TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

A empresa Gráfica Impress cresceu rapidamente pelo atendimento diferenciado do propietario. Atraves de um projeto na prefeitura conseguil um terreno no Distrito Industrial, para a construção de uma sede própria, totalmente adequada as necessidades da empresa.

A empresa teve que contratar novos funcionários e para isso precisa elaborar um planejamento estratégico. A empresa esta perdendo o nível de qualidade no atendimento e na pontualidade dos serviços. Esses fatores tem sido um ponto frequente de reclamações dos clientes, que são empresas, que planejam ações com materiais impressos, portanto o atraso prejudica o planejamento,

Grafica impress está compoucos vendedores, alto custo de produção, falta de plano de treinamento e incentivos, dificuldade de logística, cumprir prazos de entrega combinados.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

> Análise do Ambiente Externo de RH

Fazer uma análise ambiental sobre os problemas que possivelmente ocorrerão durante o ciclo de planejamento, no meio ambiente externo da empresa Gráfica Impress.

Essa análise pode ser feita de diferentes maneiras. Os grupos informais de profissionais de RH periodicamente fazem exercícios dessa natureza, e esses dados podem ser utilizados como subsídios para a empresa se situar em seu contexto de mercado de trabalho e as pressões ambientais que certamente deverá sofrer.

> Análise do Ambiente Interno de RH

Fazer uma cuidadosa análise do ambiente organizacional interno que terá influência no atingi mento dos objetivos empresariais durante o ciclo de planejamento.

Essa análise costuma ser feita através de diagnósticos de problemas internos, seja através de pesquisas de clima organizacional, seja através de reuniões com os funcionários nos diversos níveis hierárquicos, ou ainda através de "feed-backs" de programas de treinamento.

> Necessidades organizacionais que envolvem o RH

Estudar cada item do plano estratégico que direta ou indiretamente envolve os recursos humanos da empresa, tais como:Alterações tecnológicas;

Novos empreendimentos;

Lançamento de novos produtos;

Aquisição de novas empresas;

Mudanças organizacionais;

> Características gerais dos cargos

Analisar as características dos cargos que terão seu perfil modificado em função do Plano Estratégico. A estratégia da empresa Grafica Impress precisa defini uma série de prioridades e pontos que merecerão maior concentração de esforços por parte dos funcionários, muitas vezes alterando os perfis de alguns cargos. No PRH (Plano de Recursos Humanos) é necessário que fique evidenciado quais os cargos que serão modificados e que tipo de tratamento terá que ser dispensado. Daí a necessidade de se ter uma idéia muito clara do perfil de cada grupo, principalmente, os mais importantes, considerados "chaves", para poder se comparar às exigências dos cargos com o que realmente seus ocupantes apresentam.

É importante que a empresa defina seus "cargos-chaves", que deverão ser ocupados por profissionais com alto nível de qualificação. Fazem parte desse rol de cargos

os cargos que mais contribuem para os resultados da empresa;

os cargos onde se verifica um grande uso de recursos humanos, financeiros e materiais.

cargos em que um mau desempenho representa um sério risco para o negócio e um impacto negativo considerável nos resultados ou imagem da empresa;

cargosem que um desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com