TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL: SABONETES DA AMAZÔNIA

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 13
  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1 HISTÓRICO

         A empresa LCV Cargo Express, fundada pelo empreendedor Luís Cláudio Ribeiro[a], teve início através de uma filiação do grupo ITD transportes, na qual atua no transporte e distribuição de cargas aéreas. Dado início das[b] suas atividades no dia 01 de fevereiro de 2002, seu transporte de cargas, foi primeiramente prestado por serviços terceirizados. Após um ano ao conquistar novos clientes no centro sul, a mesma começou a distribuir com a sua própria frota, expandindo no transporte rodoviário por toda região norte com serviços de coletas e entregas porta a porta. Mais tarde, com a ampliação de seu negócio foram feitos contratos com empresas sulistas, as quais exigiam um trabalho eficiente, e pela eficácia da empresa foi-se ganhando créditos com as demais, o que serviu de contribuição para a ampliação no ramo de armazéns gerais e atividades de marketing no ponto de venda. Com o decorrer do desempenho da empresa, a mesma adquiriu a especialidade na distribuição de medicamentos. Cerca de 70% do seu fornecimento, está voltado ao ramo farmacêutico, 20% no ramo de celulares e 10% em eletrônicos, movimentando o fluxo de produtos no mercado.

        1.2 PRODUTOS E SERVIÇOS

A empresa trabalha no ramo de transporte e serviços de armazéns gerais[c], como distribuição e entrega de cargas aéreas, provenientes de São Paulo, Rio e Centro Sul, que chegam Via Aérea à Belém, distribuindo-os também para toda a região norte, além de trabalhar com armazenagens gerais (produtos promocionais de marketing – P&G, Nestle, Phillips, Johnson e kimberly). Suas atividades na distribuição de entregas estão demandadas em cerca de 70% para entregas de medicamentos, vacinas para hospitais, clínicas e Distribuidores farmacêuticos (Redes Big Ben e Redes Extra Farma, Clínicas e Hospitais como Unimed, Porto Dias, Som e Diagnóstico, Hospital Saúde da Mulher, Laboratórios Paulo Azevedo, Amaral Costa e Hospitais da Rede Estadual e Municipal) e 30% referentes a materiais eletrônicos: LG, SAMSUNG, NOKIA (celulares, tablets, notebooks) que são distribuídos em lojas como: Yamada, C&A, Big Ben, Extra Farma, Sol Informática , Redes Líder, Formosa, Nazaré, entre outras.

[pic 1]

Atualmente, são entregues mensalmente cerca de 80 toneladas de cargas ao Aeroporto de Belém, sendo que 40 toneladas (50% da demanda) chegam e são entregues pela LCV Cargo Express, a qual possui Boxes exclusivos dentro dessas Cias Aéreas – (setor de carga) considerando o período de Janeiro a outubro. Nos meses de novembro e dezembro esta demanda dobra para 160 toneladas, devido o aumento nas compras de final do ano. Os outros 50% são entregues por outros agentes de cargas ou transportadoras rodoviárias. Dados fornecidos por TAM, GOL e AZUL.

[pic 2][pic 3] 

  1. REVELÂNCIA PARA SOCIEDADE[d].

A LCV financia projetos e cursos em Parceria com Arquidiocese de Belém, SESC, SESI e Programa Mesa Brasil, através de vários cursos para as Comunidades carentes em 06 bairros de Belém: Atalaia, Castanheira, Jarderlândia, Entroncamento, Marambaia e Guanabara. Estes cursos são dados para mães e pais de famílias desempregadas se auto sustentarem com o aprendizado, confecção e venda desses produtos, ministrados por profissionais de diversas áreas, como corte e costura pinturas em Telhas e Artesanato em Geral.

2. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS[e] 

1.3.1 PLANEJAMENTO

        O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.  As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões do planejamento.Além [f]de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. Para a moderna psicologia, o processo de planejamento é uma função cognitiva superior, uma forma refinada de inteligência. A decisão e a capacidade de lidar com o futuro por meio de planejamento refletem essa inteligência. Essa inteligência como todas as outras, pode ser desenvolvida por meio de educação e experiência. (MAXIMIANO, 2008, p.79)

        O planejamento da empresa LCV Cargo Express, é feito através de reuniões e treinamentos semanais entre os seus colaboradores, visando melhorias internas para um melhor atendimento no mercado externo.  Através destes encontros entre colaboradores, são estimados parâmetros para um melhor desempenho de cada função operacional. Estes são importantes para um êxito no negócio, “otimizando” seus custos, tendo em vista maior rentabilidade. Diante disso, os itens apontados são de suma importância para a execução do objetivo da empresa que é a distribuição de medicamentos e aparelhos eletrônicos na região norte. Atualmente, devido ao aumento da demanda no fluxo de cargas e prospecção de novos clientes, foi necessária a abertura de duas filiais: Uma em Manaus/AM e outra em Macapá/AP, já que nestas duas capitais o serviço e distribuição eram terceirizados. Sua criação otimizou custos para empresa e criou pontes e bases para outras cidades menores na Região Norte. Em linhas gerais, o planejamento é baseado nos seguintes  eixos:

Missão: Transportar e distribuir com eficácia e segurança, investindo continuamente em tecnologia de informação, na baixa de entregas finalizadas, diminuindo custos operacionais e dando transparência necessária ao Cliente sobre a carga transportada.

Visão: investir mais em tecnologia de informação, prospectando assim mais clientes e se configurar até o final do ano de 2015, entre os 03 maiores AGENTES DE CARGAS AÉREAS da Região Norte.  

Meta: sua meta até o final do ano de 2014 é alcançar a demanda de 60% do total de cargas desembarcadas em Belém e entregues aos seus respectivos clientes, investindo mais em informação e treinamento de colaboradores da empresa, principalmente na parte operacional.[g]

1.3.2 ORGANIZAÇÃO

Para executar os planos, é necessário organizar os recursos. Organização é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos. O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. Um conjunto organizado segundo algum critério tem uma estrutura. Organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério.[h]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (150.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com