TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

O Planejamento da ação empresarial é um fundamento do processo administrativo que determina antecipadamente como as ações devem ser executadas para se alcançar os objetivos de uma empresa, e serve de base para as demais funções administrativas. Esse planejamento é muito importante, pois é ele que vai estabelecer um processo de onde, quando e em qual sequência as tomadas de decisões devem acontecer para evitar problemas futuros, e saber como agir diante de possíveis situações que surgirem exigindo mudanças. Existem três níveis diferentes de planejamento: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

O Planejamento Estratégico abrange o nível institucional da empresa, é bastante amplo, projetado em longo prazo e procura atingir os objetivos globais, todos os demais planos são subordinados a ele. O Planejamento Tático abrange o nível intermediário, cuidando de cada departamento separadamente, sendo projetado em médio prazo, em geral, doze meses. Planejamento Operacional abrange o nível operacional, envolvendo cada atividade em particular para o alcance de metas específicas, é projetado em curto prazo para ações imediatas e rotineiras. Como o Planejamento Estratégico é o mais importante por dar suporte aos demais, suas características e etapas serão analisadas mais profundamente.

O Planejamento Estratégico é caracterizado por ser projetado em longo prazo, onde seus efeitos e conseqüências norteiam as ações da empresa num processo contínuo de tomadas de decisão, que afetam ou poderão afetar a empresa por um longo período de tempo. Ele envolve a empresa como um todo, fazendo a relação entre ela e seu ambiente de tarefas, estando assim sujeito às incertezas. Por isso, baseia suas ações em julgamento e discernimento do que é mais correto a se fazer, envolvendo todos os níveis e recursos para obter o melhor resultado e o máximo das capacidades e potencialidades de todos. O Planejamento Estratégico se divide em sete etapas para ser mais bem formulado: Determinação dos objetivos; Análise ambiental externa; Análise organizacional interna; Formulação de alternativas; Elaboração do planejamento; Implementação e execução e Avaliação dos Resultados.

• Determinação dos objetivos: os objetivos empresariais são as pretensões ou propósitos da empresa, definidos a partir da missão e visão organizacional. Eles são agrupados em quatro categorias, lucro: considera o retorno financeiro dos proprietários e da economia da empresa; expansão da empresa: em relação a ela mesma e ao mercado; segurança: a garantia do seu futuro e continuidade; autonomia ou independência: a pretensão de decidir seu próprio destino. Essas quatro categorias formam os objetivos genéricos que as empresas buscam alcançar, o lucro, a segurança e a autonomia são objetivos de sobrevivência da empresa, e a expansão um objetivo de crescimento.

• Análise ambiental externa: é a forma que a empresa reconhece seu ambiente externo, seus recursos disponíveis, oportunidades, necessidades, restrições e o que acontece nele, para poder ter eficiência em suas atividades. Como o ambiente externo está em constante mudança, a empresa deve sempre buscar dados e informações para analisar e resolver as condições ao seu redor. Essa análise deve abranger todos os aspectos do ambiente geral e do ambiente de tarefa da empresa. O ambiente geral envolve diversos fatores que influenciam as empresas sem distinções, são eles: fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos. A análise do ambiente de tarefa deve observar os consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes e agências regulamentadoras. A análise ambiental externa pode ser realizada através de coleta de informações, pesquisas, estudos de previsão, de acordo com a empresa.

• Análise organizacional interna: é o processo de analisar as condições internas da empresa, para verificar suas características e condições, seus pontos fortes e fracos, seus potenciais e vulnerabilidades. Essa análise deve levar em conta aspectos internos da empresa como missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis (financeiros, humanos, mercadológicos, administrativos), competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional.

• Formulação de alternativas: é o processo de formulação estratégica através da missão e visão organizacional da empresa. A formulação das alternativas estratégicas é a melhor forma de se alcançar os objetivos propostos, e pode ser elaborada tanto dentro dos padrões de rotina da empresa, quanto de maneira criativa. Essas alternativas estratégicas podem assumir um papel ativo: sendo ofensivas, com uma postura proativa, de mudança; ou passivo: sendo defensivas, com uma postura conservadora, de manutenção; dependendo da situação interna e externa da empresa.

• Elaboração do planejamento: o processo de elaboração do planejamento estratégico deve ser realizado em conjunto com todos os níveis da empresa, e deve ser resultado do trabalho em equipe. As etapas que compõem esse planejamento devem ser relacionadas entre si e sua sequência pode ser alterada. O planejamento precisa considerar os fatores que vão compor o comportamento da empresa e suas interações, esses fatores são os chamados sete “S”: staff, a equipe; style, o estilo; skills, a qualificação; systems, os sistemas; structure, a estrutura organizacional; shared values, os valores comuns e superordinate goal, metas superordenadas.

• Implementação e execução: é a etapa do planejamento estratégico em que se colocam os planos em ação, a implementação é a ponte entre as decisões administrativas e a execução real. É importante que a execução tenha coordenação, incentivo, controle, acompanhamento e participação de todos, para que a estratégia aconteça. Para que o planejamento se torne realidade é necessário que a empresa siga os seguintes passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço contínuo, avaliação sistemática e recompensa por resultados. E também que seja detalhado e desdobrado entre os níveis intermediários e operacionais da empresa.

• Avaliação dos Resultados: o planejamento estratégico necessita de acompanhamentos constantes. Para avaliar o planejamento existe o Balanced Scorecard (BSC), um método de medição e gestão do desempenho organizacional. Esse método se baseia em quatro perspectivas: Perspectiva financeira, Perspectiva do cliente, Perspectiva dos processos internos e Perspectiva do aprendizado e do crescimento. A Perspectiva financeira envolve indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com