TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este Projeto tem como objetivo analisar a uma loja da internet de camisetas esportivas chamada IMPORTS FC, sob a ótica dos aspectos de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada baseando-se nos conceitos estudados das disciplinas do curso.

A IMPORTS FC é uma loja online criada na cidade de São José do Rio Preto, SP.

A análise da empresa se baseará nos conceitos das disciplinas estudadas e contemplará:

• Economia e mercado, evidenciando o tipo de mercado, como esta exerce sua função neste mercado, as principais variáveis econômicas que influenciam nos custos de operação.

• Recursos Materiais e Patrimoniais, onde descreveremos os meios adotados pela loja para o planejamento, gestão e dispensação dos materiais utilizados para a fabricação e venda da mercadoria.

• Matemática Aplicada, vamos ver as várias utilizações da matemática dento da loja.

A análise pretende evidenciar em qual mercado a loja está inserida, como as variáveis econômicas a afetam. Como ela procura mitigar seus riscos. Como é feita a gestão dos materiais. Bem como onde a loja aplica matemática em suas operações.

1. ECONOMIA E MERCADO

O que é Economia?

A Economia estuda a alocação de recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia, etc.) entre fins alternativos (lazer, segurança, sucesso, etc.) por parte dos proprietários de recursos que buscam obter o máximo benefício por unidade de dispêndio. (Paiva, 2008, p.15)

A loja IMPORTS FC estudada pertence ao senhor Gabriel Cavalcante da Silva, sendo uma empresa privada. Embora existam muitas outras lojas que utilizam bens substitutivos, esta loja trabalha com a qualidade da mercadoria chinesa oferecida e ampla variedade de produtos, onde conseguem trabalhar com preço na aquisição dos insumos.

Com relação às mercadorias vendidas, sua especialidade são camisetas esportivas tailandesas. A loja em questão deve segue seu próprio padrão, prezando pela qualidade igual a todas as lojas.

Se todo o mercado de venda de camisetas da plataforma fosse praticado somente por essa empresa, seria considerado um monopólio natural, uma vez que não teria o produto esportivo em outras lojas, isso exporia os consumidores à possibilidade de serem explorados por preços abusivos. Todavia o que impera é o livre mercado, onde podemos dizer que existe a concorrência perfeita, pois nessa plataforma existe uma grande quantidade de participantes, tanto ofertantes quanto demandantes de mercadorias, por se tratar de internet.

Um dos desafios da franquia é sobreviver em relação a sua concorrência, pois outras lojas possuem o mesmo produto, camisetas, shorts e ou produtos substitutivos. A empresa pretende continuar a investir na qualidade do produto e o preço acessível para conseguir atender a demanda e também continuar gerando receita para novos investimentos.

2. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

A IMPORTS FC se utiliza de muitos fornecedores para exercer suas atividades. Assim não é necessário que a loja tenha estoque de camisas para o atendimento aos clientes.

Os estoques da IMPORTS FC atualmente são calculados em função do número de pedidos, não existe estoque mínimo, o estoque é feito todo começo de mês, quase sempre com o estoque anterior esgotado. O tamanho do estoque é feito por 40% do lucro mensal dividido pelo preço x das camisetas.

Sendo que a especialidade da empresa são vários produtos, existe grande catálogo para fabricação e controle, assim quando acontece algum imprevisto, os produtos são de limitado acesso devido aos fornecedores serem de outros países, desta maneira não pode ser resolvido de forma rápida e efetiva qualquer problema de estoque.

A empresa utiliza o método sob encomenda, sendo assim, quando a peça desejada pelo cliente não se encontra no estoque da loja, é imediatamente encomendada para seu fornecedor para suprir urgentemente a necessidade de seus clientes.

3. MATEMÁTICA APLICADA

O que é a matemática aplicada?

Esta disciplina procura relacionar os conteúdos matemáticos as aplicações dadas a eles nas atividades de gestão. Quando uma indústria ou comercio lança um produto no mercado, para fixar o preço deste produto, ela tem que levar em conta os custos para sua produção e distribuição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com