TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMBOX e PMI

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista - UNIP

Elaboração de Análise de Projeto

PMI e PMBOK

PMI (Project Management Institute)

Com o surgimento de novos tipos de projetos e produtos houve a necessidade de criar novos conceitos e ferramentas gerenciais, com isso em 1969 nos Estados Unidos cinco voluntários fundaram o PMI, uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos e propunha reunir os praticantes e avançar na área de administração de projetos em todo o mundo.

Atualmente, considerada a maior associação nessa categoria, com mais de 260.000 membros em cerca de 170 países tem como finalidade formular padrões profissionais de gestão de projetos, gerar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

O que são os Padrões de Projeto?

Através de seu Programa de Padrões Mundiais, o PMI trabalha para desenvolver padrões para a profissão valorizados por nossos membros, pelo mercado e outros interessados. Ao fazer isso, o PMI espera alcançar excelência mundial na prática do gerenciamento de projetos através de padrões que são amplamente reconhecidos e aplicados de forma coerente.

O que é um padrão?

Simplificando, um padrão é um documento elaborado por um processo consensual, que fornece diretrizes, regras e características para o tópico que está tratando. A biblioteca de padrões do PMI agrupa-se em cinco categorias: projetos, programas, pessoas, organizações e profissões.

Como os padrões são desenvolvidos?

Os padrões mundiais do PMI destacam-se dos demais porque passam por três etapas de revisão e aprovação:

  1. Cada padrão é criado ou atualizado por um grupo de voluntários de muitos países que trabalham em gerenciamento de projetos.
  2. As Sessões de Trabalho do Programa de Padrões permite com que as equipes de voluntários recebam o retorno dos profissionais da área.
  3. Antes da publicação, os padrões são disponibilizados ao público em geral através do processo de discussão.

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

Guia dos conhecimentos e praticas sobre a administração de projetos criado pelo nesse tema devem dominar.

A consulta ao guia é recomendável para você ficar atualizado com as ideias mais recentes nesse campo que está em constante evolução mas não devem ser aplicadas de maneira uniforme a todos os projetos, deve escolher o que seja mais apropriado para seu projeto.

De acordo com o PMBOK, que mantem uma base conceitual em Fayol e Deming, administrar um projeto é um macroprocesso com cinco grupos principais de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento que dividem-se ainda em 42 processos menores.

O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com