TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Tese: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Tese  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Freelancers são profissionais autônomo que presta serviços a uma empresa sem vinculo laboral, de modo independente. O trabalho dos freelancers permite que as empresas contratantes destes profissionais alcancem resultados mais rápidos e com custos mais baixos. O mercado freelancer é altamente competitivo, então para o sucesso de um profissional no campo da prestação de serviços é preciso uma boa comunicação, auto motivação, dinamismo, sentido de autonomia, pró-actividade, sentido autocrítico, pratica ética, bem como outras capacidades das quais se destacam. Para contratar esse tipo de trabalhador, as organizações precisam apresentar certa flexibilidade, diferenciando as das organizações burocráticas. As organizações burocráticas se baseiam em leis racionais, são regidas por três princípios básicos, os quais são: formalidade; impessoalidade; e profissionalismo. Essas leis devem ser cumpridas por todos os membros da organização.

Organizações como a IBM, Apple, Google e outras que trabalham com freelancers se diferenciam grandemente das organizações burocráticas. São organizações independentes, obedece apenas a lógica do capitalismo, não tem vinculo com o país que esta instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos. Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. Já as organizações burocráticas seguem as burocracias existentes nos processos, como por exemplo, organizações de governo, bancos e outras mais. Elas prezam a antiguidade e previsibilidade, trabalhando com departamentos e divisões isoladas uma das outras, ao contrario dos freelancers que estimulam a inovação, criatividade e também o bem-estar dos seus profissionais. Geralmente trabalham com pequenas unidades autônomas, porém em conjunto.

A IBM é uma referencia mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. O Facebook é atualmente o maior sitio de relacionamento do mundo, ele é aberto a todos os usuários, incluindo pessoas e empresas, ele e usado para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social, pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgam o que fazem. O facebook foi a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma serie de aplicativos para os usuários. O Google conta com um sistema empresarial, pois dispõe de ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como pagamento via internet. Por seguirem uma tendência de maior flexibilidade e adaptação às necessidades do mercado, Facebook, Google e IBM utilizam modelos de gestão diferenciados dos modelos clássicos empregados na maioria das organizações. Elas estão mais preocupadas com o ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores. As empresas que empregam os modelos clássicos de gestão se diferem das empresas citadas por estarem preocupadas somente com resultados e lucros, tentando a qualquer custo extrair bons e rápidos resultados de seus colaboradores, não se preocupando com eles, existem normas e horários a serem cumpridos à risca, desta maneira há pouca motivação e acabam suprimindo a capacidade dos funcionários de inovar, crescer, usar a criatividade.

As empresas como Facebook, Google e IBM tem uma liderança onde eles encorajam os funcionários a participarem das decisões da empresa, a mostrarem suas idéias. Além disso, elas têm programas específicos e customizados de flexibilidade para atender o perfil de cada profissional, dando-lhes certa liberdade. Trabalham com pequenas equipes focadas em um serviço específico, oferecem a possibilidade de escolha de horários e locais de trabalho, proporcionando desta maneira à satisfação dos colaboradores e uma maior dedicação destes no trabalho, produzindo ótimos resultados para a Empresa. Por exemplo, a IBM oferece a alguns colaboradores a possibilidade de alternar dias de trabalho no escritório e em casa e o Google separa um dia da semana para que os funcionários deixem suas tarefas e foquem nos planos futuros.

Para se construir um texto convincente e com clareza, torna-se necessária a utilização de recursos argumentativos como o argumento por provas concretas e o argumento de autoridade. A diferença entre esses recursos é que no argumento por provas concretas são utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com