TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM UMA GRANDE EMPRESA

Pesquisas Acadêmicas: PRODUTOS LIVRES EM UMA GRANDE EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

– 1º SEMESTRE”

Vitoria da Conquista

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESA

– 1º SEMESTRE”

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria Geral da Administração, Comunicação em Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Prof: Elisa Nantes, Fabiano Galão, Ivan Campos, Mônica Silva, Wilson Sanches.

Vitoria da Conquista

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 DIFERENÇAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS.................................. 04

2.2 OS MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS IBM, GOOGLE

E FACEBOOK.......................................................................................................... 05

2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS DE UM TEXTO............................................ 08

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM FREELANCER..................... 09

2.5 CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO FREELANCER..........................................10 3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 11

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 12

1 INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho você vai acompanhar como as grandes organizações, inclusive empresas de vanguarda como a IBM, estão voltadas para a flexibilidade, comprometidas em realizar mudanças, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho e modalidades de gestão, para melhor atender as necessidades do mercado. Destacando os freelancers como o modelo de gestão mais utilizado recentemente, pelas grandes e pequenas empresas de todo o mundo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIFERENÇAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS.

Há algum tempo atrás, empresas gigantes como a IBM era o padrão do desenho organizacional: organizações hierárquicas com produção em massa eficiente, regras e regulamentos padronizados e controles rígidos e burocráticos. Entretanto, mudanças ambientais e tecnológicas produziram mudanças revolucionárias no projeto das organizações: achatamento de hierarquias, descentralização da tomada de decisões e diluição dos limites estruturais em múltiplas alianças organizacionais modificando suas estruturas para torná-las mais flexíveis.

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. A IBM é uma organização multinacional que possui matriz em um país e tem atuação em diversos outros, filiais em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata.

2.2 OS MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS IBM, GOOGLE

E FACEBOOK.

Toda empresa adota um modelo de gestão para se manter competitiva no mercado, elas buscam extrair resultados de seus colaboradores da melhor maneira possível, os problemas enfrentados por elas passam por um processo de gestão, características que respaldam na Teoria Clássica, porém, não se pode atribuir a uma organização uma ou duas teoria somente, todas no seu contexto contribuíram para que hoje as empresas criassem o seu próprio modelo de gestão, observando a concorrência e as mudanças no mercado. A IBM criou um modelo de gestão chamado GSGI, um modelo de gestão internacional de serviços que aproveita a mão de obra de baixo custo e o capital intelectual onde houver a melhor oferta. Nesse modelo foram criadas organizações independentes onde cada gerente de uma filial não adotava as soluções ditadas pela matriz, por entender melhor as condições onde a filial estava instalada e saberia qual o melhor papel deveria desempenhar mantendo o padrão global da empresa. Assim os serviços prestados a um cliente em uma determinada subsidiária poderiam ser aplicados ou não a outras unidades, sempre observando o melhor custo benefício.

O modelo de gestão da empresa Google é baseado em pequenas unidades de empresas independentes com um feedback

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com