TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 5 GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  2.226 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

RONALDO BATISTA MARTINS DOS SANTOS

R.A 1414537

RESGATANDO O MEIO AMBIENTEL: O uso adequado da biodiversidade e a redução das emissões de carbono nas florestas da Amazônia Central.

JUINA-MT

26/05/2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

RONALDO BATISTA MARTINS DOS SANTOS

R.A 1414537

RESGATANDO O MEIO AMBIENTEL: O uso adequado da biodiversidade e a redução das emissões de carbono nas florestas da Amazônia Central.

Projeto Integrado Disciplinar apresentado à Universidade Paulista – UNIP como componente parcial à conclusão do semestre letivo do curso de Tecnólogo em Gestão ambiental.

Orientador: Prof. Denílson de Souza

JUINA-MT

26/05/2016

DEDICATORIA

Para abrir este trabalho quero dedicar primeiramente a Deus pelo conhecimento a mim concedido, e aos meus pais por ter dado a honra dos estudos, pois hoje no Brasil ver uma criança se formando é muito difícil muita criminalidade que tiram elas do caminho da escola. A minha formação como profissional não poderia ter sido concretizada sem a ajuda de meus amáveis e eternos pais Azemar e Ana, que, no decorrer da minha vida, proporcionaram-me, além de extenso carinho e amor, os conhecimentos da integridade, da perseverança e de procurar sempre em Deus à força maior para o meu desenvolvimento como ser humano. Por essa razão, gostaria de dedicar e reconhecer à vocês, minha imensa gratidão e sempre amor.

À Deus, dedico o meu agradecimento maior, porque têm sido tudo em minha vida.

Um agradecimento especial aos meus queridos irmãos Leandro, Claudinei e valdirene, que permaneceram sempre ao meu lado, nos bons e maus momentos; a minha querida esposa Lucimar g campos, que além de me fazer feliz, ajudou-me, durante todo o percurso de minha vida acadêmica, compreendendo-me e ensinando-me para que eu conquistasse um lugar ao sol; à minha maravilhosa avó Maria, que sempre me deu atenção, carinho e preciosos conselhos e a todos aqueles que direta ou indiretamente, contribuíram para esta imensa felicidade que estou sentido nesse momento.

À todos vocês, meu muito obrigado.

 

RESUMO

Neste Projeto Integrado Multidisciplinar Mostraremos o Dia a Dia na Empresa Florestal Santa Maria Sobre as Matérias Estudadas:

CLIMATOLOGIA: Umidade relativa (%), Evapotranspiração, Temperatura (oC), Radiação solar,  Índice médio pluviométrico (mm).

MATEMÁTICA FINANCEIRA: Contabilidade da Organização, Administração de Recursos Humanos, Administração e Controle de Materiais, Pesquisas de Marketing etc.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES: Memorial de cálculo da instalação, As possíveis melhorias futuras, Área útil para o projeto na empresa, Estimativa da eficiência do projeto quanto aos níveis esperados de remoção de compostos orgânicos do efluente doméstico.

PLANO DE NEGÓCIOS :O projeto deverá ter uma planilha de custos de implantação da estação de tratamento escolhida, de modo a permitir avaliar os benefícios que esta poderá proporcionar. Com isso, espera-se obter um plano de negócios que permita avaliar o grau de empreendedorismo da empresa, além de detectar possíveis ampliações do projeto apresentado.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................6

2. CLIMATOLOGIA .....................................................................................................7

3. MATEMATICA FINANCEIRA..................................................................................9

4. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES ......................11

5. PLANO DE NEGÓCIOS.........................................................................................13

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................15

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Este projeto integrado multidisciplinar (PIM V) destina-se a apresentar a empresa do ramo de Projeto de manejo florestal, empresa que atua na área de recuperação da floresta, mas que tem como foco fundamental cuidar do meio ambiente, tendo em vista que é de suma importância a preservação do meio ambiente.

Neste trabalho vamos ver como funciona a empresa florestal santa Maria s/n e o que pode ser mudado de maneira para seu crescimento, a empresa Maneja 100% do povoamento florestal garantindo a posse da propriedade, desenvolvimento da região circunvizinha a área do projeto, gerando renda à empresa e a todos os colaboradores envolvidos no processo de elaboração. O manejo deve ser elaborado para que as florestas forneçam continuamente e crescentemente benefícios econômicos, ecológicos e sociais decorrentes de um aproveitamento florestal adequado.

Seu objetivo é Desenvolver pesquisa básica que garanta o bom resultado econômica das áreas manejadas, em ciclos com prazos de 25 – 35 anos.  Ampliar o conhecimento a níveis que garantam uma real sustentabilidade, concreta e duradoura ultrapassando o conhecimento do conceito de ações degradantes ou não sustentáveis, Agregarem valores a produtos não madeireiros encontrados em abundancia na região. Agregar valores por meio de oportunidades no âmbito de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) sobre o Plano de Manejo Florestal.

        

CLIMATOLOGIA

A Florestal Santa Maria esta situada na região noroeste do estado de Mato grosso, e no centro oeste do Brasil onde o clima na região pesquisada Florestal Santa Maria, é muito propicio para o desenvolvimento das espécies de arvores da região como: Sumauma, ipê, garapeira, cedro, garrote, caximbeiro e muitas outras espécies encontradas aqui, como podemos ver no livro de climatologia a característica climática de determinada região é controlada pelos elementos e fatores climáticos, por exemplo, no ano de 1990 nesta mesma região chovia durante ate 6 meses podendo chover ate o dia inteiro deixando estrada e ruas intransitáveis  neste período de 1990 havia muitas arvores, o forte da região é extração de madeira e por ser uma cidade nova não havia fiscalização ambiental com isso ouve muita extração de madeira ilegal acabando com madeiras nativas e de lei raras de ser encontradas hoje, com estas extração ilegal de madeira foi acabando e prejudicando o meio ambiente, hoje depois de 26 anos ainda o forte da cidade ainda é extração de madeira a cidade possui poucos manejo de madeira e uma delas é a Florestal Santa Maria só que como podemos ver no livro de climatologia e segundo o diário oficial da união o Ministério do Meio Ambiente regulamentou a exploração comercial de madeira da flora, que integra a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção ou seja deve-se  seguir as regras estabelecidas nos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e em seus respectivos Planos Operacionais Anuais (POAs), conforme os critérios estabelecidos na IN/MMA nº 1/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (161.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com