TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORFIFOLIO INDIVIDUAL 3° SEMESETRE UNOPAR

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 10

1- INTRODUÇÃO

A franquia casa do construtor será instalada na cidade de Capanema-pa, como uma loja fantasia, que será utilizada como objeto de estudo para obtenção de nota semestral da faculdade UNOPAR, onde serão abordados variáveis temas relacionados as disciplinas Pesquisa de Mercado, Negociação, Marketing e metodologia cientifica , estudas no decorrer do semestre.

Serão abordados pontos relevantes, de cada

conteúdo, para então obtermos resultados na implantação da mesma, gerando

oportunidade para que a empresa possa se destacar de acordo com

o que se planeja no mercado.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1

A casa do construtor foi Inaugurada em 1993, e hoje conta com mais de 200 unidades espalhadas por quase todos os estados brasileiros.

É a maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina. Sua atuação está baseada nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem. Soluções para o dia-a-dia, de maneira que todas as necessidades sejam satisfeitas. Seu diferencial está na locação Garantida a fim de oferecer os melhores equipamentos:

Painéis metálicos para andaimes, betoneiras, compactadores e rompedores, até máquinas e ferramentas utilizadas por profissionais liberais (pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, encanadores, etc.), como furadeiras, marteletes, serras, compressores de ar para pintura, etc. Também atende pessoas interessadas em alugar lavadoras, escadas, enceradeiras, aspiradores de pó, cortadoras de grama, aparadores de cerca viva e roçadeiras. Sua meta é alcançar a marca de 1.000 unidades no país A seguir veja o gráfico de planejamento de expansão da rede até 2020.

A Casa do Construtor nos últimos 20 anos tem oferecido aos seus clientes uma nova cultura para a construção civil. Preparados para entregar soluções em equipamentos a fim de encarar problemas cotidianos que vão desde a instalação de um varal em casa até máquinas e equipamentos para canteiros de obras que buscam reduzir o tempo de execução, ganhar produtividade e entregar qualidade aos seus clientes.

A loja também utiliza de um site para orçamento online, onde o cliente tem a opção de orçar o aluguel do equipamento desejado e saber o valor, para que o cliente posteriormente possa buscar na loja mais próxima de sua cidade.

Para realizar a aplicação desta franquia na cidade de capanema, será necessário realizar uma pesquisa mercadológica ferramenta essa que vai servir de orientação para tomada de decisão. A pesquisa será direcionada e aplicada em seu publico alvo ,e seus resultados irão diminuir a incerteza ou influenciar em decisões. Como se trata de um novo empreendimento há sempre um grau de incerteza. E preciso ter certeza da aceitação do negócio antes de sua instalação.

Uma pesquisa de mercado elaborada a partir de métodos confiáveis oferecerá informações consistentes e seguras, para a identificação dos pontos fortes e fracos, com vistas a facilitar a tomada de decisão, para definitivamente planejar o que deve ser feito.

“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz William Bill do “Wealth Design Group LLC” em Houston. “Você tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços”.

A pesquisa quantitativa será muito importante neste processo, pois ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ela irá traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão. E com a obtenção desta analise, consigamos comparar em meio a população a aceitação da instalação desta conceituada franquia nesta cidade. Com essa coleta de dados, será possível também , realizar porcentagens de quantas pessoas estão dispostas a utilizar e pagar pelos serviços oferecidos. A pesquisa será abordada por meio de questões do tipo “fechadas”, o que irá conter um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. As perguntas contidas no questionário tem que ser clara e precisa para o que se pretende, tal fórmula garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que colabora para a eficácia, a perfeição e a padronização dos resultados.

A pesquisa qualitativa também será bem criteriosa no aspecto exploratório, pois excita o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Dessa forma partirá um resultado preciso e são retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado. Estes resultados então irão contribuir de forma relevante e eficiente na tomada de decisão.

Existem três grandes grupos que compõem as variáveis sociais: demografia, estilos de vida e valores sociais.

A demografia diz respeito basicamente à população e sua composição. Dentro das variáveis sociais é o item que mais possui fontes de informação confiáveis e disponíveis a praticamente todos. Estudos acerca da população são feitos periodicamente por instituições como IBGE e IPEADATA a nível nacional, além de organismos ligados as nações unidas (ONU), como o PNUD, por exemplo.

Para Kotler (2006, p.78), “as tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis de curto e médio prazos. Há pouca desculpa para uma empresa ser pega de surpresa por eventos demográficos.”Os dados demográficos são a base para o que se tem de mais simples em termos de segmentação de mercado.

Por último, os estilos de vida são, segundo Fahey e Narayanan apud Stoner e Freeman (1999, p.56), “(...) as manifestações externas das atitudes e dos valores das pessoas”. Ou seja, com base no que foi exposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com