TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  2.528 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICO EM GESTÃO AMBIENTAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

CASTANHAL

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICO EM GESTÃO AMBIENTAL

LEONANNNNNNNNN

CT

NORTE FLORESTAL

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III

Apresentado à Universidade Paulista

UNIP, para avaliação semestral no

Curso de Gestão Ambiental.

CASTANHAL

2016

RESUMO

                 O Projeto Integrado multidisciplinar III do curso Tecnológico em Gestão Ambiental aborda o levantamento de informações baseados na empresa “Norte Florestal.”, que atua no ramo de Plantio e Reflorestamentos, e relaciona dados relevantes sobre sua fundação, ética e legislação, gestão de recursos naturais, resíduos, efluentes e emissões e auditoria, certificação ambiental.

Palavras-chave: Ética, Gestão e Auditoria.

SUMÁRIO

         INTRODUÇÃO5

    1. Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial6

1.1.    Responsabilidade Social6

1.2.    Ética Ambiental 6

     2. Gestão de Recursos Naturais7

2.1.   Recursos Naturais e Mudanças Climáticas 7

2.2.   Desertificação7

2.3.   Água7

    3. Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões8

3.1.   Monitoramento de Efluentes 8

3.2.   Gestão de Efluentes Líquidos 9

     4. Auditoria e Certificação Ambiental9

4.1.   Certificação Ambiental9

    5. Conclusão10

    6. Biografia11

       


 INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura da empresa selecionada, a fim de expor suas estratégia de marketing ambiental, bem como suas funcionalidades de ecossistema e biodiversidade elaboradas no processo de atuação no ramo ambiental.

A empresa analisada é a “Norte Florestal ” dados coletados são fontes da própria instituição que disponibilizou para estudos e levantamentos analíticos.

Contudo, apresento o presente trabalho para experimentos tecnológicos e possíveis divulgação de dados, baseado nas experiências e atividades desenvolvidas pela a empresa pesquisada.


1.   ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL

1.1.   Responsabilidade Social

A Norte Florestal atua nas áreas de engenharia e meio ambiente, fornecendo apoio e soluções para empresas por meio de produtos, serviços e assessoria técnica especializada.

Profissional e estratégica, a Marca Florestal coloca em prática seus projetos baseando-se sempre em princípios legais e na sustentabilidade, de modo a atender as demandas específicas de sua empresa e as necessidades de crescimento econômico da sociedade.

Atua em todo território nacional, compromissados com a qualidade na prestação de serviços, gestão e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes nas mais diversas áreas, combina métodos de construção e gestão de projetos inovadores com responsabilidade socioambiental. Além de equipe própria, trabalhamos com a colaboração de arquitetos, engenheiros e subcontratados em todas as fases do processo.

1.2.   Ética Ambiental

A Norte Ambiental é por definição o “estudo da conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global”. Esta concepção está relacionada à modificação das condições físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, ocasionada pela intervenção de atividades comunitárias industriais, que pode colocar em risco todas as formas de vida do planeta.

Segundo a Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, um bem de uso comum do povo e fundamental à boa qualidade de vida. Cabe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e o preservar para esta e para as próximas gerações. O maior desafio da ética ambiental está no compromisso particular a ser firmado e honrado por cada indivíduo, consciente de que é ético e não legal, pois não se trata de uma lei regulamentada, mas sim de um princípio moral. 

2.   Gestão de Recursos Naturais.

2.1.   Recursos Naturais e Mudanças Climáticas

A depender do espaço onde está a população precisa dispor ao máximo dos recursos naturais para sobreviver. Geralmente, a disponibilidade destes recursos é mais limitada onde há acesso mais restrito a tecnologias adequadas para a produção agrícola. O uso racional dos recursos naturais, tanto por meio da tecnologia quanto por meio de saberes e experiências locais, é pressuposto fundamental para uma agricultura sustentável, inclusiva e para a produtividade do campo no longo prazo. Por outro lado, as mudanças climáticas exigem que as atividades agrícolas se adaptem a novas condições ambientais que afetam a produtividade do solo, a disponibilidade de água e a biodiversidade.

3.    Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões.

3.1.  Monitoramento de Efluentes

O monitoramento de efluentes1 pode ser definido como um processo de coleta de amostras e análises laboratoriais, com acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições do efluente em um determinado momento, assim como suas variações temporais.

As resoluções CONAMA nº 357/2005 e CONAMA n° 397/2008, classificação dos corpos de água e as diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (753.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com