TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM: Gestao Ambiental

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O trabalho de  pesquisa  para  o  PIM  V  (Projeto  Multidisciplinar)  teve  como  objetivo  o  estudo  do Restaurante Sensala.  Uma empresa  de  pequeno  porte  com 15 funcionários. O Restaurante está situado na cidade de Jacareí, na Avenida Barão do Rio Branco, número 1117.  A   pesquisa  aborda as  disciplinas  de  climatologia,  matemática  financeira, gestão  de  resíduos  sólidos,  efluentes   e  emissões  e   plano  de  negócios.  O presente projeto foi uma  pesquisa  realizada  na  empresa   onde  se  obteve  os  dados  descritos a  seguir onde o objetivo foi aliar os conhecimentos teóricos obtidos nas disciplinas citadas com a prática.

PALAVRAS CHAVES: plano de negócios, efluentes e resíduos


1.  INTRODUÇÃO    

  Por volta da década de 1970, a família Brás de Souza chegou a cidade de Jacareí vindo do sul de Minas Gerais para fixar residência e implementar o projeto idealizado pela matriarca da família Etelvina, um restaurante de comida típica mineira. Depois de 49 anos o restaurante situado na Avenida do Barão do Rio Branco no centro da cidade Jacareí, gerenciado pela neta de Dona Etelvina, Ilda Peres, mantem 20 funcionários trabalhando no empreendimento chamado Senzala, com a mesma dedicação e qualidade de tempos anteriores.

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM V), demonstrará que se aplicando na prática o conhecimento adquirido nas disciplinas Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes, Climatologia, Plano de Negócios e Matemática financeira, pode-se melhorar a Gestão do Restaurante, além de gerar um Impacto Ambiental positivo com implementação de algumas práticas.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES

Com o crescimento desenfreado da população, a quantidade de resíduos produzidos vem aumentando cada vez mais e com isso, também, a preocupação com o meio ambiente. Os resíduos descartados de forma inadequada em aterros ficam em contato direto com o solo e totalmente expostos, prejudicando diretamente o meio ambiente e a própria população. Os resíduos descartados diariamente por residências e empresas podem ter um destino mais adequado, pode servir como matéria-prima para criação de novos produtos, produzir adubo e energia, recuperando o valor econômico dos resíduos e também, a prática da reciclagem, o que gera emprego e renda.

Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, a mesma não utiliza nenhum gerenciamento dos resíduos gerados pelo restaurante, utilizando somente a coleta que a cidade de Jacareí disponibiliza para seus habitantes.

Como primeiro passo, foi indicado ao restaurante fazer a separação dos resíduos conforme classificação conforme NBR 10004:2004.

Com isso seria necessário a utilização de recipiente exclusivos pra armazenamento dos resíduos. Vermelho para coleta de plástico, marrom para lixo orgânico, azul para papel e verde para vidros, além de coletores específicos para armazenamento de óleo utilizado na cozinha.  

Com a separação dos materiais recicláveis, seria possível beneficiar a Cooperativa de Catadores que existe na própria cidade.

O lixo orgânico poderia ser doado para Fazenda Esperança Verde, situado na área rural da cidade que trabalha na recuperação de dependentes químicos, onde o resíduo é utilizado para fazer adubo orgânico.

Os resíduos de óleo de cozinha também poderiam ser destinados a empresas que reutilizam o mesmo na reciclagem.

Já ao  falarmos sobre lançamento de efluentes do restaurante, consideramos estes como sendo todos os despejos líquidos a partir do uso de recursos hídricos e passiveis de serem submetidos a tratamentos antes de serem lançados nos corpos hídricos receptores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com