TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DECISÓRIO NA EMPRESA MED GOLDMAN

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 23

PROCESSO DECISÓRIO NA ORGANIZAÇÃO GOLDMAN

Sérgio R. Diniz

RESUMO

O objetivo desse artigo é realizar um estudo de caso sobre a tomada de decisão na aquisição de produtos novos em uma empresa de importação de produtos médicos, foi realizado através de observação no local, questionário e pesquisas bibliográfica e documental. Como resultado foi encontrado que há processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacional, contudo, concluímos que especificamente na tomada de decisão de produtos novos é feito de maneira intuitiva pelos gestores demonstrando que se encaixa no modelo de racionalidade limitada.

Palavras­chave: Processo decisório . Informação. Conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

Todos os dias de nossas vidas tomamos decisões, o que vestir? O que comer? Onde ir? Qual graduação fazer? Qual faculdade? As decisões estão em nossas vidas desde sempre, das mais simples possível como escolher o que vestir ou o que comer, até as mais complexas do dia a dia. Dentro das organizações não é diferente, diariamente milhões de decisões são tomadas, seja pelos seus administradores, seja por seus colaboradores, e estas decisões e escolhas que poderão afetar todo o andamento da organização, determinar sua sobrevivência no mercado, seu triunfo ou sua ruina. Mas não podemos esquecer que apesar do que possa parecer, as decisões, a mais simples até a mais absurdamente difícil são tomadas por pessoas. E pessoas são afetadas pelo meio onde vivem, por suas experiências e crenças e até mesmo por suas percepções. Não há a decisão perfeita, o que há é uma busca por , melhores alternativas, aquelas que determinarão o rumo da organização.

A teoria das Decisões surgiu na metade do século XX através de Herbert Simon como base para explicação do comportamento humano nas organizações, para Chiavenato (1983) as organizações  são  como  um  sistema  de  decisões  onde  cada  indivíduo  participa  de forma


consciente e racional, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que lhes são dispostas, de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes.

Em um período onde os processos decisórios têm conseguido cada vez mais notoriedade no meio acadêmico internacional, enquanto a pesquisas que envolvem organizações (LENGNICK­HALL, 2003; TONN, 2003) levando em conta as mudanças na área social, econômica, legal (TAPSCOTT e CASTON, 1995), o assunto é pouco tratado  pelas revistas de administração no Brasil. Realizando uma breve busca no Scientific Eletroctronic Library Online (2016) com as palavras chaves “processo decisório” e “tomada de decisão” por artigos científicos é constatado cerca de cinqüenta artigos sendo que o  numero diminui drasticamente se for especificar a região de Santa Catarina onde se realiza este estudo.

O tema do nosso estudo de caso é a organização Med Goldman que foi fundada na cidade de Manaus, AM no ano 2000. Em 2004, instalou a sua filial no Sul do País, na cidade de São José, SC, objetivando assim aperfeiçoar suas atividades logísticas, utilizando o Porto de Itajaí como base para as importações de produtos e consequentemente aumentarem sua atuação no mercado brasileiro. A organização hoje atua em todo o território nacional e é uma das maiores do segmento na venda, armazenagem e distribuição de produtos médicos hospitalares no Brasil.

O processo de tomada de decisão tem apresentado problemas e muito disso se deve a atual circunstância econômica e política do país. Considerando este contexto, fazemos a seguinte pergunta: “Quais são as dificuldades encontradas na empresa Med Goldman para a tomada de decisão na aquisição de produtos novos?

Com a intenção de dar segmento à discussão sobre os processos decisórios nas organizações, foi realizado o presente estudo, que envolve uma pesquisa descritiva e qualitativa na Med Goldman. Possui como objetivo geral realizar estudo sobre a tomada de decisão na aquisição de produtos, enquanto aos objetivos específicos seria descrever a organização e como são realizados os processos decisórios, analisar o processo e identificar as principais dificuldades e se o processo é o apropriado para a tomada de decisão na aquisição de produtos novos.

A oportunidade se dá no intuito de realizar um estudo de um tema que necessita de material sendo produzido no meio acadêmico tendo em vista que o tema não está consolidado e é importante para    o seguimento das pesquisas cientificas de administração no Brasil, além


da produção em campo em um organização. O estudo foi viável, pois um dos pesquisadores trabalha na organização e têm acesso às informações necessárias para tal, bem como também existe um material de estudo produzido no meio acadêmico considerável para embasar o estudo.

A estrutura do Artigo é dividido em introdução onde descreve o tema, a pesquisa e como será realizado. Depois descreve o processo decisório, definições e modelos, modelo de racionalidade limitada, processo de tomada de decisão estratègica e limitações, decisões estruturadas, programadas e não programadas para posteriormente entrar na metodologia, a tomada de decisão de produtos novos e na conclusão do estudo.

  1. PROCESSO DECISÓRIO

De acordo com Moritz e Pereira (2006) a teoria da administração que foi desenvolvida no inicio século XX por causa da revolução industrial e seus efeitos pouco abordou o estudo sobre processos decisórios na escola clássica. A evolução sobre a temática de processos decisórios começou em meados do século XX onde de acordo com Moritz e Pereira (2006) estava­se criando novas técnicas baseados nos problemas criados, informação e absorção de novos procedimentos.

Já Freitas e Kladis (1995, p.6) afirmam que “toda organização é um sistema de decisões, onde todos os membros estão continuamente tomando alguma decisão, “... é impossível pensar a organização sem considerar a ocorrência constante do processo decisório”.

Isso deixa clara a importância do processo decisório dentro de uma organização e exemplifica sua relevância dentro dos processos.

  1. DEFINIÇÕES E MODELOS

Um dos principais estudiosos que começaram a evidenciar os processos de tomada de decisão foi Herbert Simon, em seu livro O Comportamento Administrativo (1970), segundo Moritz e Pereira (2006), Simon demonstra que todas as organizações são um sistema de decisões onde cada parte toma suas decisões de forma individual em razão do seu comportamento, concluindo que a organização é formada por diversas decisões individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (685.7 Kb)   docx (474.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com