TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO OPERACIONAL

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PLANO OPERACIONAL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ALIMENTÍCIOS: RESTAURANTE PLANALTO NATURAL

 

TURMA: 381

GRUPO ADMINISTRA

HUDSON RIBEIRO

LAUREN LIET

MANUELE CAVALCANTE

RIUS SILVA

SALORRAM MONTEIRO

Brasília – DF

ABRIL DE 2015


  1. Introdução

O Planalto Natural trata-se de um restaurante com um cardápio balanceado, saudável e saboroso ao estilo natural. Está alocado em Brasília – Distrito Federal no Setor Comercial Sul na Quadra 04 Bloco A Loja 11 e suas refeições são inspiradas em modelos de dietas e contam com opções de alimentos e receitas para quem sofre de intolerâncias alimentares. A cultura de produtos naturais está bem presente no cotidiano do negócio, por isso teremos como aliado os nutrientes e propriedades de cada alimento, buscando sempre oferecer a saúde alimentar e muitas informações aos nossos clientes.

O restaurante possui uma estrutura dinâmica e conectada a novidades em alimentos e receitas saudáveis. Seguindo essa tendência oferecemos também, uma vasta opção de sucos detox, vitaminas e chás, tudo isso misturados ao sabor de frutas e legumes, cada qual com suas indicações, propriedades e benefícios.

O objetivo do negócio é suprir a necessidade de pessoas que fazem dietas e sofrem com restrição alimentar, mas encontram dificuldades para manter a alimentação adequada ao longo do tempo. Para esse público o restaurante irá facilitar o preparo das refeições e auxiliar na manutenção de quem deseja obter uma alimentação equilibrada e saudável no dia a dia, oferecendo um serviço de custo e benefício justo. Somos a favor de um estilo moderno e prático.


  1. Localização

 

De acordo com Hamilton (2004), a melhor forma de atender o cliente garantindo sua satisfação possui um grande grau de importância para o negócio, pois traz em questão onde a empresa irá se localizar e de que maneira será a distribuição de seus equipamentos.

 O restaurante Planalto Natural ficará localizado no centro de Brasília, próximo de seus fornecedores e com fácil acesso para clientes e funcionários.

Figura 1[pic 2]

  1. Fornecedores

De acordo Farias (2008), baseado no artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, publica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Enriquecendo essa visão SLACK, CHAMBERS, JOHNSTON ( 2002, p. 181) consideram que a proximidade em relação às fontes de suprimentos domina a decisão de localização quando o custo do transporte dos insumos é alto ou difícil.

  1. Fornecedor 1: Frutas, verduras e legumes

Localizado a 12km do restaurante, o Centro de Abastecimento do Distrito Federal – CEASA é nosso fornecedor principal pela variedade de frutas, verduras e legumes. Além da credibilidade por estar há anos no mercado, dentro do CEASA temos opções de fornecedores e o poder de barganha pela busca do melhor preço.

Para manter a qualidade e o frescor dos produtos, as compras são realizadas semanalmente, pela manhã, e transportadas por veiculo próprio até o local do restaurante. Ao empilhar as caixas de frutas, verduras e legumes, há o cuidado especial para a preservação de cada alimento, ficando por baixo os alimentos mais resistentes e por cima os alimentos mais frágeis (maduros).

  1. Fornecedor 2: Alimentos perecíveis, laticínios e produtos de limpeza

Para alimentos não perecíveis, cotamos dois fornecedores pela localização próxima ao restaurante, sendo eles:

  1. Açaí Atacadista: SIA Trecho 12, Lote 105, loja 1, Zona Industrial; e
  2. Makro: SIA Trecho 14, lote 05, S/N.

Compramos mantimentos, produtos integrais, laticínios e produtos de limpeza em quantidades estimadas de acordo com o consumo previsto de cada mês, tendo em vista que para esses produtos não há necessidade de compras diárias.

O armazenamento é feito em caixas lacradas e em fardos. O pagamento é feito à vista e a entrega é correspondente ao volume da compra, sendo incluso no valor do frete compras a partir de 300,00.

  1.  Fornecedor 3: embalagens

A Triângulo embalagens localiza-se no SIA/SUL Trecho 07, Pavimento B 8, Loja 13, Ceasa - Brasília/DF. Por estar próxima dos outros fornecedores e ter preço acessível, optamos buscar as embalagens uma vez por mês, não sendo necessário o gasto com fretes. Copos, guardanapos, toucas, luvas e os demais produtos personalizados são calculados para compras que possam suprir demanda mensal.

  1. Clientes

Segundo Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 183) a localização tem efeito significativo na capacidade da operação de atender eficazmente a seus clientes; ela determina o esforço que os clientes devem despender para usar a operação e, portanto, sua receita.

Ao considerar a localização e a acessibilidade em relação aos clientes pode-se afirmar que não haverá dificuldade para que estes se desloquem até o restaurante tendo em vista o foco inicial da empresa, de atender pessoas que trabalham no Setor Comercial Sul - DF.

Conforme afirma o Sebrae (web, 2015), restaurantes que vendem comida por quilo são mais indicados para regiões comercias e de grande fluxo de pessoas. Assim, será escolhida a opção self-service para oferecer os alimentos, tendo em vista a necessidade de os clientes serem atendidos rapidamente, pois a maioria dispõe de pouco tempo no horário de almoço. 

 Pensando também na dificuldade que se tem em estacionar no local, vamos oferecer kit’s que possam suprir a demanda alimentar diária dos nossos clientes, com entregas em seus locais de trabalho, sendo esse um dos diferenciais da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (680.7 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com