TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

DANIEL PERES DE CARVALHO[pic 11]

ESTUDO DE CASO “COM NOVO CEO, MICROSOFT TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC”

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de  nota nas disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica.

Orientador Prof.: Gisleine Fregoneze; Henry Nonaka; Marcos Marques; Elisete Zampronio; Rodrigo Trigueiro.

[pic 12]

Esperantina

2014

SUMÁRIO[pic 13]

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

A presente produção textual tem por objetivo apresentar a resolução para os questionamentos propostos no estudo de caso sobre “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, e com base nas disciplinas do semestre serão abordados conceitos importantes que auxiliarão no novo CEO em seu novo desafio que é comandar a Microsoft. Portanto estes conceitos dizem respeito à Pesquisa de Mercado, produto, composto do mix de comunicação e as principais variáveis ambientais que poderão o processo de negociação, que são: Concorrência, Riscos, Tempo e Informação.


DENVOLVIMENTO

A Microsoft é uma empresa multinacional que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Entre seus produtos de software mais conhecidos estão os linha de sistemas operacionais Microsoft Windows, a linha de aplicativos para escritório Microsoft Office e o navegador Internet Explorer.

A Microsoft foi líder no mercado de microcomputadores durante muitos anos, mas a procura por dispositivos móveis, fez com que a popularidade dos PCs tivesse uma queda, com isso é importante rever os conceitos e enfrentar novos desafios, buscar inovar mais ainda em tecnologias; e para isso é necessário convencer aqueles clientes corporativos a mudar seus conceitos a respeito das novas tecnologias. Dessa forma a Microsoft precisa fazer um levantamento de dados sobre a preferencia desse publico e utilizar uma pesquisa de mercado no intuito de identificar os problemas dentro da organização e buscar soluções cabíveis, é preciso também utilizar estratégias que chamem atenção desse público, tais como inovar nos aplicativos e reduzindo os preços em relação à concorrência.

Sabemos que a Microsoft é uma empresa que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais, mas perdeu a posição dominante para os dispositivos portáteis como o iPhone e o sistema operacional Android, que representam o futuro da computação. É ainda uma forte concorrente, mas ela já perdeu a oportunidade de expandir o monopólio de seu sistema operacional na direção dos novos dispositivos que estão atraindo a atenção de todos. O que faltou foram investimentos em aplicativos diferenciados, acreditar no seu potencial de tecnologia, inovação de novos equipamentos, produtos e serviços e em sistemas que pudessem ultrapassar os outros tanto pela qualidade quanto pelo preço baixo.

Assim, para que a Microsoft não tivesse chegado a esse ponto, de estar atrás com relação à concorrência, precisaria estar atenta a concorrência, tendo que buscar orientação e apoio nos conceitos de Marketing Estratégico que busca identificar os diferentes produtos e/ou mercado e segmentos atuais em busca de orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas que ofereçam rentabilidade.

Buscando conceituar produto, vemos que é muito mais que um bem, serviço ou ideia, é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. Com isso, para destacar seus produtos e serviços no mercado frente à concorrência, a empresa Microsoft adota a estratégia de comunicação, ou seja, um Mix de Comunicação que se divide em cinco formas Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Vendas Pessoais e Marketing Direto.

Na Propaganda dizemos que é qualquer forma de apresentação e promoção não-pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado; Promoção de Vendas é uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço; Relações Públicas é uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos; Vendas Pessoais é interação pessoal, ou seja cara a cara, com um ou mais compradores, visando apresenta produtos ou serviços, responder perguntas e tirar pedidos; Marketing Direto é utilização ferramenta como mala direta, telemarketing, internet e correio para se comunicar com mais rapidez e solicitar respostas diretamente de clientes específicos. Portanto, toda e qualquer empresa assume o papel de comunicadora na sociedade, mesmo sem essa consciência; assim estas ferramentas devem ser bem utilizadas pelas empresas para obter sucesso nas suas relações com seu principal alvo o “consumidor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com