TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTE DA EMPRESA

Projeto de pesquisa: PORTE DA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO........................................................................................................ 3

2- DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4

2.1 PORTE DA EMPRESA...................................................................................... 4

3- COLABORADORES............................................................................................... 5

3.1- VALORES QUE NORTEIAM O NEGÓCIO...................................................... 5

3.2- CÓDIGO DE ÉTICA.......................................................................................... 5

4- VISÃO..................................................................................................................... 5

5- NÍVEL DE FORMAÇÃO.......................................................................................... 6

5.1- ESTILO DE GESTÃO ADOTADO.................................................................... 6

5.2- MOTIVAÇÃO.................................................................................................... 6

5.3- TREINAMENTO DOS COLABORADORES..................................................... 6

6- A CAPTAÇÃO DE RECURSOS............................................................................. 6

6.1- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.......................................................................... 6

7- CONDIÇÃO DAS INTALAÇÕES............................................................................ 7

8 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS........................................................................................................... 9

1- INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é de grande importância para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, elaborado através de uma entrevista com um empresário do ramo Supermercadista, e serve para ampliar em uma atividade prática, conceitos relacionados às disciplinas ministradas no primeiro semestre do curso de Bacharelado em Administração, desenvolvendo os conteúdos abordados por meio de um texto corrido dividido em capítulos, além do aperfeiçoamento dos conhecimentos exigidos no decorrer do curso.

A empresa pesquisada é denominada SUPERMERCADO SCHWALM LTDA, devidamente registrada com CNPJ sob o numero 01.396.676/0001-09, situada na Avenida Cel Arthur Emilio Jenisch n° 524, na cidade de Cerro Grande do Sul - RS, Cep 96770-000, telefone (051) 36751039 explorando o ramo supermercadista iniciou as suas atividades em 02/12/1996.

2 DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi realizada com o Sr. Vilmar Wolfle Schwalm, sócio proprietário da empresa de razão social SUPERMERCADO SCHWALM LTDA, e nome fantasia SUPERMERCADO SCHWALM. Em 1996 um pequeno sonho tornava-se realidade. O sonho de três dos filhos do casal Armando Schwalm e Líria Schwalm. Elton, Liane e Vilmar sonhavam em expandir os negócios da família, com a inauguração do Supermercado, a loja possuía somente 1 colaborador, 1 açougueiro, todos os outros serviços eram prestados pelos sócios e seus familiares. A loja foi reinaugurada em 2002 com um espaço mais amplo.

Empenho e determinação foram fundamentais para o sucesso da loja, e em 2007 houve uma nova ampliação para melhor suprir as necessidades dos clientes. Na época o maior problema enfrentado foi a concorrência, pois já havia na cidade um Supermercado forte, então foi um grande desafio conquistar clientes novos e mantê-los. O investimento inicial foi através de recursos próprios.

2.1 PORTE DA EMPRESA: A empresa de médio porte conta hoje com 90 colaboradores, todos registrados sob o regime da CLT, e os principais departamentos existentes são: Financeiro, Administrativo, Recursos Humanos, Compras, Vendas.

Para administrar a empresa, o entrevistado cita como ferramentas de controle de gastos e lucros, estoque e tudo que envolve a empresa, planilhas e registros feitos em software próprio para estabelecimentos do seu segmento, além da contratação de um escritório contábil para as demais escriturações de sua empresa.

No Brasil, a atividade dos supermercados é regulamentada pela Lei nº. 7.208, de 13 de novembro de 1968, segundo a qual: “é o estabelecimento comercial varejista explorado por pessoa física ou jurídica, que, adotando o sistema de auto-serviço, expõe e vende no mesmo local permanentemente gêneros alimentícios e outras utilidades da vida doméstica.”

3- COLABORADORES: São fundamentais para tornar o ambiente confortável e saudável para a realização das compras, sendo orientados pra melhor atender e ajudar o cliente, que busca além mercadoria com preços justos e de qualidade, busca satisfação e bom atendimento.

3.1- VALORES QUE NORTEIAM O NEGÓCIO: São o comprometimento com os resultados da empresa, valorização do conhecimento, ter visão do todo, entender o cliente, reduzir custos, saber tomar decisões e resolver problemas, ter senso de urgência e fazer bem feito.

3.2- CÓDIGO DE ÉTICA:

• Cuidar do seu setor de trabalho. Mantendo-o sempre limpo e organizado;

• Utilizar os equipamentos de segurança a fim de evitar acidentes de trabalho;

• Evitar desperdício de tempo, material e pessoal;

• O colaborador não deverá repassar a terceiros as vantagens a ele concedidas.

• Os assuntos particulares deverão ser tratados fora do horário de trabalho, inclusive evitando o uso do telefone interno para receber ou fazer chamadas;

• Não é permitido fazer circular rifas, listas, abaixo assinados, ou venda de qualquer produto (Avon, bijuterias, roupas est.) dentro da empresa;

• Não é permitida a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com