TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO               DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

TURMA: N33

PROCESSO ADMINISTRATIVO:

PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE.

CAMPO GRANDE/MS

MAIO/2014

INTRODUÇÃO

Administrar uma organização é uma das atividades mais complexas da atualidade. E sem dúvida, uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo.

O objetivo deste trabalho é estudar todas as fases deste processo e propor melhorias na cafeteria, empresa objeto de estudo da ATPS (Atividade Prática Supervisionada).

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Como já vimos até aqui, há todo um contexto e regras a se seguir para a abertura de uma empresa. Quando falamos abertura não é somente abrir uma porta e contratar funcionários, é saber administrar de forma que esta empresa seja um grande empreendimento e que perpetue no mercado.

O planejamento empresarial é unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.

Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

Para que uma empresa seja bem sucedida, ela precisa ter em mente e no papel todos os passos que devem ser seguidos, quais os objetivos devem ser alcançados e qual o cronograma de cada atividade a ser desenvolvida. Isso é fundamental para a organização, pois o improviso é sempre muito arriscado no ambiente empresarial. Para isso é necessário que cada um saiba o que fazer em uma determinada função.

Primeiramente é necessário encontrar e desenvolver indivíduos com habilidades, perspectiva e experiência suficiente para conduzir com eficácia os negócios da organização. Mas em contrapartida, deve-se ter uma estrutura bem desenvolvida para que este indivíduo produza de acordo com o esperado e se sinta constantemente motivado à trabalhar na empresa. Uma pessoa motivada cria novas ideias para novos produtos ou serviços. São diferenciais que, se bem colocados, permitem uma grande visibilidade no mercado.

ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Uma pessoa que almeja ser um gestor de empresas de sucesso deve ter primeiramente em mente que ele deve ser bom em tudo o que ele for fazer. Uma das principais habilidades de um bom gestor é a facilidade de adaptar-se nos mais diversos ambientes organizacionais e foco para lidar com pessoas de vários níveis culturais dentro de uma mesma empresa.

Empresa esta que tem por definição como uma associação de uma ou mais pessoas, que circulam bens ou serviços, com fins de obter lucro. O gestor é quem cuida dos interesses desta empresa, quem faz o planejamento, cuida dos processos e lidera a equipe para obter resultados. Já o empresário é dono desta empresa, quem contrata o gestor para tomar as frentes de seu negócio.

As empresas são consideradas sistemas abertos, pois a um grande volume de entradas e saídas com o ambiente que as envolve. Este sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o ambiente, não obedecendo assim nenhuma lei da física.

Entendemos Missão, como o propósito da empresa perante a sociedade. Qual o papel dela e como ela quer desenvolve-lo para levar o melhor produto final ao seu cliente. É estabelecer uma linha a se seguir sempre mantendo a honestidade e acima de tudo responsabilidade para com seus clientes. Missão é, portanto, o ponto de partida de uma empresa/organização.

Já Visão é onde descrevemos qual o futuro desejado para a empresa ou organização. Quais as metas a serem alcançadas e quais os recursos serão utilizados para a concretização. A Visão deve ser elaborada de forma que inspire todos àqueles que fazem parte da organização a participar na busca do objetivo futuro.

Valores organizacionais são as escolhas por um modo de conduta dentro da organização, são os princípios escolhidos que irão guiar a empresa para que ela atenda todos os seus objetivos e necessidades de todos aqueles que dela dependem.

Por ser uma empresa do ramo alimentício, a cafeteria tem tudo para se destacar no mercado econômico. Por ser um serviço de primeira necessidade, o público alvo deste segmento não é limitado, ao contrário, abrange grande parte dos consumidores.

Para começarmos a elaborar um planejamento estratégico para resolver todos os problemas administrativos apresentados pela cafeteria, iremos definir primeiramente, de acordo com várias pesquisas feitas em empresas antigas no mercado, a missão, visão e os valores básicos, para que a cafeteria tenha um ponto de partida para as mudanças que serão necessárias.

Ficou definido da seguinte forma:

Missão: Oferecer os melhores produtos, feitos com matéria prima da melhor qualidade e garantir aos clientes confiabilidade na prestação dos serviços.

Visão: Ser referência absoluta no segmento da praça e construir uma equipe de trabalho competente e altamente motivada.

Valores: Confiança, respeito às pessoas.

DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Hoje em dia, o papel essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos operacionais por meio dos quais as pessoas consigam atingir seus objetivos pessoais, e desta forma contribuir para que alcance aos objetivos da empresa, sendo assim ira criar uma relação de reciprocidade, fazendo com que objetivos sejam alcançados. A direção de uma empresa não é feita somente pelo administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direção dependem do entendimento dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das organizações e os colaboradores são as peças chave para ajudar a tornar algo possível.

Segundo CHIAVENATO, a administração está marcada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas dentro delas, os estilos de direção dependem das suposições dos administradores as respeito do comportamento humano dentro das empresas.

Para McGregor distingue duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana, dentre elas a teoria X(ou tradicional) e a teoria Y (ou moderna). Para CHIAVENATO, (2007,p.279) A teoria X baseia-se em algumas concepções incorretas e distorcidas sobre a natureza humana onde as pessoas são preguiçosas e indolentes, evitam o trabalho, evitam também a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras, as pessoas precisam ser controladas e dirigidas, são ingênuas e sem iniciativa. Na Teoria Y pressupõe que, as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer, o trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, as pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas, são criativas e competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com