TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO PROCESSOS GERÊNCIAIS/ GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 11

PLANO DE NEGÓCIO ADMINISTRAÇÃO / PROCESSOS GERÊNCIAIS/ GESTÃO COMERCIAL Beleza de Guria

Alexandra Kroll

Ana Paula Ferreira Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Resumo

A pandemia gerada pelo COVID 19 está mudando a forma como empreendedores do Brasil e do mundo lidam com seus negócios.  Com o isolamento social, o comportamento dos consumidores online foi significativamente alterado. A pandemia mudou rapidamente o comportamento do brasileiro em relação ao universo online, e algumas das mudanças vieram para ficar. Tendências relacionadas a como trabalhamos, aprendemos e usamos a tecnologia estão evoluindo cada vez mais rápido. Com o desenvolvimento nesta área no Brasil e com incentivo a criação de microempresas prestadas por organizações como o BNDES e o SEBRAE, o nosso país acaba se tornando propício para prática do empreendedorismo. Dentro deste campo, as práticas de inclusão digital e barateamento da internet tornam o cenário propício para a criação de empresas voltadas para o mercado digital, e aqui se destacam os e-commerces, setor que cresce mais de 32% ao ano desde o início da última década e, com a pandemia, cresceu 40% em um ano. Para aproveitar esse momento oportuno, será elaborado um plano de negócios que irá estruturar os processos fundamentais, as estratégias e os objetivos da empresa, além de analisar atratividade e viabilidade do projeto.

Palavras Chave: Pandemia; empreendedorismo; internet; negócios.

1 INTRODUÇÃO

Diante de um cenário global impensado, quase tudo sofrerá mudanças e será, de alguma forma, impactado; para o bem ou para o mal. Tudo precisará ser revisto, reprojetado e reestruturado. Estaremos em meio a um mar de incertezas.

        Apesar do pouco tempo para análise, alguns setores parecem ser mais promissores do que outros neste momento de crise e o comércio eletrônico é um deles. São diversos os estudos que estão sendo feitos no comércio eletrônico durante a pandemia; eles mostram os impactos já sofridos e tentam antever o que poderá acontecer nas próximas semanas ou meses, mas também é de se imaginar que nem todos os setores do e-commerce terão crescimento neste período.

        Para iniciar qualquer empreendimento, seja físico ou virtual, tem que existir planejamento, e nada melhor do que montar um plano de negócios, que será responsável por guiar todo o empreendimento e apontar se será viável ou não pôr em prática a idealização do mesmo e é através dele que serão analisados os objetivos, estratégias e ações a serem tomadas para o sucesso da empresa. O trabalho desenvolvido refere-se ao Plano de negócios da expansão de um e-commerce da empresa Beleza de Guria; a loja física está situada em Sapucaia do Sul-RS e comercializa roupas femininas e acessórios. A idealização do e-commerce surgiu com a necessidade de uma loja virtual que acompanhasse as tendências mas que, ao mesmo tempo, atendesse o lado financeiro do cliente, uma vez que muitas pessoas não prezam por marca, mas sim por qualidade e preço do produto. Pensando nisso e sentindo essa necessidade do mercado, foi elaborado um plano de negócio.

Segundo Sebrae (2009), o plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos, os serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa. Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Também segundo o especialista em e-commerce, Dailton Felipini (2003), através do seu plano de negócios é possível conhecer melhor seu projeto e prever com mais segurança as várias determinantes para o atingimento dos seus objetos, no que ele classifica como o imenso mercado chamado internet.

Pensando nisso o Plano de Negócios foi elaborado para que pudesse ajudar a estruturar e pôr em prática o melhor projeto para o atingimento dos objetivos que qualidade com preço competitivo.

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

Nome da empresa ALINE SILVA DOS SANTOS, inscrita no CNPJ: 01.894.432/0004-07 de nome fantasia Beleza de Guria é um micro empresa de vestuários e acessório inaugurada em julho de 2018. Essa empresa está situada em Sapucaia do Sul RS e seus produtos são destinados às mulheres jovens. A única proprietária da Beleza de Guria é ALINE SILVA DOS SANTOS, 38 anos, casada. Tem participação em 100% do capital. É responsável pelas atividades técnicas, estratégicas, administrativas e comerciais.
Endereço da proprietária:

Rua:Cezar Alves de Souza (Lot Charrua), 77 - CAPAO DA CRUZ -SAPUCAIA DO SUL – RS – CEP: 93226-015.

Contatos: Correio eletrônico: alines2severo@gmail.com

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

A Beleza de Guria é loja de roupas femininas inauguradas em julho de 2018, situada em Sapucaia do Sul RS e seus produtos são destinados às mulheres jovens. Será proposta a ampliação de uma empresa já existente. Embora existam algumas outras lojas com o mesmo seguimento, a proposta inicial é oferecer roupas de qualidade a um preço mais acessível e essa ampliação será a abertura de um e-commerce para obter um número maior de clientes, já que o mercado e o atual cenário exigem praticidade na hora da compra. A única proprietária da Beleza de Guria é ALINE SILVA DOS SANTOS, 38 anos, casada. Tem participação em 100% do capital. É responsável pelas atividades técnicas, estratégicas, administrativas e comerciais.

Loja virtual vinculada a plataforma de e-commercea Nuvemshop onde é realizada, administração de produtos simplificada (como adição e edição de mercadorias). Oferecendo múltiplos meios de pagamento (PagSeguro, Wirecard, Mercado Pago, Paypal etc), convênios para envios (Correios, Envio Fácil, Mercado Envios, Loggi e Jadlog), aplicativo para iOS e Android, integração com ferramentas de marketing (Facebook Store e Instagram Shopping) e a Universidade do E-commerce com conteúdos educativos.

4 ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (203.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com