claramente

1

2

3

4

5

6

7

5. Tratamento dos conflitos dentro da equipe:

Através da recusa, escapatória,

Aceitação e solução dos conflitos

repressão ou acomodação

1

2

3

4

5

6

7

6. Utilização das habilidades dos membros:

Não são utilizadas

São utilizadas amplamente

1

2

3

4

5

6

7

7. Método de controle:

Controle é imposto

O controle é feito internamente

1

2

3

4

5

6

7

8. Ambiente Organizacional:

Restritivo; pressão para que haja conformismo

Livre, de apoio, com respeito por diferenças

1

2

3

4

5

6

7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com