TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 1]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        

2.2         SEGUNDO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIO.....5

2.3        TERCEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS............................................7

3        CONCLUSÃO....................................................................................................9

REFÊRENCIAS..........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente o mundo apresenta altíssimo grau de competição de mudanças de situações e adaptação constantes. A partir desse contexto, os projetos vêm adquirindo importância dentro das organizações, e a administração participativa estabelece que eles devam ser executados por equipes integradas que assumam seus papéis, a fim de, que todas as tarefas sejam executadas com qualidade sem exceder os custos e prazos estabelecidos. Com isso mais uma vez, se comprova que para atender a esses requisitos e obter sucesso, as organizações que desejam estar a frente precisam adotar prática do gerenciamento de projetos.  Para que o desenvolvimento da gestão por projetos seja eficaz, é imprescindível a aplicação e conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias às atividades do projeto a fim de atender seus requisitos. Se bem administrada, a gestão por projetos pode trazer muitos benefícios para as organizações que buscam se consolidar no mercado, dando maior impulso às ações estratégicas e fortalecendo suas vantagens competitivas, além de traduzir um esforço maior relacionado à integração. Assim como nos processos de logística, que diferente do que a meio pensa, não está ligada apenas no transporte e sim, envolve vários modais para que seja concluída com êxito.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA.

  1. Administração da produção: Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e controle da capacidade de produção.

        Administração da produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos, materiais, informações, consumidores, através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação, ou seja, trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

        O processo de rede de operações produtivas, se trata de uma das fases da administração de produção, onde o empreendedor deve ter pleno conhecimento de negociação, pois é nesta fase que a empresa depende dos serviços prestados pelo fornecedor, para que tenha pleno sucesso no mercado, visto que as empresas estão interligadas, onde uma depende da outra para que ocorra a lucratividade de ambas e sigam ativas no mercado.

         Planejamento e controle da capacidade de produção, tem como objetivo que p empreendedor tenha conhecimento da quantidade de produtos que necessitará para atender a demanda dos clientes, além de tomar decisões acerca do planejamento da confecção dos produtos, de forma que não ocorra falta destes produtos no estoque, e com isso o conhecimento do público alvo e da região de instalação da empresa, sendo assim se tornam indispensáveis, pois através destes dados pode-se determinar a capacidade mínima e máxima de produção.

  1. Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas, ferramentas utilizadas para uma gestão coerente.

        Logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa, e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

        Na aplicação da logística, podemos dividi lá em quatro grupos: O primeiro como sendo o grupo dos Fornecedores: De quem se adquirem materiais e componentes, se pode perceber a importância da atividade logística no desenvolvimento dos fornecedores, tendo proximidade dos mesmos se torna um aliado em toda a função; O segundo, o grupo de Empresas Manufatureiras: Onde se vai produzir, ou seja, onde se vai instalar a fábrica, quanto e quando produzir determinado produto. Aqui fica clara a atividade de planejamento de materiais, pois é a partir dessas decisões acima, que poderá ser definida toda a política de estoques da organização em questão; O terceiro grupo são os Centros de Distribuição: Aqui fica clara a preocupação com o nível de serviço a ser repassado ao consumidor. Muitos produtos em estoque sejam peças de reposição ou produtos acabados, e diversos locais de armazenagem melhoram, sem sombra de dúvida, o nível de serviço para o consumidor, porém com uma consequente elevação dos custos, o que, em ultima análise, diminuirá as vendas devido ao incremento nos preços de venda; Quarto grupo, que são os Consumidores Finais: Dentro da cadeia de suprimentos é o ponto central onde desembocam todos os outros grupos. A atividade logística estará preocupada em definir para que mercado seja fornecido o produto e com que nível de serviço, que implica um incremento de custos, quanto maior o nível.

        

        Não se pode esquecer ainda que essas definições logísticas envolvem algumas características fundamentais das organizações, em nível estratégico, como o impacto em múltiplas funções dentro das organizações, a troca ou tradeoffs entre objetivos conflitantes, como aumentar vendas, diminuindo custos e barateando os produtos, ou aumentar o nível de serviço, com um acréscimo em curto prazo, nos custos. Some-se a tais dúvidas a dificuldade de se precisar o custo que sistemas logísticos irão gerar, nesse sentido, análises quantitativas são essenciais para a tomada de decisões inteligentes e científicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com