TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing da empresa Subway

Por:   •  10/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  1.390 Visualizações

Página 1 de 12

PLANO DE MARKETING DA EMPRESA SUBWAY

Jonathan dos Santos Moraes

Júlio Cezar Sacramento

Marcelo Freyre

Jéssica Cardoso

Prof. Ramiro Quintão

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD0475)

data

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar o conceito de marketing, a importância de um Plano de Marketing, seus objetivos e características. O histórico da empresa Subway, desde sua fundação até os dias de hoje, bem como o Marketing da empresa descrevendo suas etapas, sua política de Marketing, área de Marketing, sua segmentação de mercado, seu posicionamento, seu composto mercadológico, preços, área de atuação, a forma como promove seus produtos e a forma como lida com a concorrência que está cada vez mais acirrada.

Palavras-chave: Subway. Marketing. Produto. Mercado. Concorrência

1. INTRODUÇÃO

 O plano de Marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing,  e sua elaboração deverá estar em perfeita harmonia com os objetivos estabelecidos e com o que a empresa prentende alcançar a longo prazo.

É de extrema importânica para as empresas, sendo que resulta de um processo de planejamento. È recomendável que todas as empresas façam um planejamento formal, não importando a condição em que se encontrem. O ambiente pode mudar  e, situações estáveis podem se transformar em grandes problemas, e aí poderá ser tarde para a elaboração de estratégias.

Na sequência abordaremos um pouco do histórico da empresa Subway, sua política, área de marketing, segmentação de mercado, posicionamento, e principalmente seu composto mercadológico. Métodos utilizados no plano de Marketing objetivando entender as necessidades e expectativas da organização, com o intuito de estabelecer uma nova unidade na cidade de Passo Fundo/RS.

2. O QUE É MARKETING?

           Marketing: é um processo de troca envolvendo pessoas, bens e serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores, criando relacionamentos.

No Brasil, por volta de 1954, marketing foi traduzido por mercadologia, quando surgiram os primeiros movimentos para implantação de curso específico em estabelecimento de ensino superior, e desde então tem sido adotada essa expressão.

Entretanto, em inglês significa ação no mercado, com uma conotação dinâmica e não simplesmente de estudos do mercado, como a tradução sugere.

Para entendermos o significado de marketing, o ideal é começar com a definição clássica da literatura mercadológica. Em 1960, a Associação Americana de Marketing definiu-o como “o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”.

3.  OBJETIVO DE MARKETING

Um objetivo é algo que se quer alcançar em um determinado período, e que configure a realização de uma oportunidade. Um objetivo de marketing pode tomar diversas formas, como volume físico de vendas, volume financeiro de vendas, lucro, percentual de aprovação de um candidato a algum cargo público, percentual de aprovação pública de determinada iniciativa do governo, percentual de participação de mercado ou percentual de pessoas que associam a imagem do produto Y â atributos de comportamento. (AMBRÓSIO, 1999, p. 31).

Para Ambrósio (1999, p. 31) “os objetivos de marketing são medidas de sucesso do plano de marketing, precisam ser monitorados permanentemente, para que contribuam com algum feedback para o processo de planejamento. Esse feedback constante permite que SOS gestores de marketing possam reagir às dificuldades e, especialmente, tomar medidas preventivas ante mudanças das condições em que o plano de marketing foi elaborado”

          De acordo com Ambrósio (1999, p. 31) os objetivos de marketing têm as seguintes

características:

  • Mensurabilidade: precisam ser quantificados.
  • Identificação no tempo: devem estar correlacionados com um prazo específico.
  • Definição clara: têm que ser claros, para não ficarem sujeitos a interpretações.

Para alcançar os objetivos de marketing, a empresa usa de estratégias de marketing. Consistindo na definição do público-alvo e no desenvolvimento de um mix de marketing. Em um sentido mais amplo se refere em como a empresa vai administrar suas relações com os clientes de maneira a ganhar vantagem sobre a concorrência.

 

4. EMPRESA

O início da Subway se deu em 1965. Fred DeLuca, um garoto de 17 anos, havia acabado de terminar o ensino médio e, preocupado com como faria para pagar a tão sonhada faculdade de

medicina, resolveu pedir um conselho para o amigo da família, Dr. Peter Buck. Este o aconselhou

a abrir um restaurante de sanduíches estilo submarino o que deixou Fred bastante confuso. Mas

para Peter Buck era simples. Bastava alugar uma loja, construir um balcão, comprar comida, abrir

o negócio e em breve conseguiria juntar o dinheiro que precisava para pagar a sua faculdade. Se

Fred resolvesse seguir o seu conselho, Peter seria seu sócio e lhe emprestaria U$ 1.000 para

iniciar o negócio.

Assim, em 28 de Agosto de 1965 Fred DeLuca e Dr. Peter Buck abriram seu primeiro restaurante

na cidade de Bridgeport, estado de Connecticut. Em seu primeiro dia de funcionamento o

restaurante – originalmente chamado de Pete’s Super Submarines – vendeu 312 sanduíches que

custavam entre U$ 0,49 e U$ 0,69. O restaurante se tornou um sucesso e em 1974 eles já

possuíam e operavam 16 unidades pelo estado de Connecticut. O nome Subway começou a ser

utilizado em 1968, na abertura da quinta unidade.

DeLuca queria que o negócio crescesse rapidamente então, para que seus planos de expansão

fossem atingidos, resolveu começar a franquear a marca. Em 1974 a primeira franquia Subway

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (505.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com