TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ADMINISTRAÇÃO (TEMA)

Originária dos Estados Unidos do século XX, as políticas públicas surgiram com o objetivo de dar respostas a demandas específicas da sociedade, juntamente com o contexto da demanda do bem-estar social. Tradicionalmente, compreendem o conjunto de decisões e ações propostas geralmente por um ente estatal, em uma determinada área, de maneira discricionária ou pela combinação de esforços com determinada comunidade

ou setores da sociedade civil.

Contudo, o conceito de política pública evolui nos últimos anos. Hoje em dia, diante da diversidade de conceitos, destaca-se o de Teixeira (2002). Para ele, o conceito de políticas públicas, onde aborda elementos de uma definição clássica (alocação de recursos públicos e desenvolvimento de ações a partir de regras definidas pelo Estado e pela sociedade), mas atenta também para a omissão em determinadas ações que fazem parte das políticas públicas. Os estudos de Políticas Públicas estão difundidos em diversos países e são de grande valia para o planejamento das ações dos governos, seja em nível municipal, estadual ou federal, das empresas e até mesmo dos cidadãos comuns. Portanto, entende-se que para atingir resultados satisfatórios como um todo em diferentes áreas ( saúde, educação, meio ambiente, lazer, transporte, segurança, etc.), os governos utilizam as políticas públicas como ferramenta.

Há diversas razões para se estudar políticas públicas, dentre elas as principais são: razões científicas, razões profissionais e razões polícias. As razões científicas são aquelas estudadas no campo das ciências humanas, que têm por objetivo criar modelos que possam auxiliar tanto o Estado quanto a sociedade no processo de formulação, implementação e avaliação de Políticas Públicas, além de fornecer instrumental explicativo dos fenômenos sociais que envolvem esse campo. As razões profissionais são muito importantes para tomada de decisões e planejamento das empresas e corporações, pois através das políticas públicas é possível prever os impactos e ações do Estado sobre a sociedade e assim planejar suas ações no curto e médio prazo. Por fim, A principal razão política para o estudo das Políticas Públicas está em elevar o grau de conscientização da sociedade em torno das interferências do Estado na vida social e, dessa maneira, aumentar a qualidade das Políticas Públicas.

As políticas públicas são composta por alguns atores, os quais podemos separá-los em estatais e privados. Atores estatais, nada mais são que os políticos ou qualquer outro diretamente ligado à administração pública envolvidos na burocracia estatal, legislativa ou executiva. Atores privados não estão ligados a administração pública, mas podem participar da decisão do estado, como exemplo desses autores, podemos citar as ONGs, mídia em geral, sindicatos e corporações empresariais.

É importante destacar que as políticas públicas podem ser divididas em quatro tipos: políticas distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas. As chamadas políticas distributivas não consideram a limitação dos recursos públicos e buscam privilegiar não a sociedade como um todo, mas uma parcela da população. Diferente das políticas distributivas, as políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com