TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

ANGELA CRISTINA PEREIRA SALGADO

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Montes Claros

2013

ANGELA CRISTINA PEREIRA SALGADO

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do primeiro período.

Orientadores:Prof. Fabiano Galão

Prof. Ivan Campos

Prof. Elisa Antes

Prof. Wilson Sanches

Prof. Mônica Silva

Montes Claros

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Questões Propostas 5

2.1.1 Questão 01 5

2.1.2 Questão 02 5

2.1.3 Questão 03 6

2.1.4 Questão 04 6

2.1.5 Questão 05 6

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido em questão refere-se ao trabalho alternativo dos profissionais do ramo informal chamado freelancers, que querem garantir sua sustentabilidade através do trabalho sem perder a liberdade e não tendo vínculo com nenhuma organização.

Atualmente a procura por esses profissionais vem crescendo em granndes e pequenas empresas em virtude dos beneficios economicos e do melhor desempenho dos freelancers quanto ao lado criativo porque trabalham em seu proprio ambiente familiar.

Esta pesquisa apresentada pretende expor os dois lados desta nova modalidade de trabalho, argumentando os pontos positivos e negativos tanto das empresas, quanto dos profissionais liberais alem de comparar o modelo tradicional que ainda tem seu espaço no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Questões propostas:

2.1.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito á sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar proficionais sem vinculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como este tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Desde o principio até hoje o homem esta sempre em busca de uma melhor qualidade de vida, inovando sempre que necessario para não ficar obsoleto perdendo espaço para os concorrentes e tambem na atualidade.

Sendo assim, a onda agora das grandes empresas é a contratação de freelancers; segundo a Wikipedia, receberam esse nome em comparação a uma citação do Sir. Walter Scott em que fala em enviar seus melhores cavalheiros ao combate. Os tempos passaram mas a ideia e a mesma, os melhores profissionais com suas melhores armas para competir e conquistar a vitoria almejada. Muitos desses são jovens que terminaram os seus estudos e não encontraram oportunidade de emprego ou não querem se ver em empresa burocratica, onde não tem liberdade de expressao. Empresas que ate entao não tiham esse vinculo estao percebendo a qualidade desses profissionais e acordando para a relação custo x beneficio, onde ela so tende a ganhar por esses motivos profissionais liberais se diferem das organizaçoes burocraticas.

2.1.2 Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às nescessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes” , e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere –se a extrai resultados dos seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Na gestao classica o funcionario trabalha “engessado”, não expoe o seu ponto de vista

e tem horarios para chegar e sair da empresa, regras internas, metas a serem cumpridas e a palavra final é sempre a do chefe.

Já nesse novo estilo de trabalhar o funcionario não tem horario para chegar ao trabalho, pode sair sempre que julgar necessario. O funcionario pode gastar 20% do seu tempo se distraindo, dessa forma o patrao não ira achar ruim se pegar o funcionario brincando no computador e sim reclamar porque não o chamou para brincarem juntos. Essas são palavras de Deli Matsuo gerente de RH da empresa Google na America Latina e ainda acrescenta: “Com tantas mentes brilhantes é preciso menos regras”.

Matsuo diz que incentiva os funcionarios a estarem sempre se graduando, ou fazendo cursos de linguas, pois recebem um auxilio educação. Todos tem os mesmos beneficios e o funcionario pode ir falar com o gerente sempre que quiser, sem burocracias.

2.1.3 A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente esta diferença.

Para afirmar um texto argumentativo podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com