TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA MADEPORTAS

Por:   •  9/8/2016  •  Monografia  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

MARLUCI MARCA

VALÉRIA GIRARDI

[a]

PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA MADEPORTAS

Xanxerê[b]

2016

MARLUCI MARCA

 VALÉRIA GIRARDI

PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA MADEPORTAS

Trabalho da disciplina Administração [c]de Marketing II, Curso de Administração, Área das Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê.

Professor: Evandro Luiz de Oliveira

Xanxerê

2016

1    SUMÁRIO EXECUTIVO

2    INTRODUÇÃO[d]

O conhecimento de mercado é essencial para as empresas. O tema marketing é estudado por diversos autores, consequentemente há várias definições para sua função. No ponto de vista de Maximiano (2010):[e]

O objetivo básico da função de marketing é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. Tanto as organizações lucrativas quanto as não lucrativas realizam atividades de marketing, tais como desenvolvimento de produtos, definição de preços, propaganda e vendas.

De acordo com (KOTLER, 2000), marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca. 

  1. Plano estratégico de marketing

O plano de marketing é uma ferramenta que possibilita a operação da estratégia de marketing das empresas, através dela é possível orientar a empresa na procura de uma maior eficiência e efetividade nas suas atividades. Algumas empresas não fazem o uso dessa ferramenta, o que as obriga a tomar decisões imediatas e em cima da hora, o que podem trazer problemas em um projeto a curto prazo.

Conforme (FERRELL, 2000), desenvolver uma estratégia de marketing é impossível sem que as metas e os objetivos organizacionais e de marketing estabeleçam os resultados específicos que devem ser atingidos por meio do plano de marketing.

3    ANALISE[f] AMBIENTAL - SWOT

3.1 Oportunidades[g]

As oportunidades neste negócio são os concorrentes com desvantagem competitiva em logística, também a marca possui um diferencial quando se trata de design e cores das portas podendo proporcionar ao cliente algo único. Tem a possibilidade de adquirir empresa de concorrentes, já que o orçamento é satisfatório e assim diminuir a concorrência entre empresas.

3.2 Ameaças[h]

Por estarmos em uma região com varias empresas no mesmo setor sofremos com a rápida modernização de outras empresas, as vendas podem cair dependendo do preço feito pelo concorrente o que acarreta a depreciação da marca; os atrasos na entrega da matéria-prima gera uma demora na fabricação do produto e por fim um atraso na entrega para o cliente gerando falta de confiabilidade dos consumidores.

3.3 Forças[i]

Os produtos da Madeportas possuem vida útil de até 10 anos, a madeira utilizada na fabricação as portas é 100% madeira legal e de alta qualidade, possui grande recurso financeiro que pode se utilizado em negócios futuros e também uma equipe qualificada e versátil preparada para qualquer mudança que haja no mercado, uma equipe capaz de inovar.

3.4 Fraquezas[j]

O preço de algumas linhas de portas tem um valor alto o que não é atrativo para o mercado, na fabricação das portas elas geram um gás tóxico e a empresa não consegue ter um controle total destes gases, a frota de caminhões não é tão grande o que pode gerar alto preço nos fretes dependendo da região entregue.

3.5 Publico Alvo[k]

A Madeportas é localizada hoje na cidade de Passos Maia, Santa Catarina, e atende toda a região sul do país, bem como o sudeste e o estado da Bahia, no nordeste.

Como a empresa é do setor industrial, os maiores compradores são o setor atacadista, mas em casos específicos em que a venda a feita para o consumidor final. As vendas feitas para o comercio atacadista são produtos padrões da empresa sendo repetidos em cores e design e vendidos em grande remessa, já os produtos que vão direto da empresa para o consumidor final possui uma maior qualidade, os produtos são únicos e não podem ser encontrados no mercado.

A Madeportas possui vários modelos de portas com madeiras diferentes, cada região atendida no país prefere um tipo diferente de material, como uma porta mais pesada ou uma feita de material mais leve, salvos os casos aonde as portas são feitas por medida e gosto do cliente.

O público alvo da empresa são os consumidores interessados em portas de madeira, que procuram qualidade acima de preço e produtos bem acabados. Esse público pode ser encontrado por todo o país, já que as portas são vendidas para vários comércios atacadistas em vários estados e depois revendidas pelos mesmos para todo o país, as vendas sempre ocorrem já que as portas são um artigo necessário em qualquer construção, desde grandes construções até pequenos projetos imobiliários.

  1. OBJETIVOS E METAS[l]

  1. Objetivo 1

Melhorar o marketing da empresa na busca de novos clientes e negócios.

  1. Objetivo 2

Expandir o negócio para novas regiões

  1. Metas para o Objetivo 1

  • Consolidar a marca da empresa em até dois anos;
  • Patentear um modelo de porta único, no prazo de oito meses, que seja sinônimo de qualidade e inovação para alavancar a marca;
  • Participar de licitações do governo para o fornecimento de portas para construções públicas em um período de um ano.
  1. Metas para o objetivo 2
  • Abrir uma fabrica nova fora do estado voltada para as regiões centrais do país no prazo de um ano e meio;
  • Conquistar uma madeireira como sendo principal fornecedora de matéria- prima em até um ano após a construção da nova empresa;
  • Fechar negócio com empresas de arquitetura e design de interiores para ser o fornecedor principal de portas de madeira, atendendo a 100% das vendas.
  1. ESTRATÉGIA DE MARKETING[m]

A principal estratégia da Madeportas é estar à frente de seus concorrentes, com novas tecnologias e tornar-se referencia no mercado de portas. Adentrar em um mercado com um projeto inovador é um recurso a ser utilizado para sair na liderança no mercado de portas.

Para se fazer uma estratégia de marketing é preciso considerar o mix de marketing formado pelos 4Ps (produto, preço, praça e promoção),descritos como:

  • Produto: é o que pode ser oferecido ao mercado, para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
  • Preço: valor percebido pelo cliente.
  • Promoção: definição do tipo de divulgação que fara uso na hora de promover o produto, para que atraia mais consumidores.
  • Praça: é a parte de distribuição do produto, ou seja, alcançar o cliente e satisfaze-lo.
  1. Produto

O produto em si sempre foi um bem tangível, que precisa estar em constantes modificações e aprimoramentos. No mercado de portas os produtos são os mais variados podendo ter diferentes cores, materiais, formatos, pesos e por assim segue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com