TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  20/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA[pic 1]

Francilmara Colares

Gisele Maués

Jéssica Lial

Sandy Thariny

Yasmin Araújo

PROCESSO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NA FORMULAÇÃO

BELÉM

2015


Francilmara Colares[pic 2]

Gisele Maués

Jéssica Lial

Sandy Thariny

Yasmin Araújo

PROCESSO DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NA FORMULAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina: Pesquisa em Administração, ministrada pelo professor: Affonso Henriques de Azevedo Nogueira, como requisito de nota da 2º Avaliação desta disciplina do 6º Semestre do Curso de Administração da Universidade da Amazônia.

BELÉM

2015


1 INTRODUÇÃO

Nosso trabalho apresentará o processo de pesquisa em administração, com ênfase na fase de formulação, na qual tem fundamental importância para dar início à uma pesquisa, pois ela pode ser considerada como o pontapé inicial para esse desenvolvimento.

Para desenvolver uma determinada pesquisa, seja ela exploratória, explicativa, descritiva ou outros tipos, o primeiro passo é a formulação. Essa fase tão significativa para o início de uma pesquisa, se caracteriza pelo desenvolvimento de teoria, questões de pesquisa, hipóteses e plano de estudo.

Além disso, o processo de pesquisa em administração também oferece outras orientações para um projeto de pesquisa, além da fase de formulação, existem outras duas fases que também são muito importantes para esse procedimento, que é a execução e análise. Com base nessas etapas, o indivíduo encarregado poderá realizar a tomada de decisão da melhor maneira possível.

Dessa forma, iremos enfatizar a etapa de formulação, abordaremos diversas formas de escolhas metodológicas, usadas no início de uma pesquisa. As metodologias retratadas a seguir, são classificadas quanto ao seu objetivo, natureza e escolha do objeto de estudo. Deste modo, explicaremos cada uma dessas metodologias de forma minuciosa para melhor entendimento.


2 FORMULAÇÃO (ESCOLHAS METODOLÓGICAS)

O estágio de formulação, envolve a definição da substância e do processo de pesquisa, ou seja, é nessa fase que ocorrem as escolhas metodológicas, que podem ser utilizadas nas seguintes categorias: classificação quanto ao objetivo da pesquisa; natureza da pesquisa; escolha do objeto de estudo. Cada uma dessas categorias, contêm classificações, conforme é mostrado no quadro 1 abaixo.

                                                       

Quadro 1 – Classificação da Metodologia Científica.

Objetivo da Pesquisa

Natureza da Pesquisa

Objetivo do estudo

Descritiva

Qualitativa

Estudo de caso

Exploratória

Quantitativa

Estudo por Amostragem

Explicativa

Estudo Censitário

3 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AOS OBJETIVOS DA PESQUISA

De acordo com Castro (1976), genericamente, as pesquisas científicas podem ser classificadas em três tipos: exploratória, descritiva e explicativa. Cada uma trata o problema de maneira diferente.

3.1 PESQUISA EXPLORATÓRIA

O objetivo de uma pesquisa exploratória, é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Dessa forma, ao final de uma pesquisa exploratória, você conhecerá mais sobre aquele assunto, e estará apto a construir hipóteses. Segundo Gil (1999), a pesquisa exploratória tem como objetivo principal desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.  

3.2 PESQUISA DESCRITIVA

A pesquisa descritiva, descreve uma experiência, situação, fenômeno ou processo nos mínimos detalhes. Tem como objetivo, a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. Por exemplo, quais as características de um determinado grupo em relação a sexo, faixa etária, renda familiar, nível de escolaridade e etc.

Ao final de uma pesquisa descritiva, você terá reunido e analisado muitas informações sobre o assunto pesquisado. A diferença em relação à pesquisa exploratória, é que o assunto pesquisa já é conhecido. A grande contribuição das pesquisas descritivas é proporcionar novas visões sobre uma realidade já conhecida.

3.3 PESQUISA EXPLICATIVA

A pesquisa explicativa, é considerada o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Segundo Gil (1999), a pesquisa explicativa tem como objetivo básico identificar fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência de um fenômeno.

 Este tipo de pesquisa é a que mais aprofunda o conhecimento da realidade, e por isso mesmo, está fortemente firmada em métodos experimentais. É uma pesquisa muita sujeita a erros (porque dependem de interpretação, o que acarreta subjetividade), mas de grande utilidade, pois geralmente possui aplicação prática.

4 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA DA PESQUISA

As pesquisas científicas podem ser classificadas, quanto à natureza, em dois tipos básicos: qualitativa e quantitativa.

4.1 PESQUISA QUALITATIVA

As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório, ou seja, estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Essas pesquisas fazem surgir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea. Além disso, o ambiente natural é tido como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com